priorizar matéria
| |

Como saber qual matéria priorizar para estudar?

Você sabia que existem algumas matérias mais importantes do que outras em um edital e que priorizá-las pode te ajudar nos estudos? Entenda!

Quando se trata de concursos públicos, uma das principais preocupações dos candidatos é saber quais matérias devem receber maior atenção durante os estudos. Afinal, dedicar tempo e esforço para se preparar de maneira adequada é essencial para obter um bom desempenho na prova e garantir a aprovação.

É essencial entender que nem todas as matérias possuem o mesmo peso. Cada edital traz informações específicas sobre a distribuição de questões e o peso de cada disciplina. Saber identificar quais matérias são mais importantes e priorizá-las no seu plano de estudos pode fazer toda a diferença.

Neste artigo, vamos discutir como identificar as matérias mais relevantes em um edital e como organizar seus estudos de maneira eficiente, além de falar sobre quais são as disciplinas que costumam ser mais exigidas em concursos.


Como saber se alguma matéria é mais importante do que outras em um edital?

A primeira tarefa é analisar o edital do concurso que você pretende prestar, nele você encontra informações valiosas. No edital estará especificado a quantidade de questões e o peso de cada matéria.

No edital você, também, terá informações relacionadas à pontuação e à forma de avaliação que será realizada pela banca do certame em questão. Esses detalhes irão ajudá-lo a compreender quais matérias têm maior relevância na prova e merecem uma atenção especial durante seus estudos.

Leia mais: Edital Concurso Público: entenda a importância de ler


Como organizar as matérias para estudar?

A organização é a chave para otimizar seus estudos. Por isso, além de se atentar ao peso de cada matéria, é importante identificar quais são as suas maiores dificuldades e priorizá-las dentro de cada disciplina, começando pelas mais relevantes.

Feito isso, você consegue organizar as matérias de forma eficiente, criando um cronograma de estudos/plano de estudos, e dividindo seu tempo de maneira equilibrada, adequando-o às suas prioridades e disponibilidade de tempo para estudar.

Lembrando que, não é para negligenciar completamente as matérias com menor peso ou número de questões, pois elas também podem ser determinantes para alcançar uma boa pontuação geral.

Estabeleça metas diárias ou semanais e siga o plano de estudos disciplinadamente. Não deixe de revisar e consolidar o conhecimento das matérias em que você já possui maior afinidade. A revisão constante é essencial para fixar o conteúdo na memória.

Leia mais: Como organizar os estudos para concursos públicos?


Como saber qual matéria priorizar para estudar?

Embora as matérias mais importantes possam variar de concurso para concurso, existem algumas disciplinas que geralmente possuem maior destaque. Algumas dessas disciplinas estão presentes em todos os certames e, em geral, têm peso maior na nota final.

Essas disciplinas são elementares, conhecidas como matérias básicas, que você adquiriu ao longo do ensino fundamental e médio. Essas disciplinas são:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio lógico-matemático;
  • Matemática;
  • Física;
  • Geopolítica (História e Geografia do Brasil e do mundo, além da situação político-econômica global);
  • Informática.

Além disso, é interessante considerar o perfil do cargo e a área de atuação relacionada. Por isso, é importante ficar atento ao edital do certame!

Leia mais: Por quais matérias começar a estudar para concursos?


Confira a live do AlfaCon sobre como estudar para Concursos e aprenda a otimizar os seus estudos:

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes