Matemática básica para concursos: principais tópicos e questões comentadas
O professor do AlfaCon Marco Montavani afirma que mesmo quem não gosta ou tem muita dificuldade com matemática pode, sim, aprender a disciplina e obter bons resultados em concursos públicos
A dificuldade com a Matemática que pode ter origem lá no ensino fundamental pode se tornar uma nova dor de cabeça quando o concurseiro se depara com as cobranças da disciplina nos concursos públicos, seja para cargos de nível fundamental, médio ou superior. Mas, embora pareça difícil, é possível aprender e obter bons resultados, segundo os professores da área.
Para quem detesta a matéria, ou pior, em virtude das dificuldades que se arrastaram por toda a vida acadêmica ficou sem “a base” e ainda acredita ser impossível estudá-la, o professor da disciplina no AlfaCon Marco Mantovani dá algumas orientações e dicas de ouro para transpor essas barreiras.
“É verdade que a matemática é uma das matérias que mais assusta os concurseiros quando aparece em um edital. Mas com muito estudo e prática, é possível aprender a matemática básica e alcançar ótimas pontuações na disciplina em concursos públicos, mesmo sem a base ideal na formação“, disse Mantovani.
Nesta matéria, o Blog do AlfaCon e o professor Marco Mantovani vão te ajudar a se preparar para a prova na disciplina, apontar quais os principais tópicos a estudar e, no final, você saberá como dominar a matemática básica para concursos públicos.
O que é a matemática básica para concurso?
Muitos concurseiros não sabem exatamente o que pode ser considerado matemática básica para concursos. Por isso, o primeiro passo é esclarecer o que os editais querem dizer com esse termo. E, para resumir, podemos afirmar que matemática básica são os tópicos ensinado nos ensinos fundamental e médio.
Então, para sair na frente, quem vai prestar concurso público que exige matemática básica deve começar revisando matérias que integram o programa curricular desses segmentos. Para sanar qualquer tipo de defasagem, é preciso montar um bom plano de estudo e, com dedicação, alcançar os resultados desejados.
“Quem tem mais dificuldade tem que trabalhar mais. Assistir aulas, fazer os exercícios e treinar. Quanto mais exercícios fizer, melhor. Pegar exercícios resolvidos ou aulas de resolução de exercícios pode ajudar muito. Só a teoria não basta. Os livros com exercícios resolvidos do AlfaCon, como a apostila ‘Matemática de A a Z’ são ótimos”, orienta o professor Marco Mantovani.
Então, quem precisa começar a estudar matemática básica para concurso praticamente do zero deve iniciar revisando assuntos básicos, e só depois partir para os exercícios. Alguns dos tópicos que devem ser incluídos em um plano de estudos para esses primeiros passos são:
- Operações básicas: soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, expressões numéricas;
- Divisibilidade;
- Números primos;
- Fatoração completa;
- Interpretação de problemas matemáticos que envolvam as operações básicas;
- MDC (Máximo Divisor Comum) e MMC (Mínimo Múltiplo Comum);
- Frações (frações equivalentes, operações básicas com frações, expressões com frações, problemas envolvendo frações);
- Números decimais e operações;
- Sistema métrico decimal;
Como montar um plano de estudo de matemática básica para concurso?
A informação mais importante para montar um bom plano de estudo de matemática básica para concurso é saber quais são os tópicos que mais caem nas provas.
“O concurseiro precisa dominar os assuntos referente à prova que irá fazer. Por isso, quando conseguir fazer os exercícios sozinho, ou quando conseguir explicar para alguém como resolver os exercícios, o aluno estará pronto”, disse Marco Mantovani.
Embora alguns itens possam mudar, dependendo do cargo almejado, estes são os assuntos de matemática básica para concurso mais recorrentes em editais:
- Tópicos do Ensino Fundamental
– Sistema métrico decimal;
– Razão;
– Proporção;
– Porcentagem;
– Divisão proporcional;
– Área de figuras planas;
– Produtos notáveis;
– Fatoração algébrica;
– Regra de três simples e composta;
– Equações de 1º e 2º graus; - Tópicos do Ensino Médio
– Probabilidade;
– Noção de função;
– Análise combinatória;
– Matrizes e determinantes;
– Progressão aritmética e geométrica;
– Juros simples e compostos;
Leia mais: Macetes: conheça alguns macetes de matemática e seja aprovado
O que mais cai de matemática em concurso público?
A matemática, juntamente com o português, é uma disciplina das mais relevantes nos concursos públicos. O que significa dizer que construir uma boa base dá suporte e avanço a outras submatérias, como raciocínio lógico, estatística, matemática financeira, entre outras. Depois de construir, ou reconstruir, essa base na disciplina, o concurseiro pode dar um passo adiante na sua preparação.
“É preciso treinar toda semana e fazer os exercícios dos assuntos pedidos no edital. Ler a teoria, mas focar na resolução de exercícios. E não desistir, mesmo que pareça difícil. A matemática se torna mais fácil com treino e dedicação“, garantiu Marco Mantovani.
O Blog do AlfaCon lista, abaixo, os tópicos mais cobrados em matemática para concursos públicos. Com isso, você poderá facilmente montar um plano de estudos completo e estudar concentrado!
- Interpretação de problemas matemáticos que envolvam operações básicas;
- Porcentagem;
- Frações;
- Divisibilidade;
- Regra de três simples;
- Conjuntos com probabilidades;
- Razão e proporção;
- Princípio fundamental da contagem;
- Sistema métrico decimal;
- Produtos notáveis;
- Área de figuras planas;
- Juros simples e compostos;
- Matrizes e determinantes;
- Probabilidades;
- Equações do 1º e 2º graus;
- Progressão aritmética e geométrica;
- Números decimais e operações;
- Análise combinatória;
- Fatoração algébrica;