ESA: conheça 5 vantagens de se tornar Sargento
A patente de sargento da ESA oferece diversos benefícios como estabilidade e oportunidade de especialização ao longo da carreira.
Sargento é uma das patentes do Exército Brasileiro, instituição que tem como principal competência defender o país em operações terrestres e garantir a lei, a ordem e os poderes constitucionais. Para ingressar nesse cargo da Carreira Militar é preciso ser aprovado no Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) do Concurso Escola de Sargento das Armas (ESA). Ao ser aprovado, o candidato é nomeado Terceiro Sargento e, ao longo da carreira, pode chegar até o posto de capitão.
Mas você sabe quais são os benefícios de ser um Sargento do Exército Brasileiro? Conversamos com o professor do AlfaCon, André Arruda, que apontou as 5 principais vantagens de se tornar Sargento. Confira!
1 – Curso de formação
O candidato passa por um curso de formação, focado na especialização profissional específica, mas também em todas as áreas do Conhecimento Humano, de tal forma que o militar possa representar com brilhantismo as Forças Armadas em qualquer ambiente ou situação.
👉 Leia mais: Quais as diferenças entre Exército, Marinha e Aeronáutica?
2 – Missões
O militar tem a possibilidade de servir ao País em variadas missões, inclusive no exterior, atuando como elemento de integração social dos diversos agrupamentos que compõem a riqueza e diversidade cultural de nossa pátria.
3 – Especialização
Possibilidade de fazer cursos de especialização em uma gama variada de conhecimentos científicos e tecnológicos como:
- Infantaria – Destinada a treinar e capacitar os alunos a desempenhar o combate independente do terreno e condição climática com a utilização de combate aproximado.
- Cavalaria – Tem como objetivo treinar os alunos a dirigir a nível tático os veículos blindados da corporação, junto de ensinamentos de gerenciamento da tropa.
- Engenharia – capacita o aluno a atuar em duas vertentes da especialização, engenharia de combate e engenharia de construção. A engenharia de combate foca na reparação de estradas e pontes, eliminação de obstáculos e dificultar ou impedir o deslocamento inimigo. Já a engenharia de construção tem seu foco fora de combate com a construção de Estradas, ferrovias, pontes, açudes e barragens.
- Artilharia – Essa especialização é focada em capacitar o aluno em planejar, coordenar e executar ações de combate com o uso de arma de artilharia antiaérea ou auxiliar as tropas destruindo, neutralizando ou suprimindo os elementos inimigos.
- Comunicação – Nessa especiação o aluno aprende a operar equipamentos de comunicação que possibilitam a ligação entre as tropas, além de táticas para impedir ou dificultar a comunicação inimiga e facilitar as próprias comunicações e obter informações.
A corporação também oferece cursos voltados para a parte logística como Intendência, topografia, material bélico e manutenção de comunicações.
4 – Remuneração
O militar tem estabilidade e remuneração salarial condigna, capaz de proporcionar um padrão de vida de qualidade para o integrante e sua família. Além disso, conta com atendimento de saúde totalmente coberto. O salario de um Terceiro Sargento é de R$ 3.825. Já o de Capitão é de R$ 9.135,00, atualmente.
📚Leia também: Quanto ganha um Sargento da ESA?
5 – Carreira
A ascensão profissional do Sargento é automática, com predefinição dos postos da hierarquia a serem galgados ao longo da carreira, podendo chegar até o posto de Capitão. Além do plano de carreira bem definido, a aposentadoria é com proventos similares aos da ativa.
👉 Leia mais: ESA: tudo sobre o concurso anual