Direito Penal é uma disciplina muito importante para quem está focado em concursos policiais
| |

Como estudar Direito Penal para concursos?

Confira quais são os temas mais cobrados em Direito Penal e entenda a melhor forma de absorver o conteúdo para concursos policiais

Direito Penal é uma disciplina muito importante para quem vai fazer provas de concursos da carreira policial. De acordo com o professor do AlfaCon Rogerio Dal Piva, essa matéria está presente em todos os certames para policiais de nível superior. Dois grandes exemplos de concursos que trazem questões sobre essa área do Direito são os da Polícia Federal (PF) e o da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Mas o que exatamente é o Direito Penal? Essa é uma área do Direito constituída pelas leis que definem as condutas humanas consideradas criminosas e estabelece as penas que serão aplicadas aos agentes infratores, sempre respeitando os princípios constitucionais.

👉Leia também: Direito Constitucional para concursos: dicas de professor

O que estudar?

O estudo do Direito Penal para concurso deve ter como referência o estudo da “Lei Seca”, ou seja, o estudo da legislação, todo o texto normativo. Embora haja um grande leque de conteúdos que possa ser cobrado nessa disciplina, os temas com maior frequência nos concursos policiais estão relacionados ao princípio da legalidade e crimes contra a Administração Pública

Aula começa aos 38:11 minutos

Qual é a melhor forma de estudar direito penal para concursos?

A melhor forma é a que você melhor aprende, não existe segredo, use videoaula, PDFs, livros, tudo que estiver ao seu alcance para aprender. Mas se você está iniciando os estudos de direito penal, é bom começar pelo início.

“Não adianta querer pular etapas, existe um processo de aprendizagem que deve ser respeitado, justamente por ser um conteúdo longo e teórico é necessário ir com calma e paciência.”

O professor ainda dá outras dicas para facilitar o ensino:

Além da leitura da letra da lei, ou seja, do texto normativo, é inteligente copiar o conteúdo em um caderno e resolver bastantes questões, isso facilita a memorização do conteúdo.”

Outra dica essencial do professor é sempre contar com um material atualizado e de qualidade para uma melhor compreensão do Direito Penal. 

Dal Piva finaliza como é importante lembrar de segui a Tríade do Ensino. A tríade do ensino segue os princípios que o aluno deve assistir as videoaulas, realizar anotações baseado no que for dito e com essas anotações realizar as revisões. Caso ainda sinta dificuldade deve repetir o processo até assimilação do conteúdo.

Com essas dicas você consegue turbinar o seu estudo, então não perca tempo, comece agora e saia na frente. E conte com o AlfaCon para qualquer etapa.

👉Leia também: Concurso Delegado SP: 552 vagas previstas

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

concursos previstos para 2024
CARREIRA ADMINISTRATIVA | CARREIRA MILITAR | CARREIRA POLICIAL | CARREIRA TRIBUNAL | Concurso Público | Notícias

Mais de 107 mil vagas em concursos públicos previstos para 2024!

São mais de 107 mil oportunidades em concursos públicos previstos para 2024: confira quais são elas e prepare-se! O número de concursos públicos e vagas disponíveis previstos para 2024 é grande. São diversas oportunidades para…