Concurso PC PA: mais de 1.400 vagas serão ofertadas

12081

Por meio das redes sociais da Polícia Civil do Pará, foi divulgado o quantitativo de vagas para novo certame.

Serão 1.495 vagas no total, separadas em: 265 para Delegado, 252 para Escrivão, 818 para Investigador e 160 para Papiloscopista.

A comissão julgará as propostas técnicas e comerciais das empresas interessadas em organizar o certame. Tudo indica que o edital do concurso da Polícia Civil do Pará está próximo de ser publicado.

Último concurso 

O último edital do concurso PC PA foi em 2016. A banca contemplada para realizar o certame foi a FUNCAB. Os cargos contemplados foram os de delegado, investigador, escrivão e papiloscopista. As vagas foram divididas da seguinte forma:

  • 150 vagas para delegado;
  • 300 para investigador;
  • 180 para escrivão e;
  • 20 para papiloscopista.

Confira a análise dos últimos certames que preparamos para você:

Neste artigo fizemos uma análise completa das disposições do último edital para você ficar ligadinho! =) Aproveitem!

Informações técnicas:

  • ORGÃO: PC
  • ESTADO: PA
  • CARGOS: Investigador e Escrivão
  • STATUS: Inscrições encerradas
  • VAGAS: 300 para investigador e 180 para escrivão
Tabela das últimas vagas do concurso PC PA
Vagas último concurso PC PA

 

Requisitos PC PA

Para ambos os cargos é exigido nível superior completo em qualquer área de formação, sendo que para investigador ainda é exigida Carteira Nacional de Habilitação válida.

Carga Horária

Integral, com exclusiva dedicação às atividades do cargo, com jornada semanal de 40 Horas, respeita as peculiaridades do cargo, podendo ser convocado a qualquer tempo, a critério da Administração da Polícia Civil-PA.

Remuneração:

Tabela de Remuneração concurso PC PA
Remuneração concurso PC PA

Detalhes do último concurso PC PA

 

  • BANCA ANTERIOR DO CONCURSO PC PA: Fundação Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
  • VALIDADE DO CONCURSO: 01 ano podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.
  • DATA DA PROVA:A prova foi realizada em 11/09/2016, no turno matutino.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

A seleção de que trata o Edital será realizada em 02 Etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, conforme especificado a seguir:

1ª ETAPA:

A 1ª (primeira) etapa será realizada sob a responsabilidade da Fundação Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB – abrangendo as 05 (cinco) seguintes subfases:

  1. Prova Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Prova de Capacitação Física, de caráter eliminatório;
  3. Exame Médico, de caráter eliminatório;
  4. Exame Psicológico, de caráter eliminatório;
  5. Investigação Criminal e Social, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Polícia Civil do Pará.

    Prova Objetiva de múltipla escolha Concurso PC PA

    – 1ª (primeira) Subfase da 1ª (primeira) Etapa e será realizada em 04 Municípios do Estado do Pará, a saber, Belém, Marabá, Altamira e Santarém, conforme escolha do candidato no momento da inscrição.
    Já as demais subfases dessa 1ª etapa serão realizadas em Belém.

  6. A 2ª (segunda) Etapa corresponde ao Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Polícia Civil do Estado do Pará, a ser realizado e ministrado pela Academia de Polícia Civil/IESP, em suas instalações no Município de Marituba/ PA.
  7. Obs.: Este Concurso Público não visou à formação de cadastro de reserva.

    DAS PROVAS: 

    A Prova Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, conterá questões das áreas de conhecimento, conforme quadro abaixo:00000000

À Prova Objetiva será atribuído valor máximo de 10  pontos.
As disciplinas de Direito Penal e Processual Penal possuem um peso maior na sua prova, atente-se!
As questões de múltipla escolha conterão 05  alternativas (A, B, C, D e E), das quais haverá uma única resposta correta.

DA HABILITAÇÃO:

Será considerado habilitado para a subfase seguinte da 1ª etapa o candidato que:

1) Estiver entre as 900 melhores pontuações para Investigador e 540 melhores para Escrivão.
2) Pessoa com Deficiência (PcD) que estiver entre: as 45 melhores pontuações no cargo de Investigador de Polícia e 27 melhores pontuações no cargo de Escrivão de Polícia

  • PROVA DE CAPACITAÇÃO FÍSICA:
    Realizará a Prova de Capacitação Física, de caráter eliminatório, somente os candidatos aprovados na subfase anterior (Prova Objetiva). Compreenderá as seguintes avaliações e ordem de execução dos exercícios:

a) Teste de Flexo-extensão de cotovelos (Apoio).

b) Teste de abdominal.

c) Teste de corrida de 12 (doze) minutos.

d) Natação.

  • OBS.: Serão concedidas duas tentativas ao candidato, exceto para o exercício de Corrida. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa será de, no mínimo, 15 (quinze) minutos. Ao resultado da Prova de Capacidade Física não serão atribuídos pontos ou notas, sendo o candidato considerado APTO ou INAPTO, de acordo com as exigências mínimas estabelecidos no edital.
    EXAME MÉDICO:

    Os exames médicos, de caráter eliminatório serão aplicados somente aos candidatos aprovados na subfase anterior (Prova de Capacitação Física) e objetivam aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para desempenhar as tarefas típicas do cargo. Os exames médicos irão se destinar à verificação, mediante exame clínico e análise dos exames complementares, da existência ou da preexistência de doenças, de sinais e/ou de sintomas que inabilitem o candidato para o exercício do cargo.

  • EXAME PSICOLÓGICO:

    A bateria de Exame Psicológico é composta por testes nas áreas de desempenho intelectual, aptidões cognitivas e personalidade, além de um questionário estruturado, que será um instrumento complementar de informação e avaliação da condição de desempenho apresentada pelo candidato.

    >> Confira o curso para a PC PA – clique aqui! 

    Confira abaixo:

    0000000000000000

Níveis de exigência:

1)Extremo baixo

2) Médio inferior

3)Médio

4)Médio superior

5)Extremo alto

Será considerado APTO o candidato que apresentar, no momento da avaliação, características psicológicas compatíveis com os níveis de exigência solicitados no quadro acima para o exercício do cargo.

INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E SOCIAL:

Visa apurar se o candidato ao cargo de Investigador de Polícia Civil –IPC ou Escrivão de Polícia Civil – EPC apresenta conduta irrepreensível e idoneidade moral inatacável ao exercício do cargo ao qual concorre. A investigação criminal e social é de competência da Polícia Civil do Estado do Pará.

CLASSIFICAÇÃO:
1º Etapa: A Pontuação Final da 1ª etapa será obtida pela nota final da Prova Objetiva, condicionada à aprovação, aptidão ou recomendação em todas as subfases da 1ª Etapa.
2º Etapa: O Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, regular-se-á pelo respectivo Plano de Curso e pelas normas do Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP) e da Academia de Polícia Civil.
ATRIBUIÇÕES DE CADA CARGO:
Investigador:  Proceder, mediante determinação da autoridade Policial, às diligências e investigações Policiais com o fim de coletar elementos para a elucidação de infrações penais ou administrativas para instrução dos respectivos procedimentos legais; efetuar prisões em flagrantes ou mediante mandato (conduzir e escoltar presos); cumprir mandados expedidos pela autoridade Policial ou judiciária competente; operar equipamento de comunicações; conduzir veículos automotores e outros meios de transporte, desde que habilitado; entre outras.
Escrivão: Participar na formação de inquéritos Policiais e procedimentos administrativos, sob a presidência da autoridade Policial competente; expedir, mediante requerimento deferido pela autoridade Policial competente, certidões e translado; executar tarefas administrativas atinentes à atividade cartorária; responder pela guarda de objetos apreendidos, dando-lhes destinação legal, de acordo com a determinação da autoridade competente, bem como a escrituração dos livros de registro prisional; manter o controle do inventário dos bens patrimoniais da Unidade Policial, promovendo cargo e baixa dos mesmos, incluídas todas aquelas estabelecidas no art. 40 e demais disposições contidas na LC nº 22/94 e no RIPC/PA, aprovado pelo Decreto n° 2690 de 18 de Dezembro de 2006.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO PC PA:
00000000

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

0000000000000000
00000000


CALENDÁRIO DE ATIVIDADES CONCURSO PC PA 2016:

00000000000000000000000000000000

ÚLTIMO CONCURSO PC PA 2013

O último concurso da PC/PA foi realizado no ano de 2013 pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Das vagas:

250 vagas para o cargo de Investigador de Polícia Civil – IPC;

250 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia Civil – EPC;

Total = 500 vagas (excluído: Papiloscopista: + 20 Vagas)

 Remuneração (2013):
00000000

Percebe-se um aumento significativo com o novo certame!

Remuneração atual (Concurso 2016): R$ 5.204,05

No último concurso, uma das subfases da 1º Etapa (em um total de seis), possuía como avalição Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório, diferente do atual que foi excluída a prova oral, deixando 5 (cinco) subfases.

Comparativo de Vagas:

00000000Apesar do número de vagas do concurso atual ser um pouco menor se comparado ao anterior a proporção de investigador, no novo concurso, aumentou consideravelmente.

00000000

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO PC PA (2013)                                                                          

>> Confira o curso para a PC PA – clique aqui! 

Conhecimentos Básicos (Todos os cargos) – 20 Questões (Peso 0,2)
  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Conhecimentos Específicos (Investigador e Escrivão) – 30 Questões (Peso 0,2)
  • Noções de direito administrativo
  • Noções de direito constitucional
  • Noções de direito civil
  • Noções de direito penal
  • Noções de direito processual penal
  • Legislação especial.

No Concurso de 2013, foram aplicadas 50 questões e possuía a disciplina de Direito Civil, sendo que, TODAS, tiveram como peso = 0,2.
No novo certame, serão aplicadas 80 questões com peso = 0,1 (excluindo: Direito e Processo Penal = 0,2), e como novidade foram incluídas as matérias de: Raciocínio Lógico e Noções de Medicina Legal, excluindo o Direito Civil. Com essas informações é perceptível a necessidade/estratégia de se preparar antecipadamente para o concurso pois, 87,5% do Edital anterior foi mantido. Uma preparação antecipada e com um excelente material, aumentam E MUITO a possibilidade de aprovação!

Saiu extrato da banca AOCP do concurso PC PA para área administrativa

Foi publicado, no Diário do Pará, o extrato da banca organizadora responsável pelo próximo Concurso PC PA 2018. A banca já havia sido divulgada no dia 08 de maio. A princípio, o novo certame visará o preenchimento de 11 vagas para nível superior, para os cargos de Assistente Social, Contador e Engenharia de Sistemas.

Banca PC PA
Banca PC PA

Sai classificação final da banca do concurso PC PA 

Foi publicada, nesta terça-feira, dia 08 de maio, no Diário do Pará, a classificação final da banca do concurso PC PA. O Instituto AOCP saiu na frente e ficou com a maior classificação e pontuação, com a proposta mais vantajosa.

Banca PC PA
Banca PC PA

As licitantes interessadas poderão interpor recurso da decisão prolatada pela Comissão Especial de Licitação no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, contados a partir da publicação deste ato, conforme disposição legal.

Vagas

As vagas, cargos e quantitativos ainda não foram informados pela corporação. A previsão é que o novo concurso para a Polícia Civil do Pará seja para a área administrativa. A expectativa para que esse novo concurso oferte vagas para os cargos de Investigador, Escrivão, Papiloscopista e Delegado é grande. Nada a respeito dos cargos e vagas ainda foram informados pela corporação. Qualquer novidade postaremos aqui em primeira mão.

Da licitação anterior da banca

O concurso PC PA está com a comissão formada desde 17 de agosto de 2017. Nesta quinta-feira, 29 de março de 2018, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Pará o resultado PRELIMINAR da organizadora que será responsável pela nova seleção. A IADES até o momento é a empresa que tem a melhor pontuação e melhores chances de ser escolhida oficialmente.

Organizadoras habilitadas

1- IADES – Instituto Americano de Desenvolvimento;
2- FADESP – Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa;
3- CONSULPLAN – Consultoria e Planejamento em Administração Pública – Ltda; e
4- AOCP – Assessoria em Organização de Concursos Públicos Ltda.

Licitação banca PC PA
Licitação banca PC PA

As organizadoras interessadas poderão interpor recurso da decisão prolatada pela Comissão Especial de Licitação no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, contados a partir da publicação deste ato, conforme disposição legal.

Comissão do Concurso Polícia Civil do Pará

Confira a portaria:

Concurso PC PA Comissão
Concurso PC PA Comissão

Para mais informações sobre concursos, dicas e aulas gratuitas, acompanhe-nos nas redes sociais: