Imagem mão escrevendo no redação - PRF

PRF: 10 possíveis temas para a redação

É reta final, momento de colocar em prática o conhecimento para fazer uma boa prova discursiva!

É comum, entre concurseiros, encontrar quem ache que a redação é um bicho de sete cabeças. Convenhamos, não é a etapa mais simples de um concurso, porém, não deve ser encarada como a mais difícil, ainda mais por quem é alfartano, já que nosso time de professores de Língua Portuguesa faz o possível – às vezes até o impossível – para que os alunos melhorem o desempenho e encarem a prova sem receio.

Desta vez, na Polícia Rodoviária Federal, não seria diferente. A professora Janaína Arruda preparou 10 dicas para que você possa treinar a escrita e dominar diferentes assuntos.

1 – Polícia Rodoviária Federal: Direitos Humanos e Cidadania
A orientação é a seguinte: Primeiro, aborde o direito humanitário e dos refugiados. Em seguida, apresente ações práticas da PRF que auxiliam no cumprimento dos direitos dos refugiados no Brasil. Para finalizar, discorra sobre medidas a serem tomadas para o equilíbrio entre o atendimento dos refugiados e a manutenção da ordem brasileira.

2 – 10 anos da Lei Seca
Primeiro, pode-se abordar os efeitos pós sancionamento da Lei Seca. Falar sobre o conceito trazido pelo Código de Trânsito Brasileiro em relação à embriaguez. Por último, concluir com as formas de constatação da embriaguez, segundo o CTB.

3 – Alterações na Lei 13.546/17
Antes de tudo, explique no que consiste a lei e quais alterações foram feitas. Depois, fale sobre a penalidade para o condutor culpado que tenha gerado vítima com lesão grave ou gravíssima e para aquele que tenha gerado a morte da vítima. Comente se caberá fiança para algum destes casos. Finalize seu texto com os benefícios da criação da lei para a sociedade.

4 – Programa de Segurança Pública Integrada
Informações: www.prf.gov.br/portal
Em primeiro lugar, aponte as vantagens na implementação do Programa de Segurança Pública Integrada. Em seguida, discorra sobre o papel da PRF como indutora de Políticas de Segurança Pública. Por fim, cite ações de interagências em território nacional que podem fortalecer a segurança pública nacional.

5 – Crime Ambiental
Comece o texto abordando o bem jurídico tutelado pela lei de Crimes Ambientais. Na sequência, justifique de qual tipo serão os crimes de ação penal pública. Conclua respondendo a seguinte pergunta: admite-se o princípio da insignificância? Não esqueça de justificar sua resposta.

6 – Situação hipotética – análise
Imagine que João deixou seu caminhão travando a passagem de outros veículos sem autorização. Um representante da Força Nacional (Exército, PF ou PRF) retira o caminhão do local sem a autorização de João. Hipoteticamente, esta situação ocorreu na greve dos caminhoneiros.
A partir deste caso hipotético, discorra uma redação respondendo as questões abaixo:
1) Houve legalidade para a situação da paralisação?
2)No caso de João, ocorreu, por parte do representante da lei, abuso de autoridade?
3) Cite os efeitos políticos, econômicos  e sociais da referida paralisação.

7 – Transformando atitudes para salvar vidas – campanha PRF
Informações: prf.gov.br/portal
Discorra sobre a importância de programas que contribuem para um trânsito mais seguro. Explore formas de conscientização para a capacitação da população. Conclua a redação escrevendo sobre o papel da PRF como propagadora de práticas preventivas.

8 – Século XX: urbanização da sociedade e cultura de massas
Este tema aborda a parte de geopolítica do edital. Imagine o século XX marcado pela urbanização da sociedade e as inúmeras transformações que ocorreram na produção, distribuição, troca, consumo e nas relações sociais. Ou seja, a dinâmica social e espacial desse período é caracterizada pelo modo de vida urbano.
A partir dessas considerações, escreva sua redação com base nos tópicos abaixo:
1) A importância da urbanização das cidades para o desenvolvimento da sociedade;
2) Reflexos trazidos pela inserção do automóvel no crescimento urbano;
3) A cultura de massa como resultado da indústria cultural.

9 – Ética e Democracia
Apesar de parecer um tema comum e subjetivo, ele aborda assuntos pertinentes que podem ser diretamente ligados a leis e decretos. Para sair do senso comum, é importante ter conhecimento para discorrer sobre a proposta e não fazer do seu texto apenas mais um. A seguir, um exemplo de como estruturar a redação:

  • Discorra sobre o dever do servidor público como agente transformador de uma sociedade mais justa;
  • Cite alguns dos princípios que devem nortear o servidor público conforme o Decreto 1.171/94. Esses princípios devem ser cumpridos apenas no exercício de sua função?

Comente sobre a importância da Constituição de 1988 para o fortalecimento da ética e da democracia.

10 – Suspensão do direito de dirigir
Aponte alguns dos critérios que poderão fazer com que o condutor tenha seu direito de dirigir suspenso e qual será a medida aplicada nesses casos. Desenvolva a respeito de possibilidades de mais apontamentos para motocicletas e condutores de ciclomotores e não se esqueça de citá-los. Discorra sobre condições que permitem a cassação do documento de habilitação.

>> Quer mais dicas de redação? Estude com quem mais aprova no Brasil! <<

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes