Concurso TJ-RS: o que precisa saber para ser aprovado

264

Bastante concorrido, o concurso TJ-RS costuma cobrar na prova o máximo de itens previstos no edital. Saiba mais e veja dicas para mandar bem no exame

Ei, concurseiro! Seu objetivo é ser aprovado em algum cargo do concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS)? Se sim, nesta matéria você vai encontrar uma série de informações valiosíssimas sobre o certame e que vão lhe ajudar na missão.  

Segundo o coordenador das Carreiras Tribunais e Administrativas do AlfaCon, Vinícius Rodrigues, a prova do concurso TJ-RS é bastante concorrida. “Mesmo havendo uma boa possibilidade de nomeação para os candidatos em cadastro de reserva, a média é elevadíssima”, afirma. Por isso, a primeira dica do professor é analisar e estudar todos os tópicos cobrados pelo concurso e não somente as disciplinas preferidas

Vinícius também comenta que o exame não é composto por questões com nível de dificuldade elevado, porém costuma abordar o máximo de itens previstos no edital, o que torna a prova “cansativa e exigente”

Concilie as dicas de estudo com um curso completo. Teste nossos cursos gratuitos e confira tudo o que o AlfaCon oferece para o TJ RS:

Temas mais cobrados

Em relação aos temas que mais caem no concurso, o coordenador explica que a abrangência da cobrança varia muito conforme o cargo que você vai prestar. “Uma questão de atos administrativos para Analista ou para Oficial de Justiça é mais profunda que uma questão de atos para Técnico”, diz. Sendo assim, concurseiro, leia o edital do certame e veja quais matérias realmente são cobradas para o cargo que deseja

Mas para a matéria de Direito Administrativo, Vinícius já destaca que é essencial conhecer os atos administrativos, controle da administração pública e poderes da administração pública. 

Redação

Os últimos concursos do TJ-RS não tiveram prova de redação. No entanto, caso a produção de texto seja exigida no certame, é importante ter “noção dos principais temas da atualidade”. Entre eles, estão pandemia de covid-19, fake news, Sistema Penal e judiciário brasileiro. De acordo com o coordenador, esses assuntos podem ser abordados de diversas formas.

| Estude para concursos de graça com o AlfaCon! |

Estratégia para mandar bem na prova

Para ter sucesso no certame, Vinícius aconselha a primeiro “esgotar o estudo teórico para todos os tópicos do edital”. Somente depois disso começar a estudar por ciclos. Os ciclos consistem em grupos de duas a três matérias por dia, focando em resumos e exercícios. 

“Após iniciar o estudo por ciclos, só retomar o estudo por videoaulas quando houver alguma dúvida”, orienta o coordenador do AlfaCon. 

Estude com materiais completos

Para lhe auxiliar nos estudos para o concurso TJ-RS, o AlfaCon, curso que mais aprova no Brasil, tem diversos cursos, inclusive gratuitos, e apostilas completas totalmente focados no exame. No link, conheça os cursos e apostilas para o concurso TJ-RS e saia na frente dos outros candidatos!

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |