Disciplina nos estudos

Como manter a disciplina no estudo?

Muitas distrações, não saber por qual matéria começar, não ter um cronograma. Todos esses são motivos que atrapalham sua disciplina no estudo, e por isso iremos agora te ensinar como resolver isso

Provavelmente você, assim como vários outros alunos, possuem uma certa dificuldade em manter a disciplina no estudo. São tantas notícias, vídeos e informações que chegam em nós de uma maneira tão rápida! 

Essa falta de disciplina pode ser causada por muitos motivos, sejam eles internos ou externos, mas que de uma maneira geral, geram a falta de concentração.

A disciplina no estudo começa quando você se obriga a manter uma rotina, fazer as coisas na hora certa para serem feitas! Por isso se liga nessas super dicas que você deve aplicar agora!

#1 – Defina metas claras

Realmente planejar o que será estudado é muito importante, mas você não pode colocar metas de estudo que sejam impossíveis de serem alcançadas.

Comece planejando um dia de cada vez, tendo em mente quantas horas dele você terá para se dedicar inteiramente para o estudo. Não sente para realizar seus estudos pensando no dia de amanhã ou matérias que estão atrasadas.

Neste momento, sua meta é apenas se preocupar em atingir a meta estabelecida. Às vezes pode ser 3 horas de estudo, em outro momento pode ser apenas 30 minutos entre um compromisso ou outro, mas dedique-se inteiramente a isso quando estiver estudando.

#2 – Crie um horário

Claro que cada pessoa tem uma vida diferente! Alguns estudantes conseguem apenas focar nos estudos e por isso possuem uma chance maior de sucesso.

Outros, por sua vez, têm de estudar e trabalhar, tendo um tempo menor para se dedicar. Contudo, em ambos os caminhos, temos a oportunidade de estabelecer horários para estudar e assim manter a disciplina no estudo.

Quando estabelecemos um horário fixo para estudar, nossa mente começa a ser “configurada” para uma melhor absorção de todo o conteúdo que colocamos como meta.

Procure realizar os estudos em um momento onde você renderá melhor, pode ser em qualquer momento do seu dia, contudo, deve ser na hora em que você está preparado para focar apenas nisso.

E quando você menos esperar, além de virar sua rotina, seu rendimento estará melhor que anteriormente apenas com essa simples mudança de horário. 

👉 Leia também: Concursos previstos para 2023: mais de 55 mil vagas serão abertas!

#3 – Elimine distrações

Hoje em dia temos muitas informações aparecendo de forma rápida e fácil. Televisão, celular, tablet, notebook, entre outros.

Primeiramente você deve ficar o mais longe possível das redes sociais, use esses aparelhos (tablet, celular e computador) como seu aliado. Veja videoaulas, use o celular para acessar PDFs sobre os assuntos e realizar anotações nestes arquivos.

Atualmente alguns aparelhos apresentam a possibilidade de ativar um modo “não perturbe”, onde o acesso a internet é desligado e o uso de aplicativos fica bloqueado, sendo assim a chance de se distrair é ainda menor.

Estudar é realizar um investimento para o seu futuro, então saiba que a hora que você senta para se concentrar nos estudos, a atenção deve ser 100% para isso.

Escolha um local adequado para isso, luzes frias, sem nenhum som externo, um quarto, biblioteca ou até lugares externos como parques, onde há a possibilidade de ficar em silêncio total.

#4 – Tenha um plano de estudo

O planejamento dos conteúdos é fundamental para que eles também não se tornem uma distração ou preocupação e sejam mais um motivo para não manter a disciplina nos estudos.

Faça um cronograma de quais matérias você irá se dedicar durante toda a semana, quais são mais importantes e quais são mais fáceis.

Quando se tem tudo isso pronto, seguir é o mais fácil, sem preocupações, apenas focar no que está proposto no seu planejamento de estudos semanal, ou até mesmo mensal quando você criar o hábito de fazer o cronograma para tudo que irá pautar sua leitura.

Faça sessões de estudo, não tente estudar durante várias horas sem um certo descanso pois seu cérebro não será capaz de memorizar tudo que está sendo proposto naquele dia.

Teste alguns métodos, pois além de você descobrir o que está funcionando melhor, aprenderá também a se conhecer. Assim, cada vez será mais fácil solucionar os problemas que possam vir a aparecer no seu cronograma ou em sua compreensão das disciplinas.

📚Aprenda a fazer um plano de estudos clicando aqui

#5 – Mantenha-se motivado com sua disciplina no estudo

Procure algum meio de se motivar para estudar, pense qual o seu objetivo, o que você almeja alcançar algum dia?

Realmente o ato de estudar não é a coisa mais prazerosa do mundo. Com certeza vemos aquela pilha de livros, videoaulas, PDFs e pensamos que seria muito melhor deitar e ver um filme ou até mesmo sair com os amigos.

Contudo não é isso que fará você mudar a sua vida, a dedicação fará com que todo o seu esforço seja recompensado lá na frente!

#6 – Seja consistente

Manter a disciplina nos estudos exige constância e dedicação. Por isso, você deve ter em mente que para colher os resultados lá na frente, deve plantar e regar seus objetivos agora.

Não adianta você planejar tudo mas não seguir, tudo que está fazendo agora é para melhorar sua vida futuramente, seja conseguindo o emprego dos sonhos ou melhorando financeiramente seu futuro.

Então seguir à risca tudo que está proposto para o seu dia, semana ou mês, é fundamental para que seu rendimento melhore, e por consequência, suas metas sejam alcançadas com mais facilidade.

Tenha sua rotina de maneira consistente, mesmo que difícil. Terão dias bons e ruins e claro que tudo pode ser modificado para que mesmo no seu dia ruim, consiga alguma coisa boa ao estudar, contudo, seja firme.

Aprendeu como melhorar a sua disciplina no estudo? Agora se liga nessa super dica

Agora que mostramos para você tudo que precisa para começar a melhorar o seu rendimento e disciplina no estudo, te indicamos aqui uma série de cursos totalmente GRATUITOS para que consiga alcançar todos os seus sonhos e mudar sua vida através de concurso público.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes