Tudo que você precisa saber sobre um recenseador do IBGE

1238

Novo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é para contratos temporários para cargos de níveis fundamental e médio, até R$ 2,1 mil. Inscrições abertas!

Atenção, concurseiros: o concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o Censo Demográfico 2021 está com edital aberto e inscrições também. Já fez a sua? Para a carreira de recenseador, os interessados tem até 19 de março para confirmar a participação.

Leia mais: Concurso IBGE abre inscrições para recenseador; veja como se cadastrar

Das mais de 200 mil vagas temporárias oferecidas no processo seletivo, 181.898 são só para o cargo de recenseador. Uma ótima oportunidade! E o mais interessante é que para concorrer a uma das vagas deste cargo é exigido apenas o nível fundamental completo dos candidatos. Ficou interessado em concorrer às vagas de recenseador do Concurso do IBGE para o Censo 2021? Esclareça, abaixo, algumas dúvidas sobre a profissão.

Qual é a função do recenseador do IBGE?

O recenseador é a peça-chave do Censo. Ele é o responsável por coletar as informações demandadas pelo IBGE. Para isso, o profissional passa em ruas e casas do setor censitário que lhe foi atribuído fazendo perguntas sobre dados pessoais, aspectos relacionados à situação socioeconômica, habitação, saúde, lazer e esportes dos moradores, por exemplo.

Conheça nosso curso GRATUITO: IBGE – Curso Gratuito para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Quais características são importantes para ser um recenseador?

Como o recenseador representa o IBGE para a sociedade e passa a maior parte do seu horário de trabalho entrevistando pessoas, é essencial que o profissional tenha uma boa capacidade de relacionamento com o público.

Leia mais: Concurso IBGE: urgente! Publicados editais para preenchimento de 204.307 vagas

Além disso, é preciso que seja uma pessoa que cumpra com todas as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel, faça o correto registro dos dados e zele pelo bom uso dos materiais de coleta.

Quanto ganha um recenseador do IBGE?

O IBGE não divulga com exatidão quanto um recenseador ganha, porque a remuneração varia de acordo com a carga horária cumprida pelo profissional, cidade em que ele atua e quantidade de pessoas que são entrevistadas durante o trabalho. No entanto, um recenseador que cumpre uma jornada de 25 horas semanais recebe em média R$ 1.278,94.

Como se preparar para a vaga de recenseador do Concurso do IBGE?

Se você vai mesmo concorrer a uma das vagas de recenseador do Concurso do IBGE para o Censo 2021, é importante começar a se preparar desde agora, pois a concorrência para este concurso é sempre alta. O AlfaCon, curso que mais aprova no Brasil, pode lhe dar uma forcinha com isso!

O AlfaCon tem um curso preparatório para recenseador com diversas videoaulas, com duração de 30 minutos, e apostilas em PDF acessadas online. E o melhor é que você pode acessar o curso durante 12 meses. Confira todos os detalhes do curso de Recenseador e comece já a estudar.

| Veja mais notícias aqui! |

3 Comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here