musica estudar e aumentar o rendimento
| | |

Música para estudar: Conheça todos os benefícios

As longas jornadas de estudos às vezes podem ser um pouco cansativas, nessas situações uma música para estudar pode ser o segredo pra te motivar.

A música nos motiva, inspira e emociona, está com a gente no caminho pro trabalho, na academia e pode também estar presente nos estudos nos ajudando a concentrar, mas será que toda essa motivação é real?

Mitos e verdades sobre a relação do estudo com a música

Muitos acham que estudar com música pode atrapalhar ou causar distrações, porém estudos apontam que a música pode ajudar a concentrar, melhorar foco, e a memorizar mais facilmente o conteúdo devido as partes do cérebro que ficam ativas enquanto você escuta.

 Entretanto, a escolha incorreta da música pode acabar atrapalhando. Músicas com letras conhecidas podem gerar uma distração na hora do estudo, então é bom optar por músicas instrumentais.

Música para aumentar a concentração: é real?

Sim! Cientistas descobriram que música clássica pode gerar maior rendimento durante os estudos. Mas se você não gosta de música clássica pode optar por trilha sonoras de filmes, jazz, lo-fi ou algum gênero que te agrade, o importante é a música ser apenas instrumental.

Quais os benefícios de estuda com música?

Os principais benefícios que a música traz é:

  • Aumento do foco e concentração durante o estudo;
  • Diminuição da distração;
  • Melhor capacidade de fixar o conteúdo.

Foco e concentração.

O aumento do foco e da concentração é devido a forma que o cérebro se comporta durante a música, ele entra em um estado de relaxamento porém permanece alerta, ajudando na hora do estudo.

Diminuição da distração

 Ao utilizar a música durante o estudo, os sons do ambiente acabam ficando abafados assim evitando distrações, fazendo com que você permaneça mais tempo compenetrado na matéria.

Fica mais fácil de lembrar do conteúdo

Por seu cérebro estar relaxado mas ao mesmo tempo atendo, a fixação do conteúdo se torna mais compreensível, então lembrar de tudo na hora da revisão ou da prova se torna mais fácil.

Sugestão de playlist de música para estudar e motivar.

 Para te ajudar a iniciar nos estudos musicais o Alfacon separou algumas playlists motivacionais com diferentes temáticas:

Trilha sonora de filmes

Aqui foram reunidas algumas músicas que irão te ajudar a focar nos estudos ao mesmo tempo que curte as melhores trilhas sonoras.

Jazz

Essa playlist é pra você que gosta das batidas suaves do bom e velho jazz, aqui estão adicionadas músicas com um toque de motivação para garantir que você vai continuar com a mesma garra do início ao fim.

Música Clássica

Mais refinado que o jazz só a música clássica e toda sua harmoniosidade, nessa playlist você vai encontrar a magia da música clássica junto a motivação necessária para continuar estudando.

Lofi

Saindo do clássico e indo direto para o novo, o lofi é um gênero que combina batidas suaves e ruídos do ambientes para proporcionar conforto e tranquilidade, como som do mar, ruído de vinil e outros sons com aspecto calmo.

Eletrônica

Continuando na atualidade, agora com uma playlist eletrônica porém calminha pra você conseguir conciliar com os estudos

Rock

Claro que não poderia faltar um rockzinho nas nossas indicações. Aqui você vai curtir um rock tranquilo enquanto arrasa nas disciplinas.

Country

Para finalizar deixamos uma playlist country para a tranquilidade do campo trazer os ares da motivação para você continuar persistente em sua jornada.


Qual ruído é bom para estudar?


Um ambiente silencioso é geralmente considerado o melhor para estudar, pois permite que você se concentre completamente no material de estudo. No entanto, algumas pessoas acham que um nível leve de ruído de fundo pode ser benéfico para sua concentração. Isso é conhecido como “ruído ambiente” ou “ruído branco”. Esse tipo de ruído consiste em sons suaves e contínuos, como o som de uma chuva leve, uma máquina de vento ou o zumbido de conversas distantes.

O ruído ambiente pode ajudar a mascarar outros sons distrativos do ambiente, como ruídos da rua ou conversas próximas, e também pode criar um ambiente mais confortável e relaxante para algumas pessoas. Além disso, em certos casos, sons suaves e contínuos podem estimular a criatividade e a concentração para algumas pessoas.

👉 Leia também: Aprenda técnicas de como otimizar o estudo
👉 Leia também: Palácio Mental: Técnica para potencializar seus estudos

Esses são apenas alguns exemplos que o Alfacon separou. Apesar das pesquisas e indicações, a melhor música para estudar é aquela que faz você se sentir confortável e ajudar a manter o foco independente do gênero, então dá o play na música, foca nos estudos e conte com o Alfacon nessa jornada.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes