Concurso EEAR: Como se preparar para a prova?

333

O coordenador da área de Carreiras Militares do AlfaCon, Rogério Dal Piva, dá orientação aos candidatos na preparação para a prova do concurso EEAR

Um dos caminhos possíveis para ingressar na Aeronáutica é obter aprovação na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Para isso, o candidato deve se destacar em relação à concorrência, que é acirrada. No ano passado, o Concurso EEAR reuniu mais de 36.400 inscritos.

A preparação de quem pretende conquistar uma vaga deve ser intensiva, bem feita e completa. Uma boa estratégia é fazer cursos preparatórios, como o Curso Gratuito para o EEAR do AlfaCon, que tem sido uma ótima opção para quem procura praticidade e eficiência.

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso EEAR: Escola de Especialistas da Aeronáutica – Força Aérea Brasileira

A cerca de dois meses e meio da primeira etapa da seleção, com a prova escrita, o momento é de montar um planejamento de estudos ideal. De acordo com o coordenador da área de Carreiras Militares do AlfaCon, professor Rogério Dal Piva, esse planejamento deve ser formado, basicamente, por revisão dos conteúdos expressos no edital e muitos exercícios de questões anteriores para conseguir se familiarizar com a banca organizadora.

“O momento é de pisar no acelerador. O aluno precisa identificar as matérias onde tem mais dificuldade. e normalmente acontece com Física e Inglês. Deve, então, se concentrar mais no estudo dessas disciplinas.

Como o concurso EEAR tem menos matérias no programa, é possível dedicar pelo menos um dia da semana integralmente para revisar e aprender algum conteúdo dessa disciplina onde é fraco, e ainda conseguir revisar e realizar exercícios das outras disciplinas”, orientou Dal Piva.

👉 Leia mais: Concurso Aeronáutica: tudo o que você precisa saber sobre a EEAR

Como é realizado o Concurso EEAR

O concurso de admissão à EEAR é composto por várias etapas seletivas, realizadas nesta ordem:

  • exame de escolaridade
  • inspeção de saúde
  • exame de aptidão psicológica
  • teste de avaliação de condicionamento físico
  • procedimento de heteroidentificação complementar
  • validação documental

O exame de escolaridade, com caráter eliminatório e classificatório, é composto por provas escritas das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Matemática
  • Física

Os candidatos respondem a 96 questões, sendo 24 perguntas para cada disciplina. Apenas aqueles que forem aprovados nesse exame poderão se submeter à segunda fase do concurso. O mínimo que se deve acertar para aprovação nessa etapa é 50% das questões de cada matéria proposta.

👉 Leia mais: Concurso Aeronáutica abre inscrições para 314 vagas de sargento

Como estudar para a prova da EEAR

O professor Rogério Dal Piva chama atenção para o fato de, em concursos militares, não haver uma disciplina “mais importante”, que deva ter uma maior atenção no planejamento de estudos.

Isso porque para ser aprovado é preciso acertar 50%, no mínimo em cada uma das provas. “A estratégia é saber qual disciplina mais aperta para o aluno, onde ele tem menor rendimento, e aí aprofundar os estudos nesse conteúdo”, disse o professor do AlfaCon.

Dal Piva ainda frisou que o candidato deve pensar e se concentrar em cada etapa do concurso na medida em que ele é aprovado. As exceções são para as provas escritas e o exame físico.

“Tanto para as provas escritas quanto para o teste físico, o aluno tem que se preparar com antecedência. Quem ainda não começou a treinar para estar bem condicionado na hora do exame, deve começar agora, enquanto está estudando para concurso.

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso EEAR: Unificado – EsPCEx/ ESA/ EEAR

O teste físico é muito importante e, para quem estuda, fazer exercícios ajuda a manter a saúde mental”, disse Rogério Dal Piva, que ofereceu uma orientações para o prepara para o concurso da EEAR:

  • Responder a provas antigas

Fazer questões por meio de exercícios ou simulados de provas antigas do concurso da EEAr trará facilidade técnica para responder às 96 questões da primeira etapa do concurso no tempo disponível para o exame.

  • Revisar conteúdos

A preparação teórica para o exame consiste em, basicamente, estudar e revisar as disciplinas e conteúdos abordados durante o Ensino Médio. Por isso, foque principalmente nas disciplinas onde tem mais dificuldade e exercite mais aquelas de conteúdo assimilado.

  • Fazer exercícios físicos

Treinar diariamente para elevar o condicionamento físico vai ajudar na preparação para a prova física e também a melhorar na compreensão dos conteúdos estudado. Afinal, corpo são, mente sã!

  • Organizar documentos

Todos os documentos necessários para a etapa de validação de documentos devem ser separados com antecedência. Alguns demandam prazos para ficarem prontos, mas há tempo hábil para providenciar — serão seis meses até chegar o momento de tê-los em mãos.

👉 Leia mais – Concurso Aeronáutica EEAR: o que revisar antes da prova para sargento?

41 Comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here