| | | |

Concurso PF: ANEPF defende criação do cargo Oficial de PF

Concurso PF: unificação dos cargos de Agente e Escrivão visa modernizar a PF e valorizar os servidores. Saiba mais!

A expectativa para o novo edital PF 2025 está cada vez maior, e novas propostas estão surgindo. A mais recente envolve a possível criação do cargo de Oficial de Polícia Federal (OPF), a partir da unificação dos cargos de Agente PF e Escrivão PF. A proposta foi apresentada pela Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal (ANEPF), que acredita que a medida pode modernizar a corporação e valorizar ainda mais seus servidores.

SAIBA TUDO SOBRE O CONCURSO PF AQUI!

Segundo a ANEPF, a distinção entre Agente e Escrivão já não acompanha a realidade das investigações atuais, que estão cada vez mais digitalizadas e integradas. A Associação defende que a unificação vai tornar o trabalho mais eficiente, promovendo economia de recursos e maior agilidade nas operações.

Outro argumento relevante é a valorização do cargo de Escrivão PF, que teve parte de suas atribuições automatizadas. Com a fusão, haveria uma redistribuição de funções e maior reconhecimento profissional. Essa mudança já foi implementada com sucesso em algumas Polícias Civis, como no Espírito Santo e Ceará, o que fortalece o argumento da ANEPF.

“A criação do Oficial de Polícia Federal (OPF) é mais do que uma mudança administrativa: é um passo essencial para a eficiência e valorização da Polícia Federal no século XXI.”

A proposta também foi divulgada nas redes da Associação: “Seja pela unificação com o cargo de Agente (criando o Oficial de Polícia Federal – OPF) ou pela transformação das atribuições atuais, a ideia é tornar a PF mais eficiente, integrada e preparada para o cenário digital de hoje.

Situação do edital PF 2025

O concurso PF está com mil vagas autorizadas e pode ser publicado ainda no primeiro semestre. As oportunidades serão para os cargos de Agente, Escrivão, Delegado, Perito e Papiloscopista. A banca ainda não foi confirmada, mas a Cebraspe é o mais cotada, já que foi escolhido para o concurso PF administrativo.

Acompanhe o blog do AlfaCon Concursos Públicos para mais novidades e prepare-se para garantir sua vaga!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes