concurso sefaz sc
| | |

Concurso Sefaz SC: Como intensificar os estudos para a prova?

A cerca de dois meses das provas, a orientação do professor do AlfaCon Concursos, André Fantoni, é que os candidatos do concurso Sefaz SC façam um ajuste fino nos estudos com a revisão e muitos exercícios com questões da FCC

Com as inscrições do concurso Sefaz SC abertas até o dia 10 de novembro, no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora do concurso, os candidatos devem mudar a estratégia de estudos, concentrando a atenção no conteúdo programático divulgado em edital.

Estão em disputa 58 vagas para o cargo de Analista da Receita Estadual IV, que exige nível superior em qualquer área de formação. Desse total, 55 vagas são destinadas para ampla concorrência, e as outras 3, reservadas a pessoas com deficiência.

O concurso Sefaz SC será composto por uma única etapa, de prova objetiva. A avaliação será realizada no dia 19 de dezembro, na cidade de Florianópolis/SC, no período da manhã. O exame terá duração de cinco horas.

As provas, de Conhecimentos Gerais (40 questões) e de Conhecimentos Específicos (60 questões), terão caráter eliminatório e classificatório, e valerão 100,00 pontos. Os candidatos que obtiverem média aritmética ponderada igual ou superior a 60,00 (sessenta) pontos serão habilitados e classificados, em ordem decrescente das médias.

👉 Leia mais: Concurso Sefaz SC abre inscrições para analista; saiba como concorrer

O Blog do AlfaCon foi ouvir p professor André Fantoni em busca de dicas de estudos e outras orientações para essa reta final dos estudos.

“O tempo médio de preparação para a área fiscal é de um a dois anos. Com o edital, a preparação se torna uma reta final baseada em revisões e questões da banca. Edital é prêmio para quem já está estudando, porque o candidato pode fazer aquele ajuste fino nos estudos com a revisão. Não dá para, em dois meses, iniciar os estudos em um nível competitivo”, alertou Fantoni.

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso Sefaz SC: Analista da Receita Estadual

O que estudar para o concurso Sefaz SC?

De acordo com o edital, cada questão poderá avaliar habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão e análise, bem como conhecimentos prévios intrinsicamente relacionados ao conteúdo, com o intuito de contemplar mais de um objeto de avaliação e valorizar a capacidade de raciocínio e de aplicação prática dos conhecimentos do candidato.

A FCC tem um banco de dados vasto, já fez muitas provas de concurso. São, geralmente, questões curtas e que levam em consideração a ‘letra da lei’, diferentemente da Cespe, que interpretativa, da FGV, que elabora questões mais inteligentes. A FCC busca direto a redação na literalidade da lei”, explicou o professor Fantoni, ressaltando que a melhor forma de estudar para uma prova da FCC é massificar as questões anteriores. “Elas se repetem”, garantiu.

As provas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos constarão de questões objetivas de múltipla escolha (com cinco alternativas)., assim distribuídas:

  • Conhecimentos Gerais – Peso 1
    Língua Portuguesa – 10 questões;
    Raciocínio Crítico e Lógico – 8 questões;
    Direito Constitucional e Administrativo – 8 questões;
    Direito Civil e Empresarial – 8 questões;
    Contabilidade Geral – 6 questões;
  • Conhecimentos Específicos – Peso 3
    Direito Financeiro e Tributário – 10 questões;
    Direito Processual Tributário – 15 questões;
    Legislação Tributária – 35 questões;

Para Fantoni, os assuntos mais cobrados pelas bancas da área fiscal são das disciplinas Direito Tributário, Contabilidade e Legislação. “Em Contabilidade, cai bastante fluxo de caixa, demonstração contábil. Já na parte de Direito Tributário, crédito tributário, lançamento. E na legislação específica, o que mais cai é o imposto chamado ICMS, que representa cerca de 60% da prova em qualquer concurso da área fiscais”, avisou o professor André Fantoni.

👉 Leia mais: Carreira Fiscal: tudo o que precisa saber para ser aprovado no concurso Sefaz

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

O Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem duração aproximada de dez meses, com uma carga horária mínima de 1.600 horas. Durante esse período, os alunos-soldados recebem treinamento teórico e prático em áreas como legislação, defesa pessoal, tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises.

Além das disciplinas técnicas, o curso inclui temas inovadores, como gestão financeira, combate ao assédio e abordagem de pessoas com TEA. O CFP é realizado em diversos núcleos de ensino do estado, preparando os futuros Soldados PM PR para os desafios da segurança pública.

Saiba mais sobre a formação e como ingressar na PMPR!

O que é preciso para ser PM no Paraná?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

O que é preciso para ser PM no Paraná?

Concurso PMPR Soldado 2025: Salários, Requisitos e Provas

Se você deseja ingressar na Polícia Militar do Paraná, este artigo traz todas as informações essenciais sobre o concurso para soldado. Saiba quais são os requisitos, como idade, escolaridade e CNH, além da estrutura da prova e oportunidades de carreira. Descubra também a remuneração atualizada, que pode chegar a R$ 6.101,87 após o período probatório, além de benefícios como auxílio-alimentação. Confira os detalhes do edital e prepare-se para conquistar sua vaga!