A matéria de Tecnologia da Informação do Concurso Banco do Brasil conta com 35 questões da prova de conteúdos específicos, confira algumas dicas de estudo.

Tecnologia da Informação para o Banco do Brasil: o que estudar?

A disciplina de Tecnologia da Informação do concurso do Banco do Brasil é a mais importante da prova, pois possui 35 questões para a vaga de agente de tecnologia. Confira quais assuntos você deve estudar!

A área de TI (Tecnologia da Informação) é a que mais cresce no mundo. Para se ter uma ideia, só aqui no Brasil, de acordo com um relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a falta de profissionais nesse setor vai chegar a 70 mil por ano até 2024. Com as universidades formando, em média, 46 mil pessoas anualmente e, se nada mudar, o País terá um déficit de 260 mil profissionais.

Esse movimento, evidentemente, contribuiu para o concurso do Banco do Brasil aumentar seu quadro de funcionários para o setor de TI. Ao todo, são 3.000 vagas para escriturário (agente de tecnologia), sendo 1.000 para o cadastro reserva, para a área de Tecnologia. A oportunidade oferece salário inicial de R$ 3.622,23, além dos benefícios.

Leia mais: Banco do Brasil: confira questões comentadas.

Pelo fato de a disciplina ter a maior quantidade de questões do edital, com 35 das 70 possíveis, estudar os assuntos que mais terão chance de cair na prova é a primeira etapa para ficar mais perto da aprovação.

Mas, antes de começarmos a falar dos temas mais prováveis, uma observação: muitas pessoas podem achar que apenas os concurseiros com Ensino Superior em tecnologia são capazes de realizar o exame. De fato, como explica o professor Móises Romano, quem fez uma faculdade de tecnologia tem uma base de conhecimento maior.

No entanto, isso não significa que está totalmente preparado para fazer uma boa avaliação. Móises conta que as faculdades costumam ensinar várias disciplinas diferentes e de maneira independente. Ou seja, o próprio aluno não constrói um grau de conhecimento aprofundado sobre os temas.

Sendo assim, é possível fazer uma preparação adequada para realizar o concurso. Caso você sinta dificuldades em organizar uma rotina de estudos, uma maneira mais segura de trilhar sua trajetória é por meio de cursos preparatórios de excelência, como é o caso do AlfaCon Concursos.

Se você está iniciando sua preparação, é interessante conhecer os assuntos que você precisa começar estudando.

👉 Leia também: Matemática financeira para o concurso Banco do Brasil: o que estudar

O que estudar sobre TI para o concurso do Banco do Brasil?

Primeiramente, é importante entender qual será a função do profissional. Se tratando desse concurso público, a pessoa vai trabalhar, principalmente, com programação e manipulação de banco de dados. Essas são algumas pistas para saber quais assuntos devem ser estudados.

Sabendo disso, o professor Móises construiu o seguinte roteiro de estudos:

  • Começar estudando os itens 1 e 5 do edital, que se referem à Aprendizagem de Máquina e à Estrutura de Dados e Algoritmos. Esses temas apresentam os fundamentos básicos teóricos para o entendimento sobre Tecnologia da Informação.
  • Com um repertório teórico robusto, agora é o momento de estudar a parte técnica da disciplina, começando pelo item 6, que se refere às Ferramentas e Linguagens de Programação para manipulação de dados. 
  • Aqui é onde você terá contato com códigos, comandos e linguagens de programação, como Java e Python. Domine os principais códigos e comandos dessas ferramentas. DICA: Uma técnica para decorar esses códigos é baixar as ferramentas e digitar os comandos em suas interfaces. Além de ajudar na memorização, você consegue ‘visualizar’ as fórmulas.

Leia mais: Confira questões comentadas do Banco do Brasil

Big data e desenvolvimento mobile

Com os códigos já na ponta dos dedos, é hora de entender assuntos que têm sido novos no mundo da tecnologia digital: big data e ambientes mobiles.

  • O item 2, referente a Bancos de Dados, tem como premissa fazer o concurseiro entender como é possível organizar grandes quantidades de informações. Por isso, é necessário aprender assuntos como gerenciamento de estrutura de dados, 5V’s e dataware, por exemplo.
  • Após compreender esse novo assunto, mais códigos e linguagens você deverá aprender. Comandos como string, if ou if-else, laços de repetição, declaração de variáveis são alguns deles.
  • E, por último, o item 4, que se refere aos sistemas operacionais dos smartphones, como iOS e Android.

DICA: resolver exercícios de concursos anteriores sobre Tecnologia da Informação é um ótimo método para entender como os assuntos e as teóricas costumam cair nas provas.

MAIS UMA DICA: Estudar por meio de exercícios comentados pode te ajudar ainda mais a entender o conteúdo! Aproveita e confere o E-book com questões comentadas que o AlfaCon disponibilizou para você, é só clicar aqui.

Conheça: Curso totalmente gratuito + Simulado para o concurso Banco do Brasil.

Comece agora mesmo! Bons estudos

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes