5 dicas para te ajudar a escolher qual concurso público prestar

258

Veja 5 dicas que vão lhe ajudar a saber em qual área e cargo melhor se encaixa diante de tantas opções disponíveis 

Escolher qual concurso público prestar é um dos grandes desafios que as pessoas que decidem seguir a carreira pública precisam enfrentar logo de cara.

Para isso, é necessário ter em mente que não adianta sair se inscrevendo em todos os concursos que vê pela frente. É importante ter um foco, tanto para organizar melhor os seus estudos quanto para não correr o risco de passar em um cargo que não corresponde ao seu perfil e ambições profissionais. 

| Estude para concursos de graça com o AlfaCon! |

Mas como saber qual é o cargo que você melhor se encaixa diante de tantas opções? Nesta matéria, separamos 5 dicas para lhe ajudar a escolher o concurso ideal para você.

#1 –  Defina qual esfera pretende atuar

Há três esferas que você pode escolher: Município, Estado ou União. Os concursos federais são os mais concorridos e contam com os melhores salários e benefícios. Já os municipais têm salários menores, mas oferecem mais vagas. Os certames estaduais, por sua vez, ficam no meio termo. Para decidir entre uma dessas esferas vale a pena avaliar, por exemplo, se você trocaria de cidade ou até de estado para seguir a carreira.      

#2 – Pesquise sobre as áreas de atuação

Existem seis grandes áreas de concursos públicos. São elas: Policial, Tribunal, Militar, Legislativo, Bancária e Jurídica. Pesquise sobre cada uma delas, veja os cargos que as compõem, os trabalhos realizados, entre outras coisas relacionadas. Vasculhe tudo!

Durante essas pesquisas, perceba o que você mais gosta de fazer, pergunte a si mesmo se gostaria de trabalhar naquela área, veja realmente o que mais combina com o seu perfil. Com essa grande área definida já fica até mais fácil saber, inclusive, por onde começar os estudos. 

#3 – Não considere apenas o salário

É claro que o salário é importantíssimo, concurseiro. Mas não se apegue a somente isso. Tente aliar um bom salário com seus objetivos profissionais.

Conheça as funções dos cargos que mais lhe interessaram durante as suas pesquisas, certifique se está mesmo disposto a cumprir todas as exigências daqueles cargos e se isso vai lhe deixar realizado. 

#4 –  Confira as exigências do concurso

Analise as exigências dos certames para os cargos que você tem preferência. Verifique, por exemplo, a escolaridade exigida, nível de experiência, cursos de capacitação e, principalmente, se você se enquadra nessas regras. 

| Inscreva-se no canal do AlfaCon e tenha acesso a conteúdos exclusivos! |

#5 – Converse com profissionais da área

Tente conversar com ex-concurseiros que foram aprovados na área ou cargo que você deseja tentar uma vaga. Pergunte a eles como é o dia a dia de trabalho, as dificuldades das provas e dicas e estratégias para se preparar melhor para o concurso público.