Videogame, celular ou TV são itens que podem colaborar com a procrastinação e atrapalhar o seu rendimento nos estudos para concursos
|

4 dicas para evitar a procrastinação nos estudos para concursos

Se você costuma deixar os estudos para concursos de lado para assistir a programas de TV ou checar as redes sociais, é melhor tomar cuidado; Veja dicas que podem ajudar

Procrastinar – palavra que significa “adiar algo”, ou, no bom português, “enrolar e deixar as coisas para depois” –, é um dos grandes perigos para quem está estudando para concursos públicos. Por isso, concurseiro, se você tem a tendência de postergar as tarefas para verificar as redes sociais ou assistir a séries, por exemplo, tenha muito cuidado. Essas atitudes diminuem a sua produtividade e atrapalham o seu desempenho nos estudos.     

Começando a estudar? Clique aqui e conheça nossos materiais para concurseiros iniciantes!

No entanto, saiba que há maneiras que podem ajudá-lo a evitar essa situação e ter mais eficiência durante a preparação para os certames. Quer saber quais são? Acompanhe as dicas abaixo e elimine de vez a procrastinação nos estudos para concursos. 

#1 – Defina uma rotina específica de estudos para concursos

Não ter uma rotina pode ser um dos fatores que levam você a procrastinar. Desse modo, estabeleça rituais diários. Por exemplo: após acordar, tome um banho para despertar, coma algo, faça exercícios físicos e, depois, se dedique às videoaulas e materiais para concursos. Ao repetir a mesma rotina todos os dias, quando menos perceber, você estará acostumado com a ideia.

#2 –  Estabeleça metas

Além de ter uma rotina, determine metas, como matérias que devem ser estudadas por dia ou semana e até tudo que precisa ser aprendido de cada disciplina durante um mês. Certifique-se de criar um cronograma que o auxilie nesse processo. 

Você pode ainda adotar a tática da recompensa para se motivar: a cada meta cumprida, se presenteie com algo. Pode ser o seu doce preferido, um dia de folga ou algumas horinhas para assistir a filmes. Ou seja, coisas simples, mas que deixam o seu dia mais prazeroso e cheio de determinação para estudar.

Clique aqui para conhecer nossos cursos gratuitos e comece a sua preparação!

#3 – Faça pausas nos estudos

Já aconteceu de você ler uma página do seu material de estudos e, ao terminá-la, precisar começar tudo novamente porque o conteúdo não foi absorvido? Saiba que isso pode ser sinônimo de cansaço. Por esse motivo, durante o tempo de estudos, é importante fazer algumas pausas, de pelo menos 10 a 15 minutos

Não existe uma regra de quando deve parar, mas você pode estabelecer previamente esses momentos de descanso no seu cronograma de estudos. Pare um pouco, esfrie a mente e, depois, volte para os estudos com força total

#4 – Elimine as distrações na sua preparação para concursos

Diversos fatores externos, como videogame, celular, redes sociais e televisão, podem contribuir com a procrastinação e afetar a sua produtividade. Sendo assim, identifique tudo o que faz você dispersar dos estudos e não pense duas vezes em deixá-los bem longe. Caso seja necessário, desligue a TV, desative as notificações de redes sociais e guarde o videogame em um local menos acessível. 

Então, que tal colocar as dicas em prática e parar de procrastinar agora, concurseiro? Tenha bons estudos!

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

concursos previstos para 2024
CARREIRA ADMINISTRATIVA | CARREIRA MILITAR | CARREIRA POLICIAL | CARREIRA TRIBUNAL | Concurso Público | Notícias

Mais de 107 mil vagas em concursos públicos previstos para 2024!

São mais de 107 mil oportunidades em concursos públicos previstos para 2024: confira quais são elas e prepare-se! O número de concursos públicos e vagas disponíveis previstos para 2024 é grande. São diversas oportunidades para…