Carreira Fiscal: tudo o que precisa saber para ser aprovado no concurso Sefaz

618

O nível de dificuldade do concurso Sefaz, da carreira fiscal, geralmente é classificado como difícil. Saiba mais sobre as provas e veja dicas para mandar bem nos certames do órgão

Se o seu foco em concursos públicos é a carreira fiscal, as Secretarias de Estado da Fazenda, famosas Sefaz, é importante entender as características das provas dos certames desses órgãos para ter sucesso e ser aprovado.

Nesta matéria, você vai encontrar uma série de informações valiosas sobre o concurso Sefaz que vão lhe ajudar nessa missão. Confira!

Conheça nosso curso GRATUITO: Essencial Carreiras Fiscais

Carreira fiscal: características das provas dos concursos Sefaz

Conforme o coordenador das Carreira Fiscal do AlfaCon, Latif Neto, o nível de dificuldade do concurso Sefaz, de um modo geral, é classificado como difícil. No entanto, isso pode variar dependendo do órgão e da banca organizadora escolhida. 

A banca Cebraspe ultimamente tem dominado os concursos da carreira fiscal, especialmente as Sefaz. Mas, logo em seguida, a FGV (Fundação Getulio Vargas) também tem figurado como uma das bancas principais nesses certames.    

“No caso do Cebraspe, em regra, as questões [da prova objetiva] são compostas por ‘Certo’ ou ‘Errado’, ao passo que a FGV formaliza a prova com questões objetivas com cinco alternativas (A, B, C, D, E)”, explica Latif. 

Entenda em detalhes o perfil de cada uma dessas bancas:

Além da prova objetiva, os concursos Sefaz costumam ter a fase discursiva, na qual as questões são atreladas aos temas específicos para a área. 

Temas mais cobrados nos concursos Sefaz

Geralmente, a grande maioria dos concursos Sefaz abordam as mesmas disciplinas em suas provas. Os temas/matérias que aparecem com mais frequência nesses certames e você precisa estudar são:

  • Português; 
  • Direito Tributário; 
  • Contabilidade; 
  • Matemática Financeira; 
  • Auditoria; e
  • Legislação Tributária Estadual.

Estratégias para mandar bem nas provas

Os concursos Sefaz demandam tempo de estudo em razão da diversidade de temas nas provas. Por isso, para ter sucesso nesses certames, Latif afirma que é preciso estar bem preparado nas disciplinas-núcleo (Português, Direito Tributário, Contabilidade, Auditoria e Legislação Tributária Estadual).

“Destaco que assim que fechar as disciplinas bases, é importante focar bastante na legislação tributária estadual do órgão, se aprofundando nos instrumentos legais pertinentes.”

O coordenador também orienta a ter cuidado com a internet, pois existem órgãos com legislações muito antigas e revogadas. “Portanto, é essencial uma pesquisa acurada para não estudar através de algo defasado”, diz.

Estude para os concursos da carreira fiscal Sefaz com materiais completos

Para lhe auxiliar nos estudos para o concurso Sefaz, o AlfaCon, curso que mais aprova no Brasil, tem diversos cursos, inclusive GRATUITOS, e apostilas completas totalmente focados nos certames. 

Boa preparação e conte com a equipe do AlfaCon!