LOA 2024
|

Mais de 50 mil vagas previstas na LOA 2024!

Entenda o que é a LOA 2024 (Lei Orçamentária Anual) e saiba quais são as 50.618 vagas previstas para concurso público!

No dia 22 de janeiro, a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2024 foi sancionada e teve sua publicação no Diário Oficial da União em 23 de janeiro, após o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, promulgá-la.

Segundo o a LOA 2024, estão previstas 50.618 vagas para concursos públicos, sendo 47.246 destinadas ao provimento de cargos existentes e 3.367 para a criação de novos. O provimento refere-se ao preenchimento de vagas já existentes e desocupadas, enquanto a criação implica na abertura de novos cargos ou vagas.

As oportunidades serão distribuídas entre os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, além de órgãos como DPU (Defensoria Pública da União), MPU (Ministério Público da União) e CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

👉Leia também: Como funciona o concurso público?


O que é e para que serve a LOA?

É uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas previstas para o ano no Brasil, incluindo todas as esferas de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), além das empresas públicas e autarquias. Em outras palavras, é o orçamento anual propriamente dito.

Ela serve como uma ferramenta para planejar e definir onde e como serão aplicados os recursos públicos, visando o equilíbrio entre as receitas e despesas públicas, com base nas diretrizes anteriormente apontadas pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

A LOA é importante porque garante a transparência na gestão dos recursos públicos, permitindo que a população saiba como o dinheiro está sendo usado. Além disso, ela é uma forma de assegurar que os patrimônios sejam usados de maneira eficiente, contribuindo para o desenvolvimento do país.

👉Leia também: Descubra como o concurso público pode te fazer mudar de vida!


Quais são os cargos mencionados na LOA 2024?

Conforme as disposições da LOA 2024, as 50.618 vagas previstas estão distribuídas da seguinte forma:

Poder Legislativo

Poder Judiciário

Poder Executivo

Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público

Defensoria Pública da União

👉Leia também: Áreas de Concurso Público: conheça qual carreira combina com você!


Essa é a sua chance de garantir a tão sonhada vaga em concurso público! Pensando na sua jornada, o AlfaCon separou um curso GRATUITO para te ajudar a mudar de vida!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes