Entenda como o megavazamento de dados pode ser cobrado nos concursos
|

Atualidades em concursos: como o megavazamento de dados pode ser cobrado?

Entenda o que se sabe sobre o megavazamento de dados, como é a atuação da PF nesses casos e de que forma o tema pode cair em provas de concursos

No fim de janeiro deste ano, um megavazamento de dados veio à tona no Brasil. Pacotes de dados com informações de mais de 223 milhões de brasileiros (incluindo dados de falecidos) apareceram em fóruns usados por criminosos digitais. E esse tema de grande relevância nacional pode ser cobrado em questões de concursos públicos!

Mas o que aconteceu exatamente? Ocorreram dois vazamentos, que juntos continham dados, como CPF, endereços, escolaridade, fotos de rosto, score de crédito e outras informações financeiras, dados de imposto de renda e de benefícios do INSS, informações de serviços de telefonia e do LinkedIn e dados relativos a servidores públicos. 

Todos esses dados foram publicados por um criminoso em um fórum online voltado à comercialização de bases de dados. Algumas informações, como CPF, circulam gratuitamente, enquanto outras estão sendo vendidas. 

Ainda não se sabe quem é o responsável pelo megavazamento de dados nem de onde essas informações foram roubadas. Existe a possibilidade dos dados terem sido consolidados de diversas fontes, por exemplo. Algumas das informações vazadas também fazem referência a empresas, como a Serasa Experian, mas também não se sabe se os dados realmente foram vazados das companhias.

💡📚 Conheça o curso GRATUITO: Atualidades para Concursos

Como é a atuação da PF nesses casos?

No começo de fevereiro, a Polícia Federal (PF) abriu uma investigação para apurar o megavazamento de dados, a pedido da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

O professor de Administração Pública e Atualidades do AlfaCon, Luiz Rezende, explica que nesses casos de vazamento de dados a atuação da PF é na perícia

“A Polícia Federal tem servidores que são peritos na área de Tecnologia da Informação (TI). Essa atividade não é do Agente, é do Perito. É uma clássica situação em que o perito policial da PF faz a investigação técnica para buscar não só quem foi a pessoa que fez o ataque, como quais foram as falhas de segurança, principalmente, nos servidores dos órgãos públicos para que essas falhas sejam superadas.” 

Como o megavazamento de dados pode cair em concursos?

Segundo Rezende, como ainda não se sabe a técnica utilizada em segurança da informação para o vazamento dos dados, dificilmente esse tema será abordado em questões de Informática. “Para isso, seria necessário conhecimento técnico das ferramentas utilizadas para a invasão”, afirma.    

No entanto, o assunto pode ser cobrado em questões de conhecimentos gerais e atualidades. “Podem ser questões sobre o fato mesmo e/ou a respeito do que isso representa atualmente com a vida virtualizada, a importância da prevenção e proteção de dados, o significado desses vazamentos para a vida social das pessoas. É essa abordagem que esperamos para concursos públicos”, destaca o professor. 

Dica: Retrospectiva de atualidades

Quer ficar por dentro de todos os assuntos de atualidades que podem cair nos concursos? O professor Rezende tem um programa semanal ao vivo, toda sexta-feira, no canal do YouTube do AlfaCon.

Nessa aula livre, o professor faz uma retrospectiva de atualidades, destacando os fatos mais relevantes, para você ter argumentos para discutir em uma redação e também responder, eventualmente, questões objetivas. 

Clique aqui para acessar as aulas de retrospectiva de atualidades para concursos

Na última aula, inclusive, o professor falou sobre o tema Megavazamento de Dados. Assista abaixo e entenda mais detalhes sobre o assunto. Bons estudos!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

O Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem duração aproximada de dez meses, com uma carga horária mínima de 1.600 horas. Durante esse período, os alunos-soldados recebem treinamento teórico e prático em áreas como legislação, defesa pessoal, tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises.

Além das disciplinas técnicas, o curso inclui temas inovadores, como gestão financeira, combate ao assédio e abordagem de pessoas com TEA. O CFP é realizado em diversos núcleos de ensino do estado, preparando os futuros Soldados PM PR para os desafios da segurança pública.

Saiba mais sobre a formação e como ingressar na PMPR!

O que é preciso para ser PM no Paraná?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

O que é preciso para ser PM no Paraná?

Concurso PMPR Soldado 2025: Salários, Requisitos e Provas

Se você deseja ingressar na Polícia Militar do Paraná, este artigo traz todas as informações essenciais sobre o concurso para soldado. Saiba quais são os requisitos, como idade, escolaridade e CNH, além da estrutura da prova e oportunidades de carreira. Descubra também a remuneração atualizada, que pode chegar a R$ 6.101,87 após o período probatório, além de benefícios como auxílio-alimentação. Confira os detalhes do edital e prepare-se para conquistar sua vaga!