Veja também outras dicas e orientações de como estudar para concursos ambientais, como Ibama e ICMBio
| | |

Quais matérias estudar para concursos da área ambiental?

Veja também outras dicas e orientações de como estudar para concursos ambientais, como Ibama e ICMBio

Entre os concursos da área ambiental, o do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) são os dois mais esperados pelos concurseiros e que têm a maior necessidade de pessoal. Para que sejam abertos, ambos dependem do aval do Ministério da Economia. 

Se você está estudando para esses concursos ou tem interesse em outros da área ambiental, há algumas dicas e orientações importantes que podem lhe ajudar na sua preparação. Confira!

👉 Leia mais: Ibama: o que é, principais funções do órgão e provas do concurso

Como estudar para concursos ambientais

Segundo o coordenador das Carreiras Administrativas do AlfaCon, Vinicius Rodrigues, para uma boa preparação, é necessário que o candidato se antecipe à autorização do concurso que vai prestar, buscando informações e o conteúdo programático do edital anterior para entender como é aquele certame e o que precisa estudar.

A grande sugestão do professor é apostar em um plano de estudos voltado para o Ibama. “O aluno vai conseguir aproveitar muito conteúdo cobrado no Ibama para o edital do ICMBio e de concursos de menor expressão da área”, afirma Vinicius.   

Para o aluno que já estuda para a Carreira Administrativa ou para os Tribunais só é preciso uma pequena adaptação nas disciplinas e conteúdo, de acordo com o coordenador. “Ter um planejamento para a Carreira Administrativa possibilita uma ampliação na quantidade de provas que o aluno consegue se preparar com qualidade”, destaca. 

Ele ainda explica que quem estuda para a Carreira Administrativa naturalmente também já está se preparando para os concursos da área ambiental

👉 Leia mais: Carreira Administrativa: como planejar os seus estudos?

Matérias básicas para concursos ambientais

Há algumas matérias que são comuns entre os concursos da área ambiental e devem aparecer no seu planejamento de estudos. São as seguintes, conforme Vinicius:

  • Direito Administrativo; 
  • Direito Constitucional;
  • Administração;
  • Administração Financeira e Orçamentária (AFO);
  • Raciocínio Lógico-Matemático (RLM);
  • Português;
  • Informática; e 
  • Legislação Ambiental.

Cursos gratuitos para concursos ambientais

Para auxiliar você na sua preparação para os concursos da área ambiental, o AlfaCon, curso que mais aprova no Brasil, tem diversos cursos, inclusive gratuitos, e apostilas completas totalmente focados nesses certames. 

Acesse alguns cursos abaixo e saia na frente dos outros candidatos:

Bons estudos e conte com a equipe do AlfaCon!

👉 Leia mais: Top 10 concursos públicos previstos para 2021

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes