o que fazer depois da escola

O que fazer depois do Ensino Médio: Concurso Público ou Faculdade?

Veja uma comparação entre duas possibilidades para o seu futuro

A passagem da adolescência para a vida adulta traz consigo uma série de perguntas, muitas sem respostas, para os jovens. E uma das mais comuns é sobre o que fazer depois do ensino médio.

Cursar uma faculdade é a escolha mais previsível nesse momento de vida, mas ao mesmo tempo é uma realidade distante para a maioria dos brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) seis entre 10 pessoas saem do Ensino Médio e param de estudar porque precisam trabalhar. 

Levando em consideração esse número é importante que se tenham outras opções, como por exemplo o Concurso Público. 

Por que investir em concurso público?

Investir em um concurso público pode ser uma opção atrativa por várias razões, dependendo dos seus objetivos pessoais e circunstâncias. Aqui estão algumas razões comuns pelas quais as pessoas optam por investir em concursos públicos:

  1. Estabilidade no Emprego: Uma das principais vantagens de um emprego público é a estabilidade no emprego. Muitos empregos no setor público oferecem garantias de emprego a longo prazo, o que pode proporcionar segurança financeira e tranquilidade.
  2. Remuneração Atrativa: Muitos concursos públicos oferecem salários competitivos e benefícios, incluindo planos de saúde, aposentadoria e outros incentivos.
  3. Progressão na Carreira: Muitos órgãos públicos têm estruturas de carreira bem definidas, com oportunidades de promoção e aumento salarial com base no desempenho e tempo de serviço
  4. Benefícios Sociais: Trabalhar no setor público frequentemente oferece a oportunidade de contribuir para a sociedade e fazer a diferença na vida das pessoas, seja através de serviços públicos diretos ou políticas governamentais.
  5. Segurança Financeira: A estabilidade no emprego e os benefícios associados podem fornecer uma base sólida para a sua segurança financeira e planejamento de longo prazo.
  6. Estabilidade Econômica: Em tempos de instabilidade econômica ou crises financeiras, os empregos no setor público podem ser mais resilientes em comparação com alguns setores privados.
  7. Desenvolvimento Profissional: Muitas instituições públicas oferecem oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional contínuo, permitindo que você aprimore suas habilidades e conhecimentos.

👉 Leia também: Quais são os concursos públicos com os melhores salários?

👉 Leia também: Como funciona o concurso público?

O que fazer depois do Ensino Médio?

Para aqueles que terminaram a escola e ainda não sabem o que fazer, os concursos da Área Militar apresentam grandes oportunidades. Por haver inúmeros cargos a nível médio, os jovens podem escolher o cargo que mais os agrada e perseguir esse sonho. 

A Área Militar relaciona as três forças armadas do Brasil: Marinha, Exército e Força Aérea. Dentro dessas forças, diversas vagas para nível médio fornecem novas chances. 

Vagas para nível médio na Marinha:

  • Escola de Cadetes – Colégio Naval;
  • Academia Militar – Corpo da Armada;
  • Academia Militar – Corpo de Fuzileiros Navais;
  • Academia Militar – Corpo de Intendentes de Marinha;
  • Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais.

Vagas para nível médio no Exército:

  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx;
  • Escola de Sargentos das Armas – ESA.

Vagas para nível médio nas Forças Armadas:

  • Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR;
  • Academia da Força Aérea – AFA;
  • Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR.

Como estudar para concurso público?

Apesar de os jovens recém saídos do Ensino Médio possuírem os conhecimentos de nível médio frescos na memória, a preparação para concurso público exige um pouco mais que isso: conhecimento de editais, preparação específica para as provas e organização. 

Felizmente, o AlfaCon Concursos possui a equipe certa para auxiliar todos aqueles que desejam mudar suas vidas por meio do concurso público. Além de professores qualificados, possuímos cursos e materiais gratuitos, além dos pagos, que auxiliam a garantir seu sucesso no concurso público.

Entre em contato conosco e invista no seu futuro!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes