concurso publico tatuagem
|

Concurso público: tatuagem pode eliminar o candidato?

Hoje em dia boa parte das pessoas, principalmente jovens, possuem tatuagens. O que antes era uma característica negativa, se transformou em uma maneira de eternizar momentos e de se expressar. Mas muitos concurseiros ainda ficam com medo desse ser um pré-requisito de eliminação em provas de concurso público. Afinal, concurso público e tatuagem funcionam juntos? 

Pode fazer concurso quem tem tatuagem?

A resposta é animadora para quem sonha com o cargo público e tem tatuagens. Sim! Quem tem tatuagem pode sim fazer concurso. 

As bancas avaliadoras devem levar em consideração que a tatuagem não atrapalha o exercício da função. Além disso, desde 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que os editais não podem estabelecer qualquer restrição a pessoas com tatuagem. 

Quem tem tatuagem pode prestar concurso policial?

Mesmo que ainda exista o estereótipo de que carreiras policiais – militares, bombeiros e etc – não permitem pessoas tatuadas, a ideia está errada. Assim como para outros concursos públicos, a tatuagem é permitida por decisão do STF. 

Mas, isso não quer dizer que não existam limitações quanto ao desenho que está tatuado. Continue no artigo, nós te mostraremos todos os detalhes. 

Quais tatuagens policiais não podem ter?

Como já citamos aqui, o STF determinou que a tatuagem não pode ser um requisito eliminatório nos concursos, porém essa decisão também apresenta algumas exceções em relação ao tipo de tatuagem. E isso não cabe somente aos policiais, já que é aplicado aos candidatos de todos os editais.

De maneira geral, as tatuagens não podem: conter obscenidades, ideologias terroristas, discriminatórias, que preguem a violência e a criminalidade, discriminação de raça, credo, sexo ou origem e temas contrários às instituições democráticas. 

Alguns exemplos de tatuagens que podem impedir que alguém exercite uma função pública: tatuagens que fazem referência a organizações ou condutas criminosas, como “157” ou “121”, relacionados aos crimes de roubo e homicídio, e tatuagens de palhaços, que dependendo do contexto podem indicar a promoção criminosos assassinos de policiais.

Como se preparar para concurso?

Agora que você já sabe: com ou sem tatuagem o concurso público pode ser uma realidade pra você, vamos pensar no mais importante: como se preparar para a prova? 

Bom, se você ainda não tem um cronograma de estudos e não sabe bem por onde começar, o AlfaCon é o lugar ideal para você! 

Por aqui você se prepara com os melhores profissionais do mercado. E ainda fica sabendo de todos os concursos públicos que ainda aceitam inscrições. 

E aí vai uma curiosidade pra você, sabia que existem concursos de diferentes áreas, para todos os gostos e níveis de escolaridade? Não tem desculpa pra deixar seu estudo de lado. Concurso público é garantia de um futuro melhor pra você e para quem está à sua volta.

Qual é o seu sonho? Comprar um casa? Um carro? Quem sabe fazer uma viagem! Tudo isso pode se tornar realidade. O AlfaCon te leva até a aprovação, já fez isso com mais de 233 mil pessoas. Você pode ser o próximo!

Dê o primeiro passo rumo à sua mudança de vida de forma GRATUITA!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes