O professor da área de carreiras policiais do AlfaCon Lucas Fávero traz dicas importantes para os interessados no concurso GCM Londrina PR iniciarem os estudos desde já
| | |

Concurso GCM Londrina PR: como estudar desde agora

O professor da área de carreiras policiais do AlfaCon Lucas Fávero traz dicas importantes para os interessados no concurso GCM Londrina PR iniciarem os estudos desde já

Autorizado desde o dia 5 de outubro último, o concurso para a Guarda Civil Municipal de Londrina, no Estado do Paraná, já vem chamando atenção de muitos concurseiros. A expectativa é que o município defina a banca organizadora até fevereiro e o edital seja publicado em março de 2022, a fim de realizar as contratações até o fim do ano.

O último processo seletivo para o cargo, que exigiu escolaridade no ensino médio completo, foi realizado em 2012, com organização própria. O processo seletivo foi composto por seis etapas:

  1. Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
  2. Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório
  3. Avaliação Psicológica (Perfil Profissiográfico e Porte de Arma), de caráter eliminatório
  4. Investigação de Conduta, de caráter eliminatório
  5. Exames Médicos, de caráter eliminatório
  6. Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO: Guarda Civil Municipal da Prefeitura de Londrina 

A prova objetiva contou com 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada (A, B, C, D, E), das quais somente uma estava correta. Foram cobrados conhecimentos nas seguintes disciplinas:

Quem pretende se candidatar deve iniciar os estudos desde já. O Blog do AlfaCon ouviu o professor Lucas Fávero para ajudar os futuros candidatos a criar um planejamento de estudos pré-edital, que fará uma grande diferença mais à frente.

“A tendência é que o último edital seja utilizado como parâmetro para iniciar os estudos. Como edital similar, pode-se adotar os utilizados para concursos federais (PF, PRF e DEPEN), mas somente nos pontos em comum”, explicou Fávero, que deu ainda mais algumas dicas de estudos.

 👉 Leia mais: Concurso público: O que faz um guarda municipal?

Concurso GCM Londrina: confira salário, jornada de trabalho e atribuições

O salário inicial para Guarda Municipal de Londrina é de R$ 3.042,28. O valor é composto pelo vencimento básico, assiduidade, auxílio alimentação e adicional de risco de vida. A jornada de trabalho tem carga horária de 36 horas semanais, em regime de 3 plantões de 12 horas.

Entre as principais atribuições do cargo estão:

  • proteção dos patrimônios públicos
  • proteção dos servidores
  • patrulha Maria da Penha
  • fiscalização da Lei Seca, da lei do silêncio e do trânsito
  • ronda em apoio as demais forças policiais

Para se candidatar, o interessado deveria ter, pelo último edital: certificado de conclusão do Ensino Médio (2º grau completo), expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo órgão competente e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A e B ou A e superior.

💡📚 Confira os nossos cursos gratuitos do para Guarda Municipal em vários municípios

O que estudar para a prova objetiva do concurso GCM Londrina?

De acordo com o professor das carreiras policiais do AlfaCon Lucas Fávero, duas disciplinas costuma ser de vital importância para se obter êxito em concursos públicos para a área. “É imprescindível o bom domínio das disciplinas Português e Informática“, orientou o especialista.

Dessa maneira, quem está acompanhando o andamento do concurso até a divulgação do edital já deve iniciar os estudos a partir dessas duas disciplinas básicas, que podem fazer uma grande diferença na pontuação final do candidato que se dedicar com afinco.

“Mas deve-se levar em consideração o edital de 2012, onde o peso maior ficou com as questões envolvendo Direito, totalizando 20 questões. Portanto, esse núcleo de noções de direito, português e informática, devem ter atenção redobrada“, alertou o professor Lucas Fávero.

Quanto à melhor estratégia de estudos neste período pré-edital, Fávero acredita que não há qualquer diferença na elaboração de um plano de estudos normal. De acordo com o professor, o indicado é dividir a preparação entre teoria e prática de exercícios.

Como o concurso anterior foi organizado pela própria prefeitura, e ainda não foi definida a banca organizadora para este novo certame, Fávero orienta que os concurseiros busquem questões de prova para essa mesma área, em bancas variadas.

“A prefeitura pode optar pela COPS UEL ou até mesmo a UFPR. Mas para esse período de preparação pré-edital, o candidato pode resolver questões da FCC, FGV e/ou IDECAN“, indicou o professor Lucas Fávero.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes