como se acalmar antes de uma prova

Como se acalmar antes de uma prova?

As mãos começam a suar, o coração acelera, você mal consegue controlar a respiração, quem dirá ler e entender o que diz a sua prova! Tudo o que você quer saber é: como se acalmar antes de uma prova?! Já passou por isso? Se serve de consolo: você não é o único.

Nervosismo é um problema que aflige MUITOS concurseiros. 

Você já passou por isso?

Ficar ansioso ou nervoso antes de fazer uma prova de concurso público é normal. Mas também pode acabar sendo um problema caso você não consiga ter controle sobre suas emoções. Isso porque o seu desempenho pode não ser lá tão bom se não tiver calma para ler e resolver a prova.

Por que ficamos tão nervosos antes das provas?

Não existe uma única resposta para essa pergunta. Mas podemos citar algumas situações que podem te deixar mais nervoso antes de uma prova. 

A ansiedade e o nervosismo estão muito presentes quando criamos muitas expectativas. Isso quer dizer que, se você estiver com medo de ir mal na prova ou de não alcançar o seu objetivo, pode ser que você fique mais nervoso que o normal.

Em alguns casos, esse medo pode agir como uma espécie de trauma e criar uma bola de neve. Uma experiência de nervosismo muito grande em uma prova pode se transformar na própria causa de novos episódios de ansiedade. Ou seja, quando for fazer outros concursos, você pode acabar ficando nervoso simplesmente por ter medo de ficar nervoso

Por isso, a melhor forma de evitar essas situações é saber como se acalmar antes de uma prova! Pra isso, continue lendo este artigo.

Como controlar o nervosismo e a ansiedade?

Para conseguir controlar o nervosismo e a ansiedade é fundamental estabelecer uma rotina de estudo e cuidados pré-prova. 

  • Durma o suficiente: ficar sem dormir antes de uma prova importante é um erro que deve ser evitado com todas as forças. Quando ficamos sem dormir, nosso cérebro não consegue funcionar como devia e isso pode te afetar negativamente durante o concurso, gerando um nervosismo inconsciente. Por isso, o melhor a se fazer é dormir bem e pelo tempo que for melhor para você. 
  • Mentalize seu êxito: essa é uma forma muito eficaz de fortalecer sua confiança. Ao mentalizar que você está fazendo a prova com tranquilidade, seu cérebro pode interpretar que aquilo é uma realidade, o que pode ser muito bom para diminuir o nervosismo. 
  • Mantenha a calma: o estresse também pode ser um grande aliado do nervosismo. Por isso, é importante se manter calmo para conseguir pensar com clareza e realizar a prova mais tranquilamente. Para diminuir o estresse, faça exercícios de respiração, puxando o ar profundamente e depois soltando lentamente. 
  • Alimente-se bem: a boa alimentação faz toda a diferença antes de uma prova. Já imaginou passar mal ou ficar com aquela sensação de estômago pesado na hora da prova?! Isso tira o seu foco, reduz a sua concentração e, consequentemente, te deixar ainda mais nervoso. Por isso, opte por uma alimentação balanceada e leve nos dias que antecedem o seu concurso.
  • Pratique exercício físico: sabia que o exercício físico pode reduzir em até 60% a chance de desenvolver ansiedade? Estudos apontam que a prática controla a produção de hormônios, que mantêm a sua saúde em dia. Além disso, se exercitar também faz com que o seu rendimento aumente, imprescindível para o estudo; melhora seu sono, reduz estresse, melhora a autoconfiança… preciso dar mais motivos pra começar a se mexer hoje?!

Melhores exercícios para controlar a ansiedade

Os mais recomendados entre os especialistas são aqueles que precisam da sua atenção àquilo que está fazendo e exigem do corpo, que precisa de muito movimento. São eles:

  • Corrida
  • Caminhada
  • Natação
  • Ioga

Porém, se você já pratica alguma atividade, independente de qual seja ela, com certeza, já faz diferença.

Evandro Guedes, aprovado em 12 concursos públicos, já precisou lidar com o nervosismo pra conquistar tanto resultado, ninguém melhor do que quem tem experiência para te dizer o que pode funcionar, não é mesmo?

Assista ao vídeo:

Se nenhuma dessas recomendações for suficiente para se acalmar antes de uma prova, a melhor solução é procurar ajuda de um profissional, fazer terapia é indicado em qualquer caso.

Como se preparar para uma prova?

Além de seguir as sugestões acima, uma ótima dica de como se acalmar antes de uma prova é estar bem preparado para ela. E nisso o AlfaCon Concursos Públicos pode te ajudar!

Com rotinas de estudos ideais, os melhores professores do mercado, que sabem exatamente do que você precisa, isso porque já passaram pelo momento que você enfrenta. Juntos, eles acumulam mais de 50 aprovações em concursos de diferentes áreas.

Além disso, é essencial que você tenha direcionamento e materiais específicos para o concurso que você deseja, independente da carreira. O AlfaCon é o lugar certo para quem quer garantir o melhor desempenho nos concursos públicos

Não deixe seu sonho para depois! Com a nossa equipe você alcança seus objetivos e muito mais. 

Você pode até mesmo começar a sua preparação de forma GRATUITA, sabia disso? Clique aqui e dê o primeiro passo rumo à mudança da sua vida!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes