eleições concurso público

Ano de eleição: qual é o impacto no concurso público?

Entra ano eleitoral, sai ano eleitoral e a história é sempre a mesma: será que o serviço público vai acabar? Qual será o futuro dos servidores? Eleição X concurso público: o que muda?

Acalme-se! O concurso vai continuar SIM. 

De acordo com a legislação brasileira, nada impede que os concursos públicos sejam realizados em ano de eleição. Em alguns casos, apenas, a nomeação dos aprovados não pode ocorrer, como veremos a seguir, mas atenção: somente alguns casos, bem específicos.

Continue lendo pra entender.

Eleição e concurso público: Impedimentos pela legislação

Como citado anteriormente, o ano eleitoral não impede a realização de concursos públicos, mas pode impedir a nomeação de alguns aprovados. 

A ação pode ocorrer apenas nas esferas em que há eleições nos âmbitos federal e estadual, por exemplo 2022, sendo que a limitação deixa restrita a nomeação apenas no período dos três meses anteriores ao primeiro turno até a posse dos indivíduos eleitos. 

Isso acontece devido à necessidade de ofertar aos candidatos do concurso público as mesmas oportunidades que outros tiveram ao assumir o cargo em período em que não havia qualquer interferência política. 

Ou seja: o concurso é realizado e passa por todas as etapas normalmente, sem interferências. Apenas a sua nomeação pode levar alguns meses a mais para acontecer. O que importa é garantir a aprovação e preparação para assumir o tão sonhado cargo!

Exceções de impedimentos de concurso público em eleição

A legislação prevê, também, exceções para os impedimentos de nomeação no período dos três meses anteriores ao primeiro turno até a posse dos eleitos. É necessário, porém, autorização do Chefe do Executivo. 

Podem ser nomeados:

  • cargos necessários e indispensáveis à instalação ou funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais;
  • cargos do Judiciário, do Ministério Público Estadual e Federal, de todos os tribunais;
  • cargos dos Conselhos de Contas e de órgãos da Presidência da República, como a Advocacia Geral da União.

Realização de provas e publicação de editais

Os impedimentos em ano eleitoral são voltados apenas para a nomeação dos aprovados, ou seja, não há nada que impeça a publicação de editais, autorização de certames ou realização das provas. 

O Presidente da República e os concursos públicos

Cada presidente possui suas próprias propostas para os concursos públicos e ao decorrer de seus mandatos diversas mudanças podem ser feitas sobre o assunto. Durante o Governo Bolsonaro, por exemplo, o número limite de aprovados por concursos foi aumentado e algumas outras determinações foram estabelecidas. 

Isso quer dizer que os presidentes podem alterar regras para a elaboração de provas e até mesmo congelar alguns processos.

O que vai acontecer com os concursos depois das eleições?

Como ficam os estudos em ano eleitoral?

Como não há nenhuma limitação quanto à realização de concursos públicos em ano eleitoral, é importante que os concurseiros continuem com foco total nos estudos para conseguirem a aprovação. 

E o AlfaCon Concursos Públicos pode te ajudar a começar a estudar o quanto antes para que você não fique para trás. Aqui a nossa equipe está sempre preparada para te ensinar e dar todo o suporte necessário para que seu sonho seja realizado. 

Por isso, não perca tempo, seja ano eleitoral ou não, mantenha sua cabeça nos estudos!

Dê seu primeiro passo GRATUITAMENTE!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes