Ter o hábito de ler sobre diferentes assuntos ajuda a interpretar melhor os textos.
|

7 dicas de interpretação de texto para concursos públicos

Saber interpretar textos é um grande diferencial para quem está se preparando para concursos públicos, já que questões envolvendo essa competência sempre aparecem nas provas. Se você tem dificuldade quando o assunto é compreensão de textos, reunimos 7 dicas que vão lhe ajudar a ficar afiado nesse quesito e garantir os pontos das questões que o exigirem. 

Vamos às dicas de interpretação?

1 – Leia todo o texto pausadamente

O primeiro contato com o texto é muito importante. É nesse momento que você saberá qual assunto é discutido. Portanto, leia devagar e sem interromper a leitura.

2 – Grife as palavras que não sabe o significado

Na segunda leitura, você dará início a uma fase mais detalhada. Se encontrar palavras desconhecidas, grife-as. Depois, procure o significado de cada uma delas e anote os sinônimos ou a explicação do seu sentido. Releia o texto novamente, substituindo as palavras desconhecidas por aquelas que você já conhece. Isso não só ajuda a entender melhor o texto, como também aumenta o seu vocabulário.

| Estude para concursos de graça com o AlfaCon! |

3 – Faça um resumo do texto

Separe o texto em parágrafos. À medida que lê, utilize um rascunho para fazer um resumo daquilo que leu. A partir daí você está exercitando a sua capacidade em compreender a leitura. Além disso, lembre-se que agregar ao texto ideias precipitadas não demonstra concentração, mas pode levar você a divagar no assunto e, inclusive, tirar conclusões erradas.

4 – Faça uma pergunta para cada parágrafo e responda

Experimente fazer perguntas a si mesmo sobre o texto e responda a esses questionamentos. Assim, você absorve melhor o teor das suas palavras e os seus significados. Nesse momento, você poderá perceber que ainda havia muita coisa para entender.

5 – Questione a forma usada para escrever

Questione o motivo pelo qual o autor do texto usou determinada forma para se expressar. Qual teria sido a sua intenção para escrever assim e não de outro modo? E as palavras utilizadas, será que elas indicam alguma coisa?

| Fique por dentro das novidades do AlfaCon, siga-nos no Instagram! 😘 |

6 – Faça um novo texto com as suas palavras

Escreva um novo texto sobre o assunto, mas siga as ideias do autor. Para isso, marque as ideias principais e se certifique que as incluiu no seu texto. Escrever com as suas próprias palavras é uma prova de que entendeu o conteúdo lido. 

7 – Leia constantemente

Desenvolva o hábito de ler sobre diferentes assuntos. Além de ajudar a aumentar o seu vocabulário, isso contribui para enriquecer sua bagagem cultural, que é importantíssima para uma maior amplitude de compreensão. Um dos recursos que pode ajudar nesse ponto é tentar se manter informado e atualizado por meio de jornais e revistas. 

Gostou das dicas? A professora de Língua Portuguesa e Redação do AlfaCon, Giancarla Bombonato, trouxe mais outras dicas que vão lhe auxiliar nos estudos e aumentar o seu desempenho em interpretação de textos. Confira no vídeo: 

 

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes