TRT/PR: Sugestões de recursos – RLM

Já trouxemos neste post as sugestões de recursos para a prova de Direito do Trabalho presente no concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), deste domingo (29). Agora, vocês conferem o recurso para a questão 18 da prova de Analista Administrativo enviado pelo professor Daniel Lustosa. Confira!

Recurso para a questão 18 da prova de analista administrativo TRT-PR, prova tipo 002

Questão:

  1. Numa reunião de condomínio, na qual estão presentes 7/8 dos condôminos, são feitas três propostas, A, B e C, para a reforma da área de lazer. Cada condômino pode votar em uma única proposta e o resultado da votação entre os presentes foi:

Insatisfeito com o resultado, um dos condôminos argumenta que deveria ser convocada nova reunião e nova votação, pois o regimento do condomínio exige que a aprovação de uma resolução tenha o apoio de pelo menos 45% dos condôminos. Supondo que todos os condôminos participassem dessa nova reunião e que os presentes na primeira votação mantivessem suas opções e abstenções, então:

(A) a proposta C passaria a ter chance de ser aprovada.

(B) a proposta A teria chance de ser aprovada.

(C) a proposta B seria necessariamente aprovada.

(D) as propostas A e B ficariam necessariamente empatadas.

(E) apenas a proposta B teria chance de ser aprovada.

Gabarito:

E

Motivo do recurso:

De acordo com os dados da tabela 1/3 é igual a 33,33% dos votantes que somados aos 12,5% dos faltosos dá 45,83%, ou seja, mais de 45% dos condôminos.

Entendo que os 33,33% devem ser dos 7/8, o que daria 33,33% multiplicado por 87,5% que dá um resultado igual a 29,17% dos que votaram na proposta A, dentre os presentes, e somando com os 12,5% dos faltosos dá 41,67%, fazendo com que a proposta A não tivesse chance de ser aprovada e sobrando apenas a possibilidade da proposta B ser aprovada. Contudo isso também da margem para a dupla interpretação pois tem duas alternativas com a proposta B, e não sendo possível a proposta A ser aprovada, isso pode induzir o candidato a pensar que a proposta B necessariamente seria aprovada.
Dito isto peço a anulação da questão, já que a mesma oferece 3 possibilidades concretas de reposta.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

O Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem duração aproximada de dez meses, com uma carga horária mínima de 1.600 horas. Durante esse período, os alunos-soldados recebem treinamento teórico e prático em áreas como legislação, defesa pessoal, tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises.

Além das disciplinas técnicas, o curso inclui temas inovadores, como gestão financeira, combate ao assédio e abordagem de pessoas com TEA. O CFP é realizado em diversos núcleos de ensino do estado, preparando os futuros Soldados PM PR para os desafios da segurança pública.

Saiba mais sobre a formação e como ingressar na PMPR!

O que é preciso para ser PM no Paraná?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

O que é preciso para ser PM no Paraná?

Concurso PMPR Soldado 2025: Salários, Requisitos e Provas

Se você deseja ingressar na Polícia Militar do Paraná, este artigo traz todas as informações essenciais sobre o concurso para soldado. Saiba quais são os requisitos, como idade, escolaridade e CNH, além da estrutura da prova e oportunidades de carreira. Descubra também a remuneração atualizada, que pode chegar a R$ 6.101,87 após o período probatório, além de benefícios como auxílio-alimentação. Confira os detalhes do edital e prepare-se para conquistar sua vaga!