Gramática para Concursos
|

Gramática para concursos: dicas e exercícios GRATUITOS

Não tenha mais dúvidas sobre gramática para concursos, temos tudo que você precisa saber sobre classes de palavras

O conteúdo de gramática para concursos com certeza é um assunto bem extenso, mas separamos um tópico que com certeza já te ajudará a sair na frente de muitos outros concurseiros.

Aprenda agora sobre as estruturas das palavras e saiba identificar a diferença entre radical, afixos, desinência e vogal temática

Estrutura de palavras

As palavras são compostas por diferentes elementos que podem ser identificados e analisados. Esses elementos são:

RADICAL

O radical é a parte da palavra que contém seu significado básico e que geralmente não sofre alterações quando a palavra é flexionada.

🔹Por exemplo: o radical da palavra “amigo” é “amig-“, e é a partir dele que se formam outras palavras da mesma família, como “amizade”, “amigável” e “amigar”.

É comum o radical ser formado por uma ou mais vogais e consoantes que estão presentes na palavra-base. Em alguns casos, o radical pode ser formado por uma única letra, como o “r” em “amor”, ou por um grupo de letras que não é uma sílaba completa, como o “ch” em “chave”.

A partir dele, é possível acrescentar sufixos e prefixos para formar novas palavras.

🔹Por exemplo: ao acrescentar o sufixo “-dade” ao radical “amig-“, temos a palavra “amizade”. Já se acrescentar o prefixo “in-” ao mesmo radical, temos a palavra “inimigo”.

‼SE LIGA‼

Nem todas as palavras da língua portuguesa têm um radical bem definido. Algumas palavras são formadas por elementos que se fundem para formar um todo,

🔹Por exemplo: “guarda-chuva” ou “paraquedas”. Nesses casos, é possível identificar elementos que dão origem à palavra, mas não um radical propriamente dito.

👉Leia mais: Morfologia para concurso + ebook com mais de 1.500 questões: confira dicas de Língua Portuguesa

AFIXOS

Um afixo é uma unidade linguística que é adicionada a uma palavra para modificar seu significado ou sua função gramatical. Os afixos podem ser classificados em dois tipos principais: prefixos e sufixos.

Um prefixo se encontra no início de uma palavra, enquanto um sufixo é adicionado ao final.

🔹Por exemplo: o prefixo “des-” pode ser adicionado à palavra “fazer” para formar a palavra “desfazer”, que significa “desfazer algo que foi feito”. Da mesma forma, o sufixo “-ção” pode ser adicionado à palavra “construir” para formar a palavra “construção”, que se refere ao processo ou ao resultado de construir algo.

Alguns afixos podem ser usados para formar novas palavras a partir de outras já existentes, como no caso do sufixo “-dade” que é adicionado a adjetivos para formar substantivos abstratos, como “bondade” (bondoso), “felicidade” (feliz) e “amizade” (amigo).

Outros afixos podem ser usados para modificar o significado de uma palavra, como o prefixo “re-” que indica uma ação que está sendo repetida, como em “repetir” (fazer de novo) ou “rever” (ver novamente). Há também afixos que podem indicar tempo, modo, grau ou gênero, como os sufixos “-mente” (advérbio de modo), “-inho” (diminutivo), “-ão” (aumentativo) ou “-a” (feminino).

VOGAL TEMÁTICA

Vogal temática é uma vogal que é acrescentada no final de um radical, que tem o objetivo de indicar a conjugação de um verbo ou a flexão de um substantivo ou adjetivo. Ela é essencial para a formação de diversas palavras da língua portuguesa.

Ela pode ser nominal quando liga-se a um nome ou verbal quando liga-se a um verbo. Tenha sempre como base as vogais: A, E e O.

Imagem retirada da nossa aula gratuita sobre estrutura das palavras

Verbal

No caso dos verbos, a vogal temática tem a função de indicar a conjugação do verbo no tempo, modo e pessoa desejados.

🔹Por exemplo: “cantar”, a vogal temática é “a”, que indica que o verbo está no infinitivo. Já na palavra “cantamos”, a vogal temática é “a” novamente, mas agora indica que o verbo está conjugado na primeira pessoa do plural no presente do indicativo.

📍Observe: Estudar, perceber, partir.

  • A: caracteriza os verbos da 1° conjugação
  • E: caracteriza os verbos da 2° conjugação
  • I: caracteriza os verbos da 3° conjugação

👉Leia mais: Como estudar português para concursos?

Nominal

Quando pensamos em substantivos e adjetivos, a vogal temática é responsável por indicar o gênero e número da palavra.

🔹Por exemplo: “livro”, a vogal temática é “o”, que indica que o substantivo é masculino e singular. Já na palavra “livros”, a vogal temática é “o” novamente, mas agora indica que o substantivo é masculino e plural.

Imagem retirada da nossa aula gratuita sobre estrutura das palavras

Assista a aula sobre Estrutura de Palavras e tire todas as suas dúvidas!

DESINÊNCIA

As desinências são encontradas no final das palavras e apontam aspectos como tempo, modo, pessoa, gênero e número. Nas palavras verbais, as desinências são responsáveis pela conjugação verbal, indicando a pessoa que realiza a ação e o tempo em que ela ocorre.

Ou seja, de uma maneira mais resumida, as desinências tem por principal função indicar as flexões gramaticais das palavras.

Desinência Nominal

  • Gênero: masculino/feminino
  • Número: singular/plural

Obs: mesa, tribo, pires, lápis, ônibus são exemplos de palavras que não possuem flexões

Desinência Verbal (indicam flexões)

  • Número: singular/plural
  • Pessoa: 1°, 2° ou 3° pessoa
  • Modo: indicativo, subjuntivo ou imperativo
  • Tempo: pretérito, presente ou futuro

Desinências número-pessoais

Como o próprio nome já diz, indicam número e pessoa.

SINGULAR
  • 1° pessoa: O, I (estudo, falei)
  • 2° pessoa: S, STE, ES (andas, partiste, cantares)
  • 3° pessoa: U (falou)

Obs: 1° e 3° pessoas do singular geralmente não há desinência.

PLURAL
  • 1° pessoa: MOS (estudamos)
  • 2° pessoa: IS, STES, DES (falais, voltastes, olhardes)
  • 3° pessoa: M, RAM, EM, O (vendem, compraram, gritarem, pedirão)

👉Leia mais: Descubra como o concurso público pode te fazer mudar de vida

VOGAIS E CONSOANTES DE LIGAÇÃO

As vogais e consoantes de ligação adicionam entre o radical e os afixos para facilitar a pronúncia e evitar que ocorram encontros consonantais difíceis de pronunciar.

🔹Por exemplo: “amigo”, a vogal “i” é adicionada entre o radical “amig” e o sufixo “-o” para facilitar a pronúncia. Já em palavras como “aplicar”, a consoante “c” é seguida pela vogal “a” para evitar um encontro consonantal difícil de pronunciar.

Então, de maneira direta, as vogais e consoantes de ligação são sons que adicionados entre as palavras, procuram facilitar a sua pronúncia.

Vogais de ligação

As mais usadas são: E e I. Seu intuito é conectar duas palavras quando a última palavra termina em uma consoante e a primeira palavra começa com outra consoante

🔹Por exemplo: “ela gosta de dançar”, a vogal “e” é usada como uma vogal de ligação entre as palavras “gosta” e “de” para facilitar a sua pronúncia.

Consoantes de ligação

As consoantes que você encontrará com maior facilidade são: S e R. São utilizadas para conectar duas palavras quando a última palavra termina em uma vogal e a primeira palavra começa com outra vogal.

🔹Por exemplo: “o carro é azul”, a consoante “r” é usada como uma consoante de ligação entre as palavras “carro” e “é” para facilitar a sua pronúncia.

👉Leia mais: Áreas de Concurso Público: conheça qual carreira combina com você

Confira um resumo do conteúdo:

Gramática para concursos

TERMOO QUE É EXEMPLO
Radical
É a parte fundamental de uma palavra que carrega o seu significado central. Geralmente, é uma parte invariável da palavra que pode ser modificada por afixos.
Na palavra “amor”, o radical é “am-“
Afixo São elementos que são adicionados ao radical para formar novas palavras ou modificar o sentido da palavra original. Os afixos podem ser prefixos (antes do radical), sufixos (após o radical) ou infixos (no meio do radical, menos comuns em português).Prefixo: “des” em “desfazer”
Sufixo: “ção” em “criação”
Vogal TemáticaÉ uma vogal que ocorre em algumas palavras para indicar a flexão de gênero e número de substantivos e a conjugação de verbos. Geralmente é encontrada na última sílaba do radical.Na palavra “cantar”, a vogal temática é “a”
DesinênciasSão afixos que são adicionados ao final do radical para indicar flexões gramaticais, como número, pessoa, tempo, modo e aspecto em verbos, e gênero e número em substantivos e adjetivos.Em “falamos”, a desinência verbal é “-amos”
Vogais e Consoantes de Ligação São elementos inseridos entre partes de uma palavra para facilitar a pronúncia ou evitar encontros consonantais difíceis de pronunciar. Não alteram o significado básico da palavra.Na expressão “pão e vinho”, “e” é uma vogal de ligação.

Como aprender gramática para concurso?

Para você que procura aprender tudo sobre Língua Portuguesa, o AlfaCon que disponibiliza o melhor livro sobre gramática, Gramática de A a Z!

Seja você estudante de concurso ou não, com esse material, com certeza você sairá na frente de qualquer outro concorrente em qualquer prova.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes