DEPOIMENTOS PM BA 2017 – Primeiros classificados

02Foi divulgado no Diário Oficial os resultados preliminares das provas do CONCURSO PM-BA. O resultado definitivo será divulgado dia 15.

A prova foi aplicada dia 06/08/2017. O certame contou com o total de 123.812 inscritos, de acordo com a IBFC (organizadora do certame).

Confira os depoimentos dos nossos alunos!


PRIMEIROS COLOCADOS:

Nome: Marcos Passos Lima
Idade: 29 anos
Cidade/Estado: Salvador-BA
Colocação: 1º colocado na região 1 – Salvador

“Decidi começar a estudar para concurso público porque queria mudar de vida. Minha preparação durou em média 1 ano e meio, nos últimos meses aumentei a carga horária de estudos, intensifiquei o ritmo das questões assim como as aulas através do portal do AlfaCon e do AEP. Busquei equilibrar o tempo de estudo igual entre as matérias, pois estou desemprego e havia muito tempo disponível. Minha rotina de estudos foi 100% dentro de casa, por conta da minha situação financeira.

O apoio da minha família, da minha noiva e dos meus amigos foram fundamentais para esse resultado. Meu contato com o AlfaCon começou através do YouTube em uma aula com o Che, acabei aproveitando um cupom de desconto e foi aí que desencadeou toda essa história.

Eu passei boa parte desempregado e consecutivamente aproveitei para estudar, porém quando saiu o edital estava trabalhando em uma empresa, mas meu sonho não estava ali, ficava insatisfeito porque almejava uma coisa maior. Por isso acabei largando o trabalho e mergulhei de cabeça nos estudos.

Para meus estudos usei a apostila PM-BA do AlfaCon, as aulas do AEP e do AlfaCon, aulas gratuitas no YouTube, PDF do material das aulas e complementei com exercícios diários. Sempre estive motivado, apesar de ser o concurso da PM-BA mais concorrido da história e também diminuírem o número de vagas nesse ano, sempre acreditei e me mantive confiante, busquei sempre vídeos motivacionais dos professores Evandro e Lucas Neto… e muitos outros mestres.

Foi muito difícil, tive que abdicar de muitas coisas, deixei de ir a vários eventos, alguns amigos perdi o contato, não havia tempo para distrações cada segundo era importante ao meu ver, contei com o apoio dos mais próximos. Os que queriam meu bem entenderam.

Não sou casado, tenho uma noiva e moro com meus pais. Sempre obtive o apoia da minha noiva e de meus familiares. Passei em PM Pernambuco também com o apoio do AlfaCon. Fiz todas as etapas, mas momentos antes de começar o curso, o governador daqui da Bahia anunciou o edital da polícia. Tive que tomar uma decisão muito difícil na época, porém meu sonho estava aqui, abandonei lá e foquei no PM-BA, muitos colegas disseram na época que eu era louco e estava fazendo a maior besteira da minha vida, mas nunca deixei isso me abalar, sempre segui firme e forte na luta.

Conheci o AlfaCon através do YouTube, uma aula gratuita do Che, aproveitei um cupom com um ótimo desconto. Eles me ajudaram em praticamente tudo, consegui ser mais eficiente e eficaz, estudar o que cai de fato, não adianta estudar 24h se você não tiver um bom direcionamento.

Meus métodos de estudo são fazer lembretes e colar na parede, a árvore do crime de Evandro está até hoje aqui. O mais difícil era pensar na concorrência, havia muita gente boa concorrendo para esse cargo. Bahia é o estado que há mais desempregados do Brasil, tudo isso me incomodava e me incomoda muito até hoje. Mas com muita dedicação, empenho e confiança nas minhas habilidades consegui superar todos os obstáculos.

Sempre procurei manter a calma, já fiz muitas provas, inclusive já havia sido aprovado em um concurso em Pernambuco, porém não fui tomar posse, fiquei um pouco calejado não fico muito nervoso. Próximo da prova não relaxei, continuei no mesmo ritmo até a véspera da prova, só deu para parar de estudar depois de realizada a prova. Acredito que o bom resultado foi fazer o contrário do que muita gente fez, segui as dicas dos professores, foquei nas aulas online e exercícios, não faria nada diferente. Desistir jamais. O fraco nunca vai ter sua história contada, sempre levei esse discurso do filme Tróia comigo.”


Nome: Waldir da Silva Pinto
Idade:
28 anos
Cidade/Estado:
Ibotirama – Bahia
Colocação: 
1° colocado – REGIÃO 6 – INTERIOR BARREIRAS

“Sou formado em administração, decidi começar a estudar para concurso pelo desafio e estabilidade no emprego. Iniciei os estudos para concurso no início de 2014, para o concurso da CEF, no qual fui aprovado. Gostei do desafio e continuei na luta. Outras aprovações vieram, mas nada se compara ao ver seu nome no topo da lista de aprovados.

Meu foco nos estudos é naquelas matérias que tenho mais dificuldade e, aquelas cujo peso ou quantidade de questões serão maiores na prova. Faço muitos exercícios e trabalho com resumos feitos manualmente, isso ajuda no aprendizado.

Eu conciliava estudo e trabalho, mas não havia desgaste, pois, trabalho apenas meio período. Assim, o restante do dia era de foco total nos estudos. Estudei com vídeo aulas, apostilas e principalmente os resumos que fazia manualmente. Os materiais tinham todo o conteúdo necessário para realizar uma boa prova. Sempre mantive a motivação durante todo o período.

Abdiquei de muitas coisas, como festas com amigos, momentos com a família e companhia da namorada. Foram dias difíceis, mas com compreensão de todos o fardo foi leve e após a aprovação sinto que fui uma ferramenta de exemplo pra muitos. Eu apenas namoro e moro com meus pais. Felizmente todos compreenderam o momento e deram muito apoio.  

Fui aprovado em outros bons concursos em que ainda aguardo a convocação. O edital saiu cinco meses após o início dos meus estudos. Algumas matérias eram desconhecidas, assim, utilizei esse tempo para absorver todo o conteúdo cobrado, pois sabia que o edital era iminente.

Conheci o AlfaCon por meio de indicação de um colega. Eles me ajudaram em todos os sentidos. Material de qualidade, aulas, apostilas e principalmente nas palavras de motivação e incentivo. Utilizo sempre os resumos manuais. Quando se escreve o aprendizado é dobrado.

O mais difícil foi ter que me afastar das coisas que fazia durante a preparação, mas mantive o foco na minha mudança de vida e potencializei muito os estudos nos últimos dias. Isso ajuda a controlar a ansiedade. O ponto decisivo é a disciplina nos estudos e a vontade de ser aprovado.

Lutar sempre. Vencer talvez. Desistir jamais. Pois desistindo ou não, o tempo vai passar do mesmo jeito, então é melhor crescer enquanto o tempo passa e como diz o Evandro, ‘Deus é pai!’.”


Nome: Juliana Santos de Oliveira
Idade: 23 anos
Cidade/Estado: 
Ruy Barbosa-BA
Colocação:
1ª Colocada – REGIÃO 07 – INTERIOR ITABERABA

“Não sou formada e só tenho o ensino médio completo. Fiquei em 1º lugar no resultado preliminar do concurso da PM BA. Tenho um sonho de ser policial. O que me impulsionou nessa caminhada foi e é almejar melhores condições de vida pra minha família!

Eu comecei a estudar em fevereiro de 2017, intensifiquei meus estudos em maio quando o edital da PM Bahia saiu, saí do trabalho, tranquei a faculdade e passei a estudar 6 horas por dia, resumia e revisava todas as matérias aos domingos e treinava redação.Eu gostava de estudar então foi tranquilo esse período. Me dediquei com compromisso e disciplina. Inclusive sai do trabalho e tranquei a faculdade só para estudar. Dedicação total!

Estudei com os materiais do AlfaCon para ter essa excelente classificação. O curso online que adquiri foi o para oficial da PM Bahia, super completo, material de apoio excelente, tudo muito bom. Os professores sabem exatamente o que cai na prova, é impressionante!

Não trabalho e moro com minha mãe mais 2 irmãos. Sempre tem quem não entende nossa caminhada no rumo dos concursos, quem julga, quem acha que estudar é não fazer nada. Mas me mantive motivada e consegui vencer!

Eu me dediquei totalmente aos estudos. Não saia pra festa, estudava final de semana, feriado, dia santo, sempre com disciplina pois sabia muito bem o que queria, mudar de vida.

Além de morar com minha mãe e meus irmãos, como citei acima, tenho namorado que me apoiou muito. Minha mãe também, mas a família não entendia muito que eu estava só estudando, mas não foi muito difícil. Esse foi o meu primeiro concurso público. Comecei a estudar antes do edital abrir.

Sempre ouvi falar do AlfaCon, quem não conhece o melhor curso para concursos do Brasil?
Friso novamente: Esse curso me ajudou em tudo, estudei exclusivamente pelo curso do AlfaCon. Motivação, bons professores de primeira.

Utilizava as técnicas para memorizar o conteúdo focando muito em resumos e revisão. Me ajudou a aprender boa parte das matérias, pois era o que mais fixava os assuntos na minha mente. A maior dificuldade que enfrentei foi estar desempregada. O que me fez superar esses obstáculos foi o meu sonho de ser policial militar da Bahia.

Sabemos que quando o concurso se aproxima é difícil controlar a ansiedade e o nervosismo. No dia da prova eu fui tranquila, eu fiz simulados no site de questões do AlfaCon. Nos últimos dias eu só revisava e procurei relaxar pra melhorar a ansiedade. No geral fiz a prova bem calma e com muita atenção. Eu acredito que fiz tudo que estava ao meu alcance. Me dediquei com disciplina e foco no meu grande sonho.

Deixo uma mensagem para vocês: Jamais desista, tudo tem um tempo pra acontecer. Não é sorte é dedicação, disciplina e perseverança. Fé, força e foco!



Nome: Cíntia Santos Xavier Rodrigues
Idade:
26 anos
Cidade/Estado:
Itabuna-BA
Colocação:
1ª Colocada – REGIÃO 04 – INTERIOR ILHEUS – Feminino – Soldado

“Sou formada em Administração e fiquei em 1º lugar na colocação da PM-BA. Decidi começar a estudar para concurso por causa da estabilidade financeira e pelo sonho de passar em um concurso público.

Me preparei por 6 meses, comecei em fevereiro de 2017, apenas com apostilas e algumas aulas no YouTube, após um tempo comprei o curso online do AlfaCon e fiz um calendário de estudo dividindo meu dia em dois turnos, cada turno uma disciplina do cronograma do concurso da PMBA, simultaneamente fazia muitas questões com foco na banca do concurso como também a resolução de simulados para testar meus conhecimentos, até a véspera da prova. Me dediquei mais as disciplinas específicas de direito, que tinha o peso maior, e essa estratégia deu certo, pois gabaritei a parte específica, o que me garantiu êxito na pontuação final.

Eu trabalho durante 8 horas, utilizava o tempo durante o percurso de ida e volta do trabalho, como também o horário de almoço, e o turno da noite era 100% dedicado ao estudo. Estudei através dos cursos online do AlfaCon, tentei buscar o máximo de material com base no edital do concurso, não alcancei 100% do edital, mas segui as dicas dos professores da AlfaCon e consegui focar nos assuntos mais importantes.

Sempre foi meu sonho alcançar a estabilidade financeira. Teve alguns momentos que pensei em desistir por conta da rotina que estava levando, até familiares estavam reclamando da falta de tempo que tinha para eles, mas não baixei a cabeça e sei que hoje valeu a pena todo sacrifício. Foi um período difícil, pois não é fácil se dedicar 100% aos estudos e deixar de ter a velha rotina social.

Abdiquei de muitos finais de semana e feriados em casa enquanto muitos estavam viajando e se divertindo. Muitas festas e aniversários com a família e amigos que tive que abrir mão. Sou casada, meu esposo já é Policial Militar da Bahia. Meus maiores incentivadores sempre foram meu esposo, pai e mãe, minha base que me apoiou mesmo nos dias difíceis. Acabei me distanciando de muitos amigos, que reclamavam da minha ausência, mas não me arrependo, hoje o resultado vale a pena, e ainda há tempo de reatar as amizades.

Na verdade, tive a oportunidade de fazer um concurso antes da prova da PM/BA, mas não fiz por questões de logística e financeira, pois era em outra cidade, mas pratiquei bastante em simulados. Comecei a estudar somente com a previsão de abertura, o edital foi abrir mesmo após passado 4 meses de estudo. O que manteve firme foi a certeza de que esse concurso seria aberto, como também o concurso de Oficiais da PM-BA, o qual também realizei e estou aguardando o resultado.

Conheci o AlfaCon através de alguns amigos que já estudavam pelas aulas online. O AlfaCon me ajudou 100%, foi a minha base de estudo para todas as matérias, cada professor foi essencial na formação de cada conhecimento, pois não tinha tempo de cursar presencialmente e sempre confiei no seu trabalho e na credibilidade do curso. Minha técnica foi feita a partir da orientação do prof. Evandro Guedes, pois concurso é uma escadinha, onde temos que assistir as aulas, fazer questões e baterias de simulados, e assim segui as orientações.  Mudança de rotina social e familiar.  Foco no sonho e apoio da família.

Foi difícil controlar o nervosismo, tentei direcionar a ansiedade para os estudos, na última semana, programei uma revisão dos principais assuntos com base na banca e nas principais abordagens dela, cada dia programei a revisão de uma disciplina até a véspera da prova. No dia da prova acordei, fiz uma oração junto com meu esposo e fui confiante no trabalho que tinha feito.

Acredito que o segredo é acreditar nos seus estudos, focar na banca e no cronograma do concurso, não perder tempo com assuntos que não acrescentarão no seu crescimento. Houveram falhas sim, momentos que pensei em desistir e alguns momentos de estudo que abri mão, mas graças a Deus, consegui superar e esses momentos foram recuperados!

A determinação me levou até a aprovação! Não podemos desistir nas primeiras dificuldades, nem ouvir as palavras de desânimo de terceiros, acreditem, elas sempre aparecem! No final o momento da conquista é recompensador e nos faz sentir como verdadeiros vencedores.”


Nome: Gabriela Marinho Marques
Idade:
24 anos
Cidade/Estado:
Petrolina-PE
Colocação: 
4ª ColocadaREGIÃO 02 – INTERIOR JUAZEIRO – Feminino – SOLDADO


“Sou formada em jornalismo e decidi estudar para concurso público pois estou em busca de estabilidade financeira. Estudei durante 8 meses para conquistar a minha classificação. Minha rotina baseava-se em estudar por 6 horas diárias. Fiz um cronograma de estudos priorizando todas as matérias. O AlfaCon me ajudou muito nesse quesito.

Eu trabalho meio expediente e conseguia conciliar meus estudos juntamente com meu trabalho. Fiz cursinho em minha cidade e estudei muito com as aulas do AlfaCon no YouTube. Os aulões me ajudaram muito também para potencializar a minha preparação. Sempre estive bem motivada durante esse período.

Durante a preparação, abri mão das minhas férias do trabalho, pois passei o mês todo indo pra biblioteca manhã e tarde. Sou noiva e todos me apoiaram nos estudos. Já tentei outros concursos públicos antes do resultado preliminar da PM. Já passei em dois outros concursos, mas perdi no TAF.

Comecei a estudar sem edital aberto e conheci o AlfaCon pelo youtube. Me ajudou muito com os professores incentivando e ministrando excelentes aulas voltadas para o concurso. Não utilizava nenhuma técnica específica para aprender e memorizar o conteúdo.
A maior dificuldade que encontrei estudando foi o tempo e com isso tentava me organizar o máximo possível. Quando o concurso saiu potencializei nos últimos dias ao máximo os meus estudos.

O que eu acredito ter sido realmente efetivo na minha preparação foi estudar focada para apenas um concurso. Nunca desistam, o segredo é não parar de estudar que sua hora vai chegar!


Nome: Igor Augusto Santos Gois
Idade:
25 anos
Cidade/Estado:
Aracaju-SE
Colocação:
4º Classificação – REGIÃO 10 – INTERIOR PAULO AFONSO – Masculino – BM BA

“Eu decidi estudar para concursos pois trabalhava como auxiliar de montagem de móveis e não era feliz com essa profissão, então resolvi sair do trabalho e começar a estudar.

Quanto à minha preparação, estudo há pouco mais de 2 anos, já fui aprovado em outros concursos também. Minha rotina era estudar de quatro a cinco horas de segunda a sábado. Como já tinha uma boa base nas básicas, após a publicação do edital, dediquei mais tempo para as matérias específicas.

Sempre me mantive motivado. A vontade de mudar de vida sempre foi maior do que qualquer desânimo. Durante a minha preparação, tive que abdicar de muita coisa. Principalmente de sair com amigos.

Sou solteiro. Moro com minha mãe, ela sempre me apoiou. A vontade de vencer superou qualquer desânimo de estudar sem edital previsto na época. Conheci o Alfacon por meio do youtube.

O AlfaCon nessa jornada foi de suma importância. O AlfaCon, além de uma equipe extraordinária de professores, foca muito na motivação dos seus alunos. Isso faz com que nós possamos seguir em frente nessa árdua jornada que é estudar para concursos.

A técnica que eu utilizava para aprender e memorizar era fazer resumos, gosto muito. A maior dificuldade que encontrei no período da minha preparação foi isolamento. É meio complicado, estudar para concursos também envolve muito nosso psicológico, mas para superar, mantive o foco no objetivo.

Estudar para concursos não é difícil, mas exige muita dedicação. A dica que eu deixo é que não desista, espelhem-se em pessoas que obtiveram êxito nos concursos. O AlfaCon disponibiliza vários depoimentos de aprovados que fazem com que você também acredite no seu potencial. Enfim… a jornada é dura, mas a vitória é certa. ALFARTANOS, FORÇA!”


Nome: Vanessa Fernandes dos Santos da Silva
Idade:
26 anos
Cidade/Estado:
Itaberaba-BA
Colocação: 
5º Colocada – REGIÃO 07 – INTERIOR ITABERABA – Feminino – PM BA

“Sou formada em História e decidi estudar para concurso em busca de estabilidade. Estudei por 8 meses para esse concurso. Procurei equilibrar os estudos contemplando a parte geral e a parte específica.

Trabalhava e estudava. Precisei conciliar meus estudos com o trabalho e por esse motivo todo o meu tempo livre era dedicado aos estudos. Estudei usando vídeo aulas, apostilas, e o curso Alfacon. Durante a minha preparação, nunca pensei em desistir, por mais árdua que fosse a caminhada.

Durante a preparação, sabemos que é preciso abrir mão de muita coisa, amigos, família, festas, enfim, tive que abrir mão de sair, do tempo com minha família e também deixei de fazer muita coisa de que gosto. Abdiquei inclusive do tempo de descanso para estudar.

Sou casada e tenho uma filha e minha família foi fundamental para o meu sucesso. Compreendendo inclusive a minha ausência em alguns momentos. Comecei a estudar com antecedência e sempre que vinha o desânimo eu buscava apoio na minha família e em Deus.

Conheci o AlfaCon pelo YouTube. As aulas são muito dinâmicas e os professores muito objetivos. Me ajudou a nortear os meus estudos e manter o foco.

Por isso, deixo um recadinho para vocês: Mantenham o foco. Estabelecer um objetivo é persegui-lo até alcançá-lo.”


Nome: Marcia Maria de Souza Amaro
Idade:
25 anos
Cidade/Estado:
Petrolina – PE
Colocação: 
14° lugar na região 2 (Juazeiro)

“Comecei a estudar para esse concurso em 12 de Janeiro deste mesmo ano, no mês de fevereiro eu e meu namorado, que também foi aprovado no concurso, achamos no YouTube o canal do AlfaCon e ficamos encantados com a sua didática e dos outros professores.

A história de vida do Evandro nos motivou de uma forma inimaginável. Sempre que nós ficávamos desanimados, falávamos: ‘Poxa, o Prof. Evandro sofreu tanto na vida e venceu, não vamos desistir, vamos seguir os passos dele.’

A princípio a gente não tinha dinheiro para comprar um curso na plataforma do AlfaCon, então víamos os vídeos do Youtube mesmo, quando foi lançada a apostilha da PM-BA nós pedimos um cartão da tia do meu namorado para comprar a mesma, e ela sendo um anjo nas nossas vidas, mandou passar a apostila no cartão dela e nos presenteou.

Foi uma alegria imensa! Pouco tempo depois foi lançada na plataforma do AlfaCon o curso preparatório para soldado PM-BA, a gente infelizmente não tinha como comprar. Passaram-se alguns dias e arrumamos um código de desconto e a redução de preço fez com que a gente tivesse condições de comprar o curso.

Daí em diante foi só alegria. A cada semana que a gente estudava, mas certeza nós tínhamos que o AlfaCon tinha sido o nosso melhor investimento. A gente assistiu online os eventos da PM, pois não tínhamos como ir para Salvador. Enfim, chegou o dia da prova e estávamos confiantes  de que iria dar certo.

Quando eu abri a prova para começar a minha redação, a voz da prof, Giancarla parecia soar nos meus ouvidos, todos os ensinamentos dela vieram na minha cabeça na hora. Assim como na redação, sempre que eu estava respondendo alguma questão vinha a voz dos professores do alfa na minha mente.

Enfim, chegou o dia do resultado e eu e meu namorado colhemos os frutos de muito esforço e dedicação. Agradeço imensamente tudo que os professores do AlfaCon fizeram por mim. Vocês marcaram minha vida de uma forma que eu nunca esquecerei. Esse é só o meu primeiro passo, quero muito passar em outros concursos melhores, e eu sei que o AlfaCon vai ser essencial na minha trajetória.

Um forte abraço, tio Evandro Guedes! O senhor é foda!”


Arthur Hagnes de Jesus Ferreira

“Eu poderia começar esse depoimento falando de histórias tristes de superação tentando até conquistar pelo coração. Mas o que na verdade aconteceu na minha vida no início de janeiro deste ano e o que mudou bastante ela foi assistir uma aula do Evandro e dias depois uma aula do Thállius. Nunca tive uma vida de luxo mas esses caras me deram algo que dinheiro nenhum consegue dar. Eles me deram motivação. Isso não se cria, isso nasce de dentro da pessoa.

Na primeira, o Evandro falava da vida dele como tinha sido sofrida e quando ele conseguiu e voltou para casa com um carro bom e falou com sua esposa que nunca mais ela ia fazer unha de ninguém. Poxa! Isso bateu como ‘tapa na minha cara!’.

Comecei a me perguntar o que eu tava fazendo da minha vida, quais eram minhas perspectivas. Passando uns dois dias, assisti uma aula do Thállius de direito administrativo (não entendi nada de início), mas no final ele falou da história da caverna. Esses dois caras foram os pilares de minha motivação, desde então comecei a estudar para a PRF e surgiu essa oportunidade da PM-BA e eu falei comigo mesmo ‘é apenas o primeiro passo’.

Fui para a missão Bahia 2, tive a oportunidade de falar duas coisas com o Evandro, talvez ele não se lembre, mas eu disse:

-Tio, ‘bora tirar uma foto?’ E ele disse:
-‘Bora!’

E então eu disse:

– ‘Olha, eu vou ser um PRF em 2020’.

Agradeço muito a Deus por essa conquista inicial. Muito aos meus pais que me ajudaram porque eu tive que sair do trabalho para estudar e agradeço muito aos professores do AlfaCon (eu não perdi nenhuma aula ao vivo, assisti tanto a aula da árvore do crime a ponto de já conseguir explicar para os meus amigos sem precisar conferir no meu caderno).”

Obrigado, família AlfaCon!



Nome:
João Rafael Queiroz Araújo
Idade:
25 anos
Cidade/Estado:
Camamu-BA
Colocação: 
141º – Região 4 Ilhéus

“Sou casado e tenho uma filha de 2 anos, trabalho o dia todo como auxiliar contábil e estudo das 07h30 às 02h00 todos os dias pelo online, fui classificado no concurso da PM-BA, mas pretendo continuar estudando até almejar o meu objetivo principal, PF ou PRF.

Prezado Evandro, agradeci a Deus quando vi sua postagem no face pedindo para que os aprovados da PM-BA e PM-GO mandassem uma foto e a classificação, pois, estava procurando um meio de retribuir toda a felicidade que sinto nesse momento com o cara que é responsável por tudo isso, VOCÊ!

Bem, na minha história de vida dos concursos públicos você estava sempre presente, mesmo antes do AlfaCon, caso não se lembre, vou te recordar.

Há mais ou menos uns 4 anos atrás, achei um material antigo. Esse material era para quem estava iniciando nos estudos para concursos, e adivinha quem eu encontrei lá dando aula de direito administrativo, pois é, Evandro Guedes, todo no paletó (rsrs), nem parecia o cara largadão e descontraído que a gente acompanha hoje em dia.

Contudo, esse material não conseguiu me estimular muito, então, um certo dia pesquisando sobre concursos públicos, acabei que achei o tal do Evandro Guedes novamente, só que em outro curso, um tal de AlfaCon Concursos Públicos, e daí em diante, não tirei mais o AlfaCon da minha vida.

São mais de três anos acompanhando, certo que nesses 3 anos, um ano e meio foi meio que uma fase de amadurecimento. Nisso, hoje comemoro minha primeira aprovação em um concurso público, depois de várias reprovações é claro, como vocês mesmo dizem ‘Reprovar é regra, passar é exceção’.

Então, com a SRV da PM-BA, no dia 30 de julho, vi uma oportunidade de te conhecer e graças a Deus deu tudo certo. Portanto, só tenho a agradecer por você surgir na minha vida, e mudar minha forma de pensar.

Continue sendo o que você é, esse cara que fala na lata o que você precisa ouvir, e que muitas faz o papel que os pais deveriam ter feito no passado e também no presente.”

 

RAFAEL DE FREITAS DE ARAÚJO

“Dia 30/08/2017 fez um ano que conheci o AlfaCon. Foi da seguinte forma: Eu tinha 18 anos na época, sem emprego e tinha que ajudar minha mãe  em casa. Pensei comigo ‘tenho que arrumar um emprego!’ Procurei, procurei… porém, lugar nenhum dava emprego sem experiência, como não tinha experiência em nada, fui para o único lugar que me aceitou sem experiência.

Fiz o teste para operador de telemarketing e comecei a trabalhar. Ganhava 400 reais por mês, jornada de 6 horas e 20 minutos , mas o dinheiro dava para ajudar, só que eu via meus amigos entrando na faculdade, uns com uns empregos maneiros, curtindo a vida e eu com 400 reais passando um sufoco desgraçado em casa. Pensei comigo ‘tenho que mudar isso!’

Apareceu o concurso da PM-BA 2012. Eu falei para mim mesmo ‘é agora que mudo de vida’. Mas quem disse que eu estudei? Fui para prova achando que sabia tudo e que era muito fácil! Resultado? Tomei pau, voltei para o emprego de merda que eu tinha e pensei ‘se eu estou aqui pelo menos tenho que tentar crescer dentro da empresa.’

Fiz o teste para o nível II, que ganhava 550 reais. Passei, mas o trabalho só aumentou, não tinha tempo para mais nada, chegava em casa destruído e ainda tinha que ir para um curso técnico, onde eu não conseguia assimilar quase nada, já que a minha energia ficava quase toda no trabalho, mas eu ainda precisava do dinheiro para ajudar em casa.

As coisas ficaram caras e se formos parar para pensar, 550 reais já não ajudava em muita coisa. Fiz um novo teste dentro da empresa para supervisor e comecei a ganhar 1000 reais por mês, mas em compensação trabalhava de segunda à domingo. A folga podia cair em qualquer dia da semana e eram 8 horas por dia, mas sempre era obrigado a fazer hora extra forçada, pois tinha que acabar ficando até mesmo 10 horas por dia no trabalho, quase uma escravidão! Não tinha hora certa de chegar em casa e sempre ouvia um monte de desaforo dos meus superiores, mesmo fazendo o trabalho de maneira correta era tratado como inútil.

Passados 3 anos da minha vida nessa merda de emprego, ainda sem construir nada e podendo a qualquer momento ser mandado embora, falei com minha mãe  que ia fazer um acordo com a coordenadora para que ela me demitisse, pois eu ia fazer o concurso novamente já que sempre foi o meu sonho ser policial.

Peguei o dinheiro da minha rescisão, investi totalmente em estudo, comprei um computador para poder estudar em casa e para minha felicidade em uma publicação no Facebook eu vi o Evandro falando em vídeo aquela frase clássica: ‘Filho, sai do Facebook e vai estudar por que sua vida tá uma merda!’

Procurei conhecer de onde ele era e foi aí que conheci o AlfaCon e minha vida começou a mudar para melhor. Comecei a estudar da maneira correta, fiz meu plano de estudo, segui as dicas do professores. Quando eu tinha dúvidas ia direto no material do AlfaCon, sempre estavam ali as respostas da maioria das questões. Material de qualidade.

Passei um perrengue do caramba! Só para vocês terem uma ideia: Não pude ir aos eventos que aconteceram aqui em Salvador porque eu não tinha nem mesmo o dinheiro do transporte. ‘Amigos’ e parentes me chamando de vagabundo, perguntavam que dia eu ia arrumar um emprego, e eu sempre continuei focado persistindo.

Estudava final de semana, feriado, dia santo… Os verdadeiros continuaram ao meu lado e me deram força. Às vezes eu ficava muito triste com a minha situação e assistindo as lives do Evandro, percebia que estava no caminho correto, meus resultados nos simulados começaram a melhorar e me sentia cada vez mais preparado.

Eu agradeço muito ao AlfaCon porque esteve sempre do meu lado até no momento que eu precisei que prorrogasse um mês a minha assinatura. O pessoal foi muito humilde e fez sem me cobrar 1 real sequer!

No dia 30/08/2017 peguei o resultado e fique na posição 77º em Salvador, um dos lugares mais concorridos do concurso.

Sei que é apenas um resultado preliminar, mas onde eu estou agora muitos queriam estar e quero continuar estudando porque se tem uma coisa que o AlfaCon me ensinou bastante foi nunca ficar em uma posição de conforto, sempre procurar o melhor porque eu sou capaz, e se fui capaz saindo do nada acredito que muitos também podem ser.

Eu disse para alguns amigos que não passaram que eles continuem tentando, pois a partir do momento, que eles focarem de verdade as coisas vão acontecer, muitos vão te abandonar, te chamar de louco por estar estudando final de semana, feriado, dia santo… Mas os poucos que ficarem ao teu lado nesse momento são que merecem estar para sempre .

Mais uma vez digo OBRIGADO ALFACON!!! Obrigado por terem me tirado do conformismo e me mostrado que eu posso mais!”


Nome: Ananda Rocha Lima
Idade:
24 anos
Cidade/Estado:
Itabetinga – BA
Colocação: 
4° lugar na região

“Meu nome é Ananda Rocha Lima, tenho 24 anos, sou de Itapetinga – BA e fui aprovada no concurso da PM BA. Sou formada em Pedagogia e decidi começar a estudar para concurso público para mudar de vida.

Estudo há dois anos para concurso público. Eu estudava diariamente, cerca de 4 horas por dia. Dediquei-me a estudar as matérias que sempre caem nos concursos, como, por exemplo, português, constitucional, administrativo e raciocínio lógico. Foi uma experiência árdua, contudo o resultado valeu muito a pena. Não precisei conciliar, pois somente estudava.

Estudei com o material AlfaCon. O que me manteve motivada foram as minhas dificuldades, fiz destas aliadas para que eu pudesse lutar pela aprovação. Abdiquei de várias coisas, como, por exemplo, dos amigos, dos passeios e festas e de qualquer outra coisa que pudesse tirar o meu foco.”


Nome: Harlei Nunes de Almeida
Idade:
28 anos
Cidade/Estado:
Cristópolis – BA

“Meu nome Harlei Nunes de Almeida, tenho 28 anos, sou de Cristópolis – BA e fui aprovado no concurso de Bombeiro Militar da Bahia. Estou cursando o penúltimo semestre de Gestão Financeira.

Comecei a estudar principalmente pela estabilidade financeira que o serviço público proporciona, além disso, há várias pessoas na minha família que já são servidores públicos, dessa forma sempre fui incentivado por eles a estudar para concursos públicos.

Quando eu resolvi fazer o concurso do CBM-BA, o edital já estava aberto, estudei pouco mais de um mês, porém já havia adquirido experiências em algumas matérias em concursos anteriores, o que me ajudou bastante. Estudava das 18h00 às 00h00 de segunda a sexta, nos finais de semana eu começava às 9h00 e ia até as 22h00. Como as específicas tinha grande peso, abdiquei das básicas e foquei apenas nas matérias específicas (o que não indico, deve-se estudar todas!). Foi meio arriscado, pois se eu fosse mal nelas não conseguiria a aprovação, mas como eu tinha pouco tempo até a prova, arrisquei e deu certo.

Precisei conciliar trabalho e estudo. Trabalho das 07h às 16h com 1h de intervalo para o almoço. Sempre que podia, no trabalho, respondia questões de provas anteriores, fazia revisões, assistia a vídeo-aulas, assim ia reforçando minha preparação. Aproveitei bastante os eventos FREE que os professores disponibilizavam no YouTube, no site, fazia algumas anotações, além da super revisão de 11h na reta final que foi essencial para minha aprovação. Sem dúvidas alguma eu indico o material do AlfaCon, é o melhor da atualidade, os professores realmente passam o que cai nas provas, nem mais, nem menos!

Estudar para concursos não é nada fácil, há sempre aqueles momentos de dúvidas, incertezas, e eu sempre procurava algo que me motivasse. E o que sempre me manteve motivado era a possibilidade de usufruir dos benefícios que o cargo público poderia me proporcionar, eu sempre pensava que aquilo era por pouco tempo. Além disso, eu sempre procurava vídeos motivacionais, lia, assistia a depoimentos de outros concurseiros que já passaram pelas mesmas lutas, só não podia era desistir, sempre tive fé em Deus, e se não fosse Sua intervenção não teria conseguido.

Não sou muito de sair pra festas, baladas, sempre preferi ficar em casa, dessa forma não precisei abdicar dessas coisas. Porém, tive que renunciar radicalmente aqueles momentos com a família, deixei de ir a alguns aniversários de parentes, de estar na companhia deles, não é fácil, mas eu sabia que isso seria temporário.

Atualmente estou solteiro e moro com a minha mãe. Sempre tive o apoio e incentivo da minha família para estudar (a maioria são servidores públicos, municipais, estaduais e federais) principalmente minha mãe, ela quem me dava todo suporte de que eu precisava. Antes desse concurso fui classificado no concurso do INSS – edital 2015, porém minha colocação ficou longe das vagas, além do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal – edital 2016, este fiquei excedente, onde aguardo uma possível convocação para as próximas fases. Essas duas “batidas na trave” foram essenciais para me manter confiante que minha aprovação era questão de tempo.        Comecei a estudar com edital aberto estudando apenas o conteúdo específico.

Conheci o AlfaCon pelo YouTube quando eu procurava vídeos motivacionais e encontrei o “Como estudar para Concursos”. A partir do momento que me cadastrei no site do AlfaCon e me inscrevi no canal do YouTube, sempre aproveitava os eventos FREE postados pelos professores e aulões ao vivo. Costumo dizer que o AlfaCon me mostrou de fato o mundo dos concursos, com dicas de estudos, a motivação do Evandro Guedes, não só neste concurso em que obtive aprovação, mas desde o início quando comecei a estudar para concursos. O AlfaCon é 1000!

A técnica de estudo que funcionou bastante comigo era a resolução de exercícios e questões de provas anteriores. Isso para mim foi essencial, nunca fui de fazer resumos, mapas mentais, nada contra, mas para mim era perda de tempo, uma vez que eu preferia estar resolvendo exercícios, assim eu conseguia fixar mais a matéria, além disso minha melhor forma de memorizar era a resolução repetidamente de questões comentadas.

Respondia as questões e lia os comentários daquelas que tinha errado ou que estava com dúvidas, fazia isso repetidamente até acertar todas, e às vezes, mesmo que eu tinha acertado lia o comentário para ajudar a fixar o conteúdo.

A maior dificuldade foi memorizar algumas matérias novas que não tinha visto, uma vez que o tempo até a prova era pouco. Mas foquei na resolução de questões comentadas dessas matérias.

Quando há uma preparação a longo prazo, sem edital aberto, acredito que faz bem na reta final dar uma relaxada. No meu caso, eu não tive esse privilégio, pois já comecei a estudar com edital aberto. Passei o sábado anterior à prova resolvendo questões, à noite fui a um aniversário de uma prima com alguns trechos de leis no celular e fiquei lendo enquanto a galera se divertia, acordei 2h antes da prova e dei aquela olhada rápida em algumas anotações que fiz, estudei até o último instante.

A grande falha foi não ter começado a me preparar antes. A resolução de exercícios teve bastante efetividade na minha preparação, sempre frisei isso aqui! Fiz questões até “sair sangue dos olhos”. O segredo é não desistir, confiar em si mesmo, estudar, estudar e estudar!

Não existe uma fórmula mágica. Estude da forma que se encaixa com você, se é por vídeo-aulas, se é por PDF, livros, etc. O concurseiro deve conhecer a si mesmo, suas limitações. Uma coisa é certa a aprovação virá e só não passa quem desiste.”


Nome: Lucas Vieira do Carmo
Idade:
21 anos
Cidade/Estado:
Cristópolis – BA

“Meu nome é Lucas Vieira do Carmo, tenho 21 anos, sou de Cristópolis – BA e fui aprovado no concurso de Bombeiro Militar da Bahia.              

Estou prestes a concluir o curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Comecei a estudar para concurso público como forma de mudança de vida e para alcançar a estabilidade, e claro, para a realização dos meus sonhos mais rapidamente.

Das várias disciplinas gerais eu estudei apenas português. No entanto, eu me dediquei a todas as disciplinas específicas. Bom, eu estudei em torno de dois meses para esse concurso, estudava duas matérias por dia, em torno de uma hora e meia cada disciplina. Em todo esse período, resolvi em torno de 700 a 1000 exercícios, fiz ainda 4 redações e sempre me preparando para os exames físicos.

Fazia faculdade pela manhã, a tarde eu dava aula. Após isso, eu chegava em casa e a partir daí ou eu iria para uma cidade vizinha praticar natação ou então iria correr e fazer barra. A partir das 20:00 é que começava minha rotina de estudos que durava até meia noite. Estudei com os conteúdos gratuitos do AlfaCon e Agora Eu Passo.

Quando estabeleço um objetivo na vida eu sempre fico motivado, mas ouve um período que eu desmotivei, algo em torno de 5 dias consecutivos. No entanto, após esse período, a garra voltou novamente, eu apenas tive uma conversa consciente comigo mesmo. Precisei abrir mão de muitas coisas. E um bom concurseiro deve saber dizer NÃO. Amigos que vinham na minha casa regulamente, eu os deixava falando com os meus pais para ir estudar.

Deixei de sair com os amigos, assistir filmes, séries. Deixei de ir em viagens com a família, almoço na casa de parentes, e muito mais. Mas cada NÃO valeu a pena. Sou solteiro, moro com os meus pais e de certa forma todas as pessoas que fazem parte do meu mundo, me apoiaram e compreenderam o meu distanciamento.

Nunca tinha feito um concurso público antes. Não tinha nem ideia de como era se preparar para um concurso público. Foi a partir dos ensinamentos do Evandro que minha vida mudou. Para esse concurso estudei com o edital aberto. Vi muitas dicas do Evandro e então, como um milagre, o edital abriu e eu só coloquei em prática os meus conhecimentos.

Conheci o AlfaCon através de um amigo que vivia falando, então pensei “isso deve ser importante”, após isso, fui no YouTube e comecei a me alimentar do conhecimento de cada mentor do AlfaCon. Eles me ajudaram a entender que no Brasil a única forma do pobre possuir estabilidade e uma vida prospera é através de concurso.

O AlfaCon me ajudou a preparar de forma simples e definitiva não só para o concurso atual mas para todos que eu ei de fazer. Meus métodos de estudo eram apenas leitura, revisão e exercícios. Não fiz simulados porque não tive como ter acesso a eles.

Minha maior dificuldade foi conciliar tudo o que já fazia durante o dia com os estudos. Deixei de procrastinar e apenas sentei, liguei meu notebook e comecei a estudar. E isso se repetiu por 88 dias consecutivos. Procurei sempre pensar positivo, e afirmei para o meu subconsciente que as questões foram feitas para mim e que até mesmo o tema da redação foi feito pensando em mim. Minha falha foi não ter revisado de forma efetiva os conteúdos do dia anterior e claro, não ter feito simulados. “Estuda que tua vida tá uma merda!” – Evandro Guedes.”

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes