O que faz um sargento ESA?
| |

O que faz um Sargento da ESA?

Um sargento da ESA (Escola de Sargentos das Armas) desempenha um papel fundamental nas Forças Armadas, contribuindo para a eficácia e a operacionalidade das unidades militares. Saiba mais sobre esse cargo lendo o artigo.

Se você sonha em seguir a carreira militar e se tornar um sargento da ESA, temos uma excelente notícia para você! O concurso da ESA (Escola de Sargentos das Armas) está com edital eminente! A previsão é para lançar até o dia 15 de março deste ano com um total de 1.905 vagas previstas para o cargo de Sargento. Confira abaixo tudo sobre o cargo ofertado!

O que faz um Sargento da ESA?

Esses profissionais são treinados e capacitados para uma variedade de tarefas e responsabilidades, desempenhando funções vitais em diversas áreas dentro das forças terrestres, aéreas e navais.

Entre as responsabilidades de um sargento da ESA estão:

Liderança:

Os sargentos são responsáveis por liderar equipes de soldados em diversas atividades operacionais e administrativas. Eles devem demonstrar habilidades de liderança, tomar decisões assertivas e motivar suas equipes para alcançar os objetivos estabelecidos.

Instrução e Treinamento:

Os sargentos da ESA são frequentemente designados para instruir e treinar soldados em diversas habilidades militares, incluindo técnicas de combate, manuseio de armas, táticas de sobrevivência, primeiros socorros e disciplina militar. Com isso, eles garantem que os soldados estejam adequadamente preparados para enfrentar situações de combate e cumprir suas missões com eficácia.

Manutenção e Operação de Equipamentos:

Os sargentos são responsáveis pela manutenção e operação de equipamentos militares, garantindo que estejam em perfeitas condições de funcionamento para cumprir as missões atribuídas. Isso inclui veículos, armamentos, equipamentos de comunicação e outros dispositivos essenciais para as operações militares.

👉 Leia também: Vai ter concurso da ESA em 2024?

Apoio Logístico:

Os sargentos desempenham um papel importante na gestão logística das unidades militares, coordenando o suprimento de materiais, alimentação, transporte e outras necessidades operacionais. Eles garantem que as unidades estejam adequadamente abastecidas e prontas para realizar suas missões.

Apoio Administrativo:

Além de suas responsabilidades operacionais, os sargentos também realizam tarefas administrativas, como registros de pessoal, relatórios de atividades, gestão de documentos e outras atividades relacionadas à administração das unidades militares.

Papel do Sargento da ESA

No geral, um sargento da ESA desempenha um papel multifacetado e desafiador nas Forças Armadas, contribuindo para a defesa do país e para a segurança da população. Com seu treinamento especializado, liderança eficaz e dedicação ao serviço, esses profissionais são essenciais para o funcionamento eficiente e eficaz das Forças Armadas em diversas situações e ambientes operacionais.

👉 Leia Também: Como é o TAF da ESA?

Preparação, Formação e Carreira: Descubra o Mundo da ESA

Para ingressar na Escola de Sargento das Armas é necessário ser aprovado no concurso público que ocorre anualmente. O concurso ESA visa a admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) de carreira.

  • Tempo de curso de formação: 2 anos
  • Local do curso de formação: Unidades Escolares Tecnológicas do Exército, na Escola de Sargentos de Logística (Escola de Sargentos de Logística), na Escola de Sargento das Armas (Escola de Sargentos das Armas) ou, ainda, no Centro de Instrução de Aviação do Exército (Centro de Instrução de Aviação do Exército)
  • Lotação após o curso de formação: nacional
  • Regime do Curso de Formação: internato

Após ser aprovado no Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) do concurso ESA, o candidato é nomeado 3º Sargento. Neste posto, por ter graduação hierárquica superior aos cabos e soldados, uma das maiores atribuições será fazer a ligação entre a tropa e o comando.

O profissional de carreira pode exercer funções de comando, instruções, treinamentos, entre outras competências referentes à sua função.

O 3º Sargento pode alcançar alguns graus hierárquicos: 2º Sargento, 1º Sargento, Subtenente, o que implica no aumento do soldo militar que passa a ser correspondente ao posto em que ocupa.

👉Comece seus estudos para o concurso das Escola de Sargento das Armas agora mesmo!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes