Exame médico

Exame médico para concurso: o que é cobrado?

Segundo lugar em número de reprovações, o Exame Médico é a fase eliminatória que pode definir se o candidato está apto ou inapto a ocupar o cargo em Concurso Público!

Os Exames Médicos são comuns ao mundo trabalhista, destacando a importância de um funcionário física e psicologicamente preparado para cumprir com suas atividades com destreza. 

No sistema de registro CLT – Consolidação das Leis de Trabalho, os chamados exames admissionais ou periódicos tem objetivo de verificar se o funcionário está apto a cumprir com sua função. Mas em concursos públicos, como funciona?

Leia mais: Áreas de Concurso Público: conheça qual carreira combina com você

O que é o Exame Médico para concursos?

A obrigatoriedade do exame médico para concurso faz parte da seleção dos candidatos, ou seja, eliminatória e geralmente fazem parte da segunda fase do concurso. Os exames são analisados por uma junta médica da banca examinadora, que decide se o candidato está apto.De cunho obrigatório e eliminatório, exames e avaliações de saúde dos candidatos são considerados indispensáveis, e geralmente precedem as demais fases após prova objetiva, fazendo parte do processo de seleção.A proposta é investigar se o candidato terá condições de cumprir as atribuições que o cargo exige. Os exames são diferentes e variam conforme a função ou cargo em questão. Dessa forma, teremos exames mais exigentes e outros mais básicos em diferentes concursos.Para de fato ser considerado apto e evoluir para as demais fases, é preciso o aval médico, sobre sua forma física e psicológica, enquanto o resultado negativo nos exames podem adiar o sonho de um concursando, isso é, o excluindo do concurso.

Qual a importância dos exames médicos para concursos públicos? 

O candidato aprovado só poderá tomar posse da sua função após ter sido julgado apto, em condições físicas e psicológicas. O exame de saúde faz justamente a função de seleção, garantindo que o classificado é capaz de exercer a profissão pretendida.Esta é uma exigência legal da Lei 8112,de 1990 que institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos. Previsão nos artigos 5º, IV, e 14 da Lei 8.112/1990 sobre a exigência em cargos públicos federais, de exames admissionais, a aptidão física e mental do classificado em exercer as atribuições ao cargo.Assim, é vedada à administração impor condições que não sejam razoáveis, ou que não guardem compatibilidade com as atribuições do cargo.

Confira o curso totalmente GRATUITO que o AlfaCon disponibilizou para você intensificar a sua preparação:

Fui reprovado na etapa médica, o que devo avaliar?

Uma eliminação deve ser informada a partir de um laudo com embasamento jurídico, contendo as razões bem explicadas.Duas coisas podem ser feitas em caso de reprovação, entrada no Recurso administrativo e Processo Judicial. O candidato que discordar deve buscar rever o edital e a orientação de um advogado. Mas quais os fatores mais comuns de reprovação?

  • Eliminação sem o devido laudo médico e embasamento jurídico da decisão;
  • Reprovação por doença ou condição que não interfere diretamente nas atividades que você irá exercer;
  • Erros médicos ou laboratoriais – nesse caso precisa ser comprovada a chamada “culpa de terceiros”;
  • Eliminação por doenças transitórias, uma vez que elas não são permanentes;
  • Laudos médicos emitidos em desconforme com as regras previstas no edital – nesse caso você também pode se defender com a tese “culpa de terceiro”;
  • Critérios de avaliação contrários ou diferentes dos descritos no edital;
  • Exames possuem validade. Isso mesmo. Você também precisa estar atento a esse prazo que pode ser de 90 para exames a 135 dias, com possibilidade de redução.

Quais exames médicos para concurso são cobrados?

Exames médicos para concursos públicos estão previsto no edital, variam entre o tipo de profissão, tal como exames das carreiras policiais serão distintos das carreiras administrativas.Mas, os exames possuem semelhança no que é mais comum, como exames de visão e clínico. A primeira fase é composta por exames clínicos e laboratoriais. Como:

  1. Pressão arterial;
  2. Presença de anemia;
  3. otorrinolaringológicas
  4. Índice de Massa Corpórea – IMC;
  5. Frequência cardíaca e respiratória;
  6. Psiquiátrica: avalia as condições emocionais e mentais;
  7. Oftalmológico: avaliam se o candidato precisa de óculos;
  8. Clínico Geral: avalia peso, altura, pressão arterial e até alguns sistemas como o cárdio-respiratório e digestivo;

Quais concursos cobram exame médico?

Cada edital, cargo ou função pública requer aptidões específicas e em alguns cargos os exame médico para concurso são avaliados com mais exigência do que em outros. Os exames admissionais são obrigatórios para todos os cargos públicos, e, em alguns exigidos exames médicos chamado de complementares, ou seja, específico daquele certame. Exames de agentes policiais são considerados muito específicos e diferem de outros concursos, como os da área administrativa, por exemplo. Devido a sua importância, a avaliação médica é obrigatória para TODOS os candidatos aprovados. Isso, significa que TODO concurso cobrará exame admissional, com exceções de pouquíssimos concursos municipais.

Como começar a estudar para concursos públicos? Acesse o Guia exclusivo e intensifique a sua preparação:

 Quais doenças reprovam em concursos públicos?

Está tudo certo para tomar posse do cargo após a aprovação, então você se depara com informações que podem reprovar no exame médico para concurso. Sim. EXISTEM DOENÇAS QUE REPROVAM e te impedem de conseguir a vaga.Principais causas de  eliminação:∙ Lesões na retina;
∙ Glaucoma;
∙ Processos inflamatórios nos olhos;
∙ Ulcerações;
∙ Traumatismo;
∙ Acuidade visual acima do exigido;
∙ Diabetes;
∙ Obesidade;
∙ Tireoide;
∙ Tímpano;
∙ Infecções crônicas;
∙ Agenesia das orelhas;
∙ Micoses;
∙ Doenças autoimunes;
∙ Doença de Chagas;
∙ Dependência de álcool ou drogas;
∙ Câncer;
∙ Doenças psiquiátricas;Atenção: a lista pode ser modificada conforme especificação de cada edital!

Leia mais: Edital Concurso Público: entenda a importância de ler

Concurso público cobra carteirinha de vacinação?

Vai prestar concurso e não sabe se é necessário comprovação vacinal contra a covid-19? Conforme Lei nº 13.979 , de fevereiro de 2020, os órgãos podem adotar a realização compulsória da vacinação e outras medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública. Segundo dados estatísticos, 70% da população já foi vacinada, e para reduzir os índices de mortes e infectados, é preciso que a população seja totalmente vacinada. Levando em conta que vários concursos foram adiados e até mesmo cancelados durante a pandemia, a documentação se faz fundamental e pode ser solicitada eventualmente.Uma parcela de concursos públicos, exigem apresentação do comprovante vacinal no dia da aplicação de provas, apesar de não ser um grande quantitativo, o comprovante de vacinação Covid-19 é uma EXIGÊNCIA LEGAL, e pode ser necessária para prestar a prova ou mesmo assumir a função pública; confira se é preciso nas exigências contidas no edital do concurso desejado!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes