Concurso Sefaz SC: Como intensificar os estudos para a prova?
A cerca de dois meses das provas, a orientação do professor do AlfaCon Concursos, André Fantoni, é que os candidatos do concurso Sefaz SC façam um ajuste fino nos estudos com a revisão e muitos exercícios com questões da FCC
Com as inscrições do concurso Sefaz SC abertas até o dia 10 de novembro, no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora do concurso, os candidatos devem mudar a estratégia de estudos, concentrando a atenção no conteúdo programático divulgado em edital.
Estão em disputa 58 vagas para o cargo de Analista da Receita Estadual IV, que exige nível superior em qualquer área de formação. Desse total, 55 vagas são destinadas para ampla concorrência, e as outras 3, reservadas a pessoas com deficiência.
O concurso Sefaz SC será composto por uma única etapa, de prova objetiva. A avaliação será realizada no dia 19 de dezembro, na cidade de Florianópolis/SC, no período da manhã. O exame terá duração de cinco horas.
As provas, de Conhecimentos Gerais (40 questões) e de Conhecimentos Específicos (60 questões), terão caráter eliminatório e classificatório, e valerão 100,00 pontos. Os candidatos que obtiverem média aritmética ponderada igual ou superior a 60,00 (sessenta) pontos serão habilitados e classificados, em ordem decrescente das médias.
E-book Grátis
Guia com 70 dicas de língua portuguesa!
👉 Leia mais: Concurso Sefaz SC abre inscrições para analista; saiba como concorrer
O Blog do AlfaCon foi ouvir p professor André Fantoni em busca de dicas de estudos e outras orientações para essa reta final dos estudos.
“O tempo médio de preparação para a área fiscal é de um a dois anos. Com o edital, a preparação se torna uma reta final baseada em revisões e questões da banca. Edital é prêmio para quem já está estudando, porque o candidato pode fazer aquele ajuste fino nos estudos com a revisão. Não dá para, em dois meses, iniciar os estudos em um nível competitivo”, alertou Fantoni.
💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso Sefaz SC: Analista da Receita Estadual
O que estudar para o concurso Sefaz SC?
De acordo com o edital, cada questão poderá avaliar habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão e análise, bem como conhecimentos prévios intrinsicamente relacionados ao conteúdo, com o intuito de contemplar mais de um objeto de avaliação e valorizar a capacidade de raciocínio e de aplicação prática dos conhecimentos do candidato.
“A FCC tem um banco de dados vasto, já fez muitas provas de concurso. São, geralmente, questões curtas e que levam em consideração a ‘letra da lei’, diferentemente da Cespe, que interpretativa, da FGV, que elabora questões mais inteligentes. A FCC busca direto a redação na literalidade da lei”, explicou o professor Fantoni, ressaltando que a melhor forma de estudar para uma prova da FCC é massificar as questões anteriores. “Elas se repetem”, garantiu.
As provas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos constarão de questões objetivas de múltipla escolha (com cinco alternativas)., assim distribuídas:
- Conhecimentos Gerais – Peso 1
Língua Portuguesa – 10 questões;
Raciocínio Crítico e Lógico – 8 questões;
Direito Constitucional e Administrativo – 8 questões;
Direito Civil e Empresarial – 8 questões;
Contabilidade Geral – 6 questões; - Conhecimentos Específicos – Peso 3
Direito Financeiro e Tributário – 10 questões;
Direito Processual Tributário – 15 questões;
Legislação Tributária – 35 questões;
Para Fantoni, os assuntos mais cobrados pelas bancas da área fiscal são das disciplinas Direito Tributário, Contabilidade e Legislação. “Em Contabilidade, cai bastante fluxo de caixa, demonstração contábil. Já na parte de Direito Tributário, crédito tributário, lançamento. E na legislação específica, o que mais cai é o imposto chamado ICMS, que representa cerca de 60% da prova em qualquer concurso da área fiscais”, avisou o professor André Fantoni.
👉 Leia mais: Carreira Fiscal: tudo o que precisa saber para ser aprovado no concurso Sefaz