Saiba todos os detalhes do teste psicológico nos concursos, etapa que avalia o comportamento do candidato e tem caráter eliminatório
|

Como funciona o teste psicológico e dicas para se dar bem nos concursos PF e PRF

Saiba todos os detalhes do teste psicológico nos concursos, etapa que avalia o comportamento do candidato e tem caráter eliminatório

Alô, você, concurseiro!

Na reta final de estudos para os concursos da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal não podemos esquecer de uma das mais importantes etapas que aparecem nesses exames, o TAP (Teste de Aptidão Psicológica).

Diferente de outras fases, não há materiais de estudo específicos para esse teste. Também não é possível acessar provas de concursos anteriores para saber o que é cobrado.

💡📚 Conheça nosso curso GRATUITO para o concurso PF: Edital Aberto – Polícia Federal – PF – Curso Avançado

Mas, não se preocupe!

Nós do AlfaCon Concursos separamos os principais pontos para você entender como funciona o teste psicológico, além de algumas dicas para conseguir ir bem no dia das provas.

Como funciona o teste psicológico?

O Teste de Aptidão Psicológica (TAP) tem como objetivo avaliar traços na personalidade e no estado mental dos candidatos por meio de procedimentos científicos e psicotécnicos.

O exame psicológico é realizado através de uma entrevista ou uma prova, junto com um avaliador que ficará responsável por verificar se cada candidato tem condições de atuar naquela função que está sendo pleiteada.

👉 Leia mais: Concursos PF e PRF: como fazer uma revisão eficiente antes das provas

Nesse sentido, o concurseiro deve estar preparado para se posicionar de maneira clara sobre diversas situações que serão apresentadas pelo avaliador. Esses pontos serão importantes para entender se o candidato está preparado para lidar com cenários que envolvam o uso de armas de fogos, solução de conflitos e intervenção em situações de conflito que podem aparecer no dia a dia de um policial.

A ideia aqui é o concurseiro ser ele mesmo e responder os questionamentos de forma objetiva. Além disso, o resultado poderá ser questionado pelo concurseiro, se achar que foi prejudicado.

Durante esse processo, os concursos costumam adotar critérios para avaliar o comportamento e as características de cada candidato. Alguns desses tópicos levados em conta são:

  • Controle emocional
  • Empatia
  • Liderança
  • Tomada de decisão
  • Dinamismo e comunicabilidade
  • Planejamento
  • Organização

💡📚 Conheça nosso curso GRATUITO para o concurso PRF: Polícia Rodoviária Federal – PRF – FREE

Além desses, há outros critérios que podem levar os participantes a serem reprovados imediatamente durante o teste, caso sejam comprovados, como agressividade, vícios, desvios de personalidade acentuada, fanatismo religioso ou ideológico, entre outros.

Como devo me preparar?

O TAP é considerado uma prova ‘traiçoeira’ pelos professores, por não haver preparação prévia para ele. Assim como qualquer outro teste, é preciso entender aquilo que é esperado pelos avaliadores.

Para o coordenador pedagógico, Daniel Lustosa, a dica é procurar ouvir bem todas as orientações que serão passadas pelos examinadores e fazer tudo com muita atenção. “Vale também, nos dias próximos à prova, evitar situações que levem a estresses desnecessários ou que tirem o candidato da sua rotina”, conta.

👉 Leia mais: Concurso PRF: o que revisar em Legislação de Trânsito?

Um complemento que pode ajudar o candidato é procurar orientações de terapeutas ou psicólogos. “É interessante o concurseiro fazer uma autorreflexão sobre suas aptidões comportamentais para a função de polícia, já que é preciso manter a sobriedade necessária para ser um bom agente do Estado”, completa.

Bons estudos e conte com o AlfaCon!

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

O Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem duração aproximada de dez meses, com uma carga horária mínima de 1.600 horas. Durante esse período, os alunos-soldados recebem treinamento teórico e prático em áreas como legislação, defesa pessoal, tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises.

Além das disciplinas técnicas, o curso inclui temas inovadores, como gestão financeira, combate ao assédio e abordagem de pessoas com TEA. O CFP é realizado em diversos núcleos de ensino do estado, preparando os futuros Soldados PM PR para os desafios da segurança pública.

Saiba mais sobre a formação e como ingressar na PMPR!

O que é preciso para ser PM no Paraná?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

O que é preciso para ser PM no Paraná?

Concurso PMPR Soldado 2025: Salários, Requisitos e Provas

Se você deseja ingressar na Polícia Militar do Paraná, este artigo traz todas as informações essenciais sobre o concurso para soldado. Saiba quais são os requisitos, como idade, escolaridade e CNH, além da estrutura da prova e oportunidades de carreira. Descubra também a remuneração atualizada, que pode chegar a R$ 6.101,87 após o período probatório, além de benefícios como auxílio-alimentação. Confira os detalhes do edital e prepare-se para conquistar sua vaga!