Confira a correção da prova de Língua Portuguesa do concurso da Polícia Federal – Área Administrativa

128

gabarito_pablo

Aconteceu ontem (16), a prova para o concurso da Polícia Federal, para o cargo de Agente Administrativo. Além disso, aconteceu também a correção da prova com o Gabarito Extraoficial, realizado pela equipe AlfaCon. Nossos professores se reuniram e fizeram a correção ao vivo. Sendo assim, nas próximas postagens você poderá conferir como se saiu. Nesse momento, veja como foi a prova de Língua Portuguesa.

-> Confira os recursos para a prova da Polícia Federal.

Língua Portuguesa – Professor Pablo:

q_001

Questão 1 – Resposta: certo – com ressalvas.

Comentário: o texto fala sobre a covardia frente às desigualdades sociais como: violência, miséria, fome, expropriação. Além disso, no texto há uma sentença que deixa bem evidente o propósito da escrita: Mas o que vejo no espelho é um homem abatido diante das atrocidades que afetam os MENOS FAVORECIDOS.

Observação: a ressalva se faz em razão de, nas linhas iniciais, o autor falar sobre a covardia como um dos elementos fundamentais para o mundo não ser um lugar melhor.

q_002

Questão 2 – Resposta: errado.

Comentário: como se trata de uma oração subordinada adverbial condicional deslocada de sua posição original, a vírgula é obrigatória.

q_003

Questão 3 – Resposta: certo.

Comentário: a mudança proposta é apenas uma adequação nos temos e modos verbais. A troca da forma de imperfeito do subjuntivo por futuro do subjuntivo e a troca do futuro do pretérito do indicativo pelo futuro do presente do indicativo mantêm a correção gramatical. Além disso, o pronome não precisa ocupar posição mesoclítica em razão da presença do sujeito expresso antecedendo do verbo.

q_004

Questão 4 – Resposta: certo.

Comentário: segundo o dicionário Aulete, o verbo alardear é sinônimo de “vangloriar-se” e “gabar-se”.

q_005

Questão 5 – Resposta: errado.

Comentário: o texto começa com uma conjunção concessiva que demonstra a tendência agravante do fenômeno social em questão mesmo que as fontes geradoras não tivessem ficado claras.  Isso ensina que, se tivessem ficado claras, não seriam condição suficiente para evitar o agravamento.

q_006

Questão 6 – Resposta: errado.

Comentário: o sujeito do verbo “ocorrer” é o termo “movimentos sociais análogos” e está no plural, como o verbo está no singular, há um problema de concordância.

q_007

Questão 7 – Resposta: certo.

Comentário: questão de referenciação adverbial. Há uma oposição marcada pelo espaço. Como o referente mais próximo ao início do segundo período do terceiro parágrafo é a palavra “Lá”, entende-se que ela retome a expressão “outras partes do mundo”, opondo-se ao “cá” que faz alusão ao Brasil.

q_008

Questão 8 – Resposta: errado.

Comentário: como o verbo “notar” é transitivo direto, a associação da palavra “se” ao verbo revela uma forma de voz passiva sintética.

q_009

Questão 9 – Resposta: certo.

Comentário: a questão exige que o candidato perceba a retomada lexical de duas sentenças anteriores que carregam “alternativas”, o que fica evidente pela utilização da palavra “ora” (conjunção alternativa).

q_010

Questão 10 – Resposta: errado.

Comentário: há uma tênue mudança de sentido na sentença. No período original, o termo “a paz e a segurança” desempenha função de objeto direto, ou seja, afetado pelo sentido do predicado. Na mudança proposta, o pronome “se” faz o papel de objeto direto em uma voz reflexiva, cujo referente passa a ser a expressão “As pessoas”.

q_011

Questão 11 – Resposta: errado.

Comentário: o texto do item 1.1 do MRPR ensina que: desta forma, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.

q_012

Questão 12 – Resposta: certo:

Comentário: o texto do item 6.1 do MRPR ensina que: por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão.

q_013

Questão 13 – Resposta: errado.

Comentário: o oitavo parágrafo do item 1.2 do MRPR ensina que: a linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado.

q_014

Questão 14 – Resposta: certo.

Comentário: há dois trechos que comprovam essa resposta: item 3.1 do MRPR e item 3.3 do MRPR.

q_015

Questão 15 – Resposta: certo (mas há recurso para quem errou).

Comentário: como o Aviso é expedido unicamente por Ministros de Estado para cargos de mesma hierarquia, a lógica é que o fecho seja sempre Atenciosamente. No ofício, a depender da hierarquia entre as partes PODEM ser utilizados os dois fechos.

 

Comentários

comentarios