estudos on-line para concursos

5 dicas para estudar on-line para Concurso Público

Independentemente da área em que você deseja ingressar, estudar é indispensável para conquistar sua vaga

Concursos Públicos são extremamente concorridos e demandam bastante preparação e força de vontade do concurseiro. Segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e até anos de estudos, dedicação e tentativas fazem parte da jornada de quem tanto sonha em seguir alguma carreira na esfera pública.

Pensando nisso, nós do AlfaCon preparamos 5 dicas para que você, concurseiro, possa estudar on-line da melhor forma possível, pois o nosso objetivo é ver a sua conquista e ser parte dela.


Confira 5 dicas para estudar on-line para Concurso Público:

Crie um cronograma e uma rotina de estudos

Organizar o seu tempo e o que você precisa estudar são passos fundamentais na hora dos estudos. Busque informações sobre os editais (nós do AlfaCon sempre trazemos informações importantes sobre eles), leia o edital na íntegra, veja o que será cobrado na prova. 

Caso o edital ainda não tenha sido aberto, comece a estudar com base no último edital, só não espere o edital sair para começar a se preparar, é importante aproveitar o máximo de tempo possível para estudar.

Comece por matérias básicas, como Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Informática, Direito Constitucional e Direito Administrativo, pois são matérias comumente cobradas em provas.

Procure separar horários de estudo em que você possa evitar o máximo de distrações possíveis.

Mantenha o foco

Deixe o celular no modo “não perturbe” para desativar notificações que possam vir a distrair na hora de estudar on-line. O mesmo vale para o computador, ative o “assistente de foco” do Windows, assim você evita notificações e dispersões.

Evite usar o celular para checar redes sociais. A tecnologia proporciona coisas maravilhosas, como estudar on-line e em qualquer lugar, porém a tecnologia também possibilita o aumento de distrações, então use-a ao seu favor e não perca o foco.

Caso você seja o tipo de pessoa que se distrai com qualquer barulho, use fones abafadores de som. Se você se concentra melhor ouvindo música, opte por músicas instrumentais que irão te ajudar a se concentrar e lembrar do conteúdo quando associar o conteúdo às músicas.

Organize seu espaço de estudos

Ter um ambiente organizado contribui para uma melhor produtividade. O ideal é escolher um lugar livre de distrações, confortável, bem iluminado e que tenha somente o essencial para seus estudos on-line.

Saiba qual é o seu perfil de aprendizado e a melhor maneira de estudar

Existem 3 formas principais de aprendizado (cinestésico, auditivo e visual), confira cada um deles e formas de estudar para cada tipo a seguir:

Cinestésico: Você prefere abordagens mais práticas na hora do aprendizado, ou seja, você gosta de pôr a mão na massa. Algumas maneiras de absorver melhor o conteúdo na hora dos estudos são fazendo anotações em forma de desenhos ou mapas mentais e fazendo resolução de exercícios.

Auditivos: Você tende a reter informações com mais facilidade quando escuta e fala sobre o conteúdo. Participar de grupo de estudos para debater sobre os conteúdos ou lê-los em voz alta são formas de aprender o conteúdo de forma mais eficaz.

Visual: Você tende a aprender por meio de aulas e informações que são apresentadas visualmente e por meio de anotações. Anotações bem organizadas, flashcards, tabelas, gráficos, imagens são ferramentas que auxiliam no seu aprendizado.

Independentemente do seu perfil de aprendizado, recomenda-se o uso do Método Pomodoro, que consiste em fazer pequenas pausas entre os estudos. Pesquisas apontam que o cérebro humano consegue manter-se concentrado por, em média, 30 minutos. Você pode adaptar as pausas de acordo com o que funciona melhor para você, mas é importante fazê-las.

Não desanime

Parece algo simples, mas que faz toda a diferença. Como você já sabe, concursos públicos são concorridos e nem sempre a aprovação vai acontecer logo de primeira, então é de extrema importância continuar estudando, se dedicando e tentando, pois você só vai alcançar seu sonho se você realmente se esforçar e não desistir.


Dica bônus

Nós sabemos da importância de ter um material de qualidade na hora dos estudos, pensando nisso e na sua conquista, separamos um curso GRATUITO para você começar hoje mesmo a se preparar para concursos públicos.

ESTUDE COM QUEM JÁ APROVOU MAIS DE 250 MIL CONCURSEIROS!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes