Word para concursos: veja os temas que mais caem e como se preparar para as questões. Foto: @Racool_studio/Freepik
| |

Informática para concursos: temas que mais caem sobre Word e como se preparar para as questões

Confira dicas para você gabaritar as questões de Informática sobre Word nos concursos públicos

O Word, processador de texto produzido pela empresa Microsoft, é um dos temas explorados nas questões de Informática de alguns concursos públicos.

Segundo o professor do AlfaCon Luiz Rezende, a abordagem do Word nas provas é praticamente voltada para conhecimentos sobre a formatação de textos (efeitos e estilos) e a estrutura do programa (janelas e recursos).

“Mais importante que o candidato ter habilidade em digitar no Microsoft Word, é conhecer a fundo o programa, seus recursos avançados, como edição de mala direta, de tabelas ou índice remissivo”, explica o professor.

Conteúdos sobre Word em concursos

Existem alguns temas sobre Word que caem com mais frequência nas questões de concursos e, por isso, os candidatos precisam dominar esses conteúdos. São os seguintes, aponta Rezende:

  • Tabelas;
  • Quebras de página e de seção; e
  • Efeitos e estilos (detalhamento sobre negrito, itálico, tachado, subscrito, entre outros).

Importante: esses temas são os que mais costumam aparecer nos concursos que abordam o Word. Porém, há outros conteúdos que também podem ser trabalhados nas questões. É importante sempre consultar o conteúdo programático completo do edital do certame que você vai prestar. 

👉 Leia mais: O que estudar quando o concurso exige conhecimentos em Informática?

Como estudar Word para concursos

Uma forma eficaz de se preparar para as questões envolvendo Word é resolver questões de provas anteriores da banca organizadora do concurso. 

“Nas questões de Word são abordadas muitas ferramentas não usadas cotidianamente na edição de textos acadêmicos, por exemplo. Portanto, é necessário conhecer como essas ferramentas são mais abordadas pelas bancas estudando remissivamente questões de provas anteriores”, orienta o professor. 

O AlfaCon, curso preparatório que já aprovou mais de 119 mil candidatos em vários concursos Brasil afora, também tem uma série de cursos e apostilas de Informática para facilitar os estudos dos conteúdos dessa disciplina. Acesse no link abaixo:

💡📚 Curso GRATUITO: Informática para Concursos 

Como Word cai no concurso

Para entender como o tema cai na prova, veja abaixo um exemplo de questão de concurso sobre o Word.

Prova: Cebraspe – 2018 – Polícia Federal – Perito Criminal Federal – Conhecimentos Básicos – Todas as Áreas

Em cada item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação à edição de textos, planilhas e apresentações.

Ao editar um documento utilizando o Microsoft Word 2016, um usuário verificou que estava gastando muito tempo para atualizar manualmente o índice, com títulos e subtítulos e os respectivos números de páginas; isso porque, entre outros fatores, a inserção de novos textos ocorre ao longo de todo o documento, e não apenas ao seu final, o que muda os números das páginas em que se localizam os títulos a serem inseridos no índice. Nessa situação, para resolver o problema, o usuário pode utilizar a ferramenta do Word que permite criar índices automaticamente por meio do uso de estilos, tais como título 1 e título 2.

(   ) Certo

(   ) Errado

Gabarito: Certo

Bons estudos e conte com o AlfaCon!

👉 Leia mais: 10 motivos para você estudar para concursos com o curso Sou+ 5.0

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes