Pesquisar sobre as áreas de atuação e conversar com ex-concurseiros aprovados são etapas importantes na escolha do concurso ideal
|

Dicas para te ajudar a escolher qual concurso público prestar

Veja dicas que vão lhe ajudar a saber em qual área e cargo melhor se encaixa diante de tantas opções disponíveis 

Escolher qual concurso público prestar é um dos grandes desafios que as pessoas que decidem seguir a carreira pública precisam enfrentar logo de cara.

Para isso, é necessário ter em mente que não adianta sair se inscrevendo em todos os concursos que vê pela frente. É importante ter um foco, tanto para organizar melhor os seus estudos quanto para não correr o risco de passar em um cargo que não corresponde ao seu perfil e ambições profissionais. 

| Estude para concursos de graça com o AlfaCon! |

Mas como saber qual é o cargo que você melhor se encaixa diante de tantas opções? Nesta matéria, separamos 5 dicas para lhe ajudar a escolher o concurso ideal para você.

Eu quando crescer quero ser….

Médico? Bombeiro? Policial? Juiz? Fiscal? Enfermeiro? Gerente de Banco? Sargento? Militar? Aviador? Técnico Judiciário? Analista? Guarda? Policial Federal? Policial Rodoviário Federal?

SER OU NÃO SER? EIS A QUESTÃO!

#1 – A sua escolaridade permite quais concursos participar?

O concurso público tem como objetivo em selecionar os candidatos de forma equitativa com base na avaliação de conhecimentos e competências.

A escolaridade já te dará o ponta pé de onde você pode iniciar a jornada de estudos e, quer dizer que posso concorrer vagas desde ensino fundamental até ensino superior de acordo com a minha formação.

Exemplos:

Ensino Fundamental

Incompleto: Merendeira, Motorista etc.

Completo:  Cadetes na Escola de Cadetes da Marinha do Brasil, Cadetes do AR EPCAR Aeronáutica do Brasil, Vigia, Motorista, Operador de Máquinas etc.

Ensino Médio

Completo: Guarda, Policial Militar, Sargento da ESA , Cadete do Exército EsPCEx, Aspirante da Escola Naval, Aviadores, Intendentes e Infantaria da AFA, Especialistas de Aeronáutica, entre outros

 Ensino Superior

Completo: Agente de Polícia – Departamento da Polícia Federal – DPF, Policial Rodoviário Federal – PRF, Policial Penal, Soldado da PM, Bombeiro da PM, Delegado de Polícia, Técnico e Analista Judiciários entre outros

E dependendo da Legislação Específica, a experiência profissional, quando exigidas, serão comprovadas no ato de posse no cargo público, vedada a exigência de comprovação no ato de inscrição no concurso público ou em qualquer de suas etapas.

#2 – Defina qual esfera pretender atuar

Há três esferas que você pode escolher: Município, Estado ou União. Os concursos federais são os mais concorridos e contam com os melhores salários e benefícios. Já os municipais têm salários outros valores de remuneração dependerão do cargo e escolaridade, mas oferecem mais vagas. Os certames estaduais, por sua vez, ficam no meio termo. Para decidir entre uma dessas esferas vale a pena avaliar, por exemplo, se você trocaria de cidade ou até de estado para seguir a carreira.

#3 – Pesquise sobre as áreas de atuação

Existem seis grandes áreas de concursos públicos. São elas: Policial, Tribunal, Militar, Legislativo, Bancária e Jurídica. Pesquise sobre cada uma delas, veja os cargos que as compõem, os trabalhos realizados, entre outras coisas relacionadas. Vasculhe tudo!

Durante essas pesquisas, perceba o que você mais gosta de fazer, pergunte a si mesmo se gostaria de trabalhar naquela área, veja realmente o que mais combina com o seu perfil. Com essa grande área definida já fica até mais fácil saber, inclusive, por onde começar os estudos. 

Eu tenho vocação para ser Policial Federal?

Meu sonho é ser Médico, mas não posso ver sangue….

Ingressar no cargo público é uma oportunidade única de contribuir para a segurança e o bem-estar da sociedade, enfrentando desafios que vão além do comum. Essencial saber sobre você e avaliar sua aptidão e mentalidade para sustentar o processo de estudos mentalmente, fisicamente, disciplina de estudos e etc.

#4 – Não considere apenas o salário

É claro que o salário é importantíssimo, concurseiro. Mas não se apegue a somente isso. Tente aliar um bom salário com seus objetivos profissionais.

Conheça as funções dos cargos que mais lhe interessaram durante as suas pesquisas, certifique se está mesmo disposto a cumprir todas as exigências daqueles cargos e se isso vai lhe deixar realizado. 

#5 –  Confira as exigências do concurso

Analise as exigências dos certames para os cargos que você tem preferência. Verifique, por exemplo, a escolaridade exigida, nível de experiência, cursos de capacitação e, principalmente, se você se enquadra nessas regras. 

| Inscreva-se no canal do AlfaCon e tenha acesso a conteúdos exclusivos! |

#6 – Converse com profissionais da área

Tente conversar com ex-concurseiros que foram aprovados na área ou cargo que você deseja tentar uma vaga. Pergunte a eles como é o dia a dia de trabalho, as dificuldades das provas e dicas e estratégias para se preparar melhor para o concurso público.

Mas é conversar mesmo! Você ir no local entender, fazer estágio se possível no cargo ou órgão que almeja facilita perceber se será sua futura rotina de dia a dia após aprovação e tomar posse no concurso público.  Destaco um dos ensinamento que o  Policial Federal Eduardo Bettini diz no livro O Novado – As Primeiras Missões na Polícia Federal:

“ (…) Impressionante a quantidade de detalhes e de conhecimento que aquele policial antigão estava me passando. E tinha plena consciência disso. (…) Conscientizar da importância de observarmos e aprendermos com mais experientes. (…) É preciso desenvolver o tirocínio, a astúcia, e o bom senso. (…)”

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes