Cebraspe: conheça as principais características da banca!
Conhecer o perfil da banca organizadora do concurso é essencial para obter melhor resultado na prova
Uma das mais antigas e famosas bancas organizadoras de concursos públicos é o Cebraspe, antes essa banca atuava com o nome de Cespe/UnB. Essa banca é temida por muitos concurseiros devido ao seu sistema de pontuação diferente e questões mais complexas. E, segundo nossos professores, ela é considerada uma das bancas mais difíceis mesmo, fazendo jus à sua fama.
Dessa forma, se o Cebraspe será responsável por organizar o concurso qual você deseja ser aprovado, é extremamente importante conhecer o perfil dele antes da prova para não ser surpreendido e, assim, obter um resultado melhor. Por isso, separamos as informações essenciais sobre a banca e como se preparar para os concursos organizados por ela.
👉Leia também: Como funciona o concurso público?
O que é a banca Cebraspe?
O Cebraspe, também conhecido como Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, é uma instituição brasileira especializada na organização e realização de concursos públicos, processos seletivos e avaliações educacionais. A organização é conhecida por seu rigor na condução desses processos e na maneira de medir o conhecimento/habilidades dos candidatos.
É reconhecido por desenvolver uma abordagem de avaliação conhecida como “certo ou errado”, que visa reduzir a subjetividade na correção e aumentar a transparência no processo de avaliação.
👉Leia também: Vunesp: conheça as principais características da banca!
Quais são as principais características da banca Cebraspe?
De acordo com o o professor e coordenador pedagógico do AlfaCon, Daniel Lustosa, essa banca tem três características marcantes:
- O Cebraspe tem duas formatações nas cobranças das questões. Uma delas é a forma padrão das demais bancas, ou seja, múltipla escolha. A outra seria “certo” ou “errado”. Nessa última, a banca faz uma afirmação ou negação no texto e o candidato deverá apontar na resposta se está “certo” ou “errado”;
- Sistema de pontuação em que uma questão errada anula uma questão certa, no formato de provas em que as respostas são “certo” ou “errado”;
- Presença de enunciado com várias questões baseadas nesse mesmo enunciado, nas provas de “certo” ou “errado”.
Como são as questões e a redação?
As provas no formato “certo” ou “errado” do Cebraspe, geralmente, contam com 120 questões, mas dependendo do concurso pode ter 100 ou 150. Já nos exames de múltipla escolha, a quantidade de questões vai de 60 a 80.
A banca costuma, também, avaliar os candidatos por meio de uma prova de redação. Os temas, por sua vez, podem ser técnicos, com assuntos sobre o cargo/área do concurso, ou de atualidades, parecido com os vestibulares.
👉Leia também: Veja exemplos de exercícios da banca Cebraspe
É possível chutar nas provas do Cebraspe?
De acordo com Lustosa, sim, é possível, especialmente nas provas de “certo” ou “errado”.
“Mas o concurseiro tem que estar muito consciente do que fez nas questões que ele tem certeza do gabarito para poder ajustar as respostas das questões que ele tem dúvidas”, destaca o professor.
👉Leia também: Como saber qual matéria priorizar para estudar?
Dicas para enfrentar as provas elaboradas pela banca!
Para quem vai prestar concursos realizados pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB), a principal dica do coordenador pedagógico do AlfaCon é: fazer muitas provas anteriores para saber como a banca pode cobrar as questões. Segundo ele, as “ideias se repetem bastante”.
Lustosa ainda orienta o candidato a ficar atento com as pegadinhas que podem aparecer nos enunciados, além de tomar cuidado com o “chute” nas questões que tem dúvidas.
E para complementar seus conhecimentos sobre a banca, assista ao vídeo abaixo com dicas preciosas de Evandro Guedes!
Qual a diferença entre a banca Cespe e Cebraspe?
A resposta é simples: não existe diferença. Isso porque no ano de 2013 o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação de Promoção de Eventos (Cebraspe) assumiu as atribuições da Cespe/UNB.