Concurso EEAR
| | | |

Como se preparar para o Concurso EEAR?

O coordenador da área de Carreiras Militares do AlfaCon, Rogério Dal Piva, dá orientação aos candidatos na preparação para o Concurso EEAR!

Um dos caminhos possíveis para ingressar na Aeronáutica é obter aprovação na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Para isso, o candidato deve se destacar em relação à concorrência, que é acirrada. No concurso realizado para o ingresso no curso de formação para CFO, no ano de 2023, foram cerca de 39.573 inscritos. Ou seja, a preparação de quem pretende conquistar uma vaga deve ser intensiva, bem feita e completa.

Com a publicação do edital para a realização do novo concurso EEAR, chegou o momento de montar um planejamento de estudos ideal. De acordo com o coordenador da área de Carreiras Militares do AlfaCon, Rogério Dal Piva, esse planejamento deve ser formado, basicamente, por revisão dos conteúdos expressos no edital e muitos exercícios de questões anteriores para conseguir se familiarizar com a banca organizadora.

Coordenador das Carreiras Militares do AlfaCon, Rogério Dal Piva

👉Leia também: Novo Concurso EEAR: confira o edital!


Como é realizado o Concurso EEAR?

O concurso de admissão à EEAR é composto por várias etapas seletivas, realizadas nesta ordem:

O exame de escolaridade, com caráter eliminatório e classificatório, é composto por provas escritas das seguintes disciplinas:

Os candidatos respondem a 96 questões, sendo 24 perguntas para cada disciplina. Apenas aqueles que forem aprovados nesse exame poderão se submeter à segunda fase do concurso. O mínimo que se deve acertar para aprovação nessa etapa é 50% das questões de cada matéria proposta.

👉Leia também: Concurso Aeronáutica: tudo o que você precisa saber sobre a EEAR


Como estudar para a prova da EEAR?

O professor, Rogério Dal Piva, chama atenção para o fato de, em concursos militares, não haver uma disciplina “mais importante”, que deva ter uma maior atenção no planejamento de estudos. Isso porque para ser aprovado é preciso acertar 50%, no mínimo em cada uma das provas.

Dal Piva ainda frisou que o candidato deve pensar e se concentrar em cada etapa do concurso na medida em que ele é aprovado. As exceções são para as provas escritas e o exame físico.

“O teste físico é muito importante e, para quem estuda, fazer exercícios ajuda a manter a saúde mental”, disse Rogério Dal Piva, que ofereceu orientações sobre sua preparação para o Concurso EEAR:

Responder a provas antigas

  • Fazer questões por meio de exercícios ou simulados de provas antigas do concurso da EEAR trará facilidade técnica para responder às 96 questões da primeira etapa do concurso no tempo disponível para o exame.

Revisar conteúdos

  • A preparação teórica para o exame consiste em, basicamente, estudar e revisar as disciplinas e conteúdos abordados durante o Ensino Médio. Por isso, foque principalmente nas disciplinas onde tem mais dificuldade e exercite mais aquelas de conteúdo assimilado.

Fazer exercícios físicos

  • Treinar diariamente para elevar o condicionamento físico vai ajudar na preparação para a prova física e também a melhorar na compreensão dos conteúdos estudado. Afinal, corpo são, mente sã!

Organizar documentos

  • Todos os documentos necessários para a etapa de validação de documentos devem ser separados com antecedência. Alguns demandam prazos para ficarem prontos, mas há tempo hábil para providenciar – serão seis meses até chegar o momento de tê-los em mãos.

Agora que você já conferiu as dicas do nosso Coordenador de carreiras militares do AlfaCon, Rogério Dal Piva, comece agora mesmo a sua preparação para conquistar uma vaga no Concurso EEAR.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes