Atualidades TJ SP: 10 temas para estudar para a prova
O AlfaCon traz indicações dos 10 temas de Atualidades TJ SP mais importantes para o novo concurso, com curadoria dos professores Luiz Rezende e Thiago Pereira.
O maior desafio em estudar atualidades para concurso pode ser resumido em duas palavras: conteúdo infinito. Afinal, são muitas notícias publicadas diariamente, o que pode levar os concursados a ficarem perdidas sobre quais assuntos são mais importantes.
Ouvimos o professor Luiz Rezende, do time do AlfaCon, para te ajudar a se preparar bem para o concurso TJ SP que acontecendo dia 28 de Maio, e cobra a disciplina Atualidades entre as provas objetivas.
A primeira orientação de Rezende é que o candidato conheça o edital. O concurso do TJ-SP distribui as disciplinas que serão cobradas nas provas objetivas em três blocos:
- Bloco I: Língua Portuguesa – 24 questões
- Bloco II: Conhecimentos em Direito – 40 questões
– Direito Penal;
– Direito Processual Penal;
– Direito Processual Civil;
– Direito Constitucional;
– Direito Administrativo;
– Normas da Corregedoria Geral da Justiça - Bloco III: Conhecimentos Gerais – 36 questões
– Atualidades (6 questões);
– Matemática (6 questões);
– Informática (14 questões);
– Raciocínio Lógico (10 questões)
Conforme estabelecido na parte de conteúdos programáticos, a disciplina Atualidades TJ SP para escrevente cobrará os seguintes assuntos:
- Artigos 1º ao 13; 34 ao 38 da Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, com as alterações vigentes até 29 de julho de 2021;
- Resolução nº 230/2016 do CNJ, com as alterações vigentes até a publicação deste edital;
- Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 1° semestre de 2021, divulgados na mídia local e/ou nacional.
Atualidade TJ SP – Como estudar em 5 passos
De acordo com Luiz Rezende, a maior peculiaridade da disciplina Atualidades, especialmente para o concurso TJ-SP, é que não adianta resolver questões anteriores para testar conhecimento.
👉 Leia mais: Concurso TJ-SP: confira dicas de estudo
O professor afirma que há cinco passos básicos para se preparar bem para a disciplina:
- Conhecer o edital;
- Procurar fontes confiáveis;
- Estudar pontos de vista diferentes;
- Fazer resumos;
- Saber quais são os temas recorrentes da banca.
Luiz Rezende ainda frisou que a melhor maneira de estudar Atualidades é, pelos sites de notícia e telejornais.
Confira os 10 temas de Atualidades mais importantes para o TJ SP
Será que a melhor estratégia, então, é assistir ao último telejornal do dia? Estudar apenas por resumos? Acompanhar canais virtuais? Ou ouvir podcasts?
Rezende aponta como uma boa fonte de notícias, principalmente as relacionadas a Economia e dados sociais, a agência de notícias do IBGE, além de UOL, CNN e Jornal O Globo, que são as grandes referência no setor para as bancas organizadoras.
👉 Leia mais – Concurso TJ SP: Questões comentadas de Raciocínio Lógico
Atualidades TJ SP: O que estudar?
O em parceria com professor especialista em atualidades do AlfaCon Thiago Pereira elencamos 10 possíveis temas que podem aparecer na matéria de atualidades TJ SP:
- Chat GPT;
- Yanomami: Crise humanitária no coração da Amazônia;
- Crise Política do Reino Unido;
- Rejeição da Nova Constituição no Chile;
- Risco de volta da Poliomielite;
- Nova moeda argentina;
- Manifestações contra eleição;
- Questão energética;
- Satélites de Elon Musk e a Ucrânia;
- Liberdade de expressão.
Contextualização atualidades TJ SP
Chat GPT
O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI especializado em diálogo. Ele foi treinado com técnicas de aprendizado supervisionado e por reforço e tem capacidade de realizar tarefas como depurar programas, compor música, elaborar redações, emular um sistema Linux e simular um caixa eletrônico. Embora ofereça respostas detalhadas e articuladas, nem todas as informações são precisas.
Yanomami: Crise humanitária no coração da Amazônia
A crise humanitária dos Yanomami na Amazônia é causada por invasão de terras, desmatamento, perda de fontes de alimento e água, disseminação de doenças, violação de direitos e ameaça à cultura. É necessário proteger a região e os direitos dos Yanomami.
Crise Política do Reino Unido;
Após ser eleita como a nova primeira-ministra do Reino Unido em seis de Setembro, Liz Truss se tornou a terceira mulher no cargo, porém no dia 20 de Outubro renunciou ao seu cargo, reabrindo as eleições.
Devido a falta de concorrência Rishi Sunak assumiu o posto de primeiro ministro por ser o único a conseguir apoio suficiente nas eleições internas do partido conservador, sendo automaticamente eleito primeiro ministro.
Rejeição da Nova Constituição no Chile;
A população chilena rejeitou a proposta de uma nova Constituição para o país em 4 de setembro, com 61,9% dos eleitores votando contra e 38,1% a favor. O resultado é contra o governo do presidente de esquerda Gabriel Boric. A nova Constituição foi escrita por 155 membros, incluindo 78 homens e 77 mulheres, para substituir a atual, promulgada durante a ditadura de Augusto Pinochet em 1980. A decisão de fazer uma nova carta constitucional foi tomada em 2020 após votação popular, quando 78% da população do Chile votou a favor da produção de uma nova Constituição.
Risco de volta da Poliomielite;
A Organização Pan-Americana de Saúde emitiu um alerta em 21 de setembro sobre o alto risco de poliomielite no Brasil, devido à baixa cobertura vacinal atual de 79%. A campanha de vacinação começou em 8 de agosto e se estendeu até 30 de setembro. Em outubro, houve preocupação de pediatras e sanitaristas sobre a baixa cobertura vacinal. As vacinas são importantes na história da saúde humana e salvam 3 milhões de vidas a cada ano.
Nova moeda argentina
O Ministério da Economia da Argentina adotou no mês de outubro novas duas versões do dólar, o ‘dólar Coldplay’ e o ‘dólar Catar’. Com as duas moedas que entraram em vigor, o país soma 15 cotações diferentes para o dólar americano.
A iniciativa é uma estratégia para enfrentar a forte crise econômica pela qual a Argentina passa. O objetivo é assegurar as reservas internacionais da moeda americana no país, ao evitar a saída do dólar e incentivar sua entrada.
Manifestações contra eleição;
Caminhoneiros iniciaram uma manifestação nas rodovias após o resultado da eleição presidencial em outubro de 2022. A insatisfação é relacionada ao resultado das eleições e ao suposto abuso de poder do Supremo Tribunal Federal (STF). A manifestação seria uma continuação da revolta não realizada em setembro de 2021 e 2020 e questionamento da ausência de voto impresso. O movimento só seria encerrado com a anulação das eleições ou pedido do presidente Jair Bolsonaro. As manifestações contra o resultado das eleições levaram a ações do STF para investigar suspeitas de financiamento por empresários.
Questão energética;
Devido a guerra entre Ucrânia e Rússia e seu impacto direto na importação de gás russo, o consumo de carvão mundial tem aumentado levando a crise energética em diversos países, como a Europa que prevê uma escassez de energia no de 2023.
Satélites de Elon Musk e a Ucrânia;
A invasão russa na Ucrânia aumentou a importância da comunicação militar. Os satélites Starlink de Elon Musk se tornaram fundamentais para o povo ucraniano, fornecendo comunicação interna, mesmo em zonas de conflito. A tecnologia Starlink opera no conceito tático C4IS4, fornecendo informações de combate em tempo real para as tropas inimigas. O sistema também facilita a guerra de drones e é importante para garantir a comunicação de civis. Os sinais Starlink são mais difíceis de bloquear do que os satélites convencionais, o que coloca em xeque o serviço de inteligência russo. Elon Musk se posiciona como um importante ator no cenário geopolítico.
Liberdade de expressão.
A liberdade de expressão é o direito de manifestar ideias, pensamentos e opiniões livremente. Garantido na Declaração Universal dos direitos humanos e na Constituição Brasileira de 1988, é fundamental para a democracia e sociedade. Na época medieval, a Igreja Católica censurava e proibia questionamentos, enquanto na ditadura de Vargas e no regime militar havia censura política e ideológica. Atualmente, a censura é proibida por lei.
Agora que você esta por dentro das principais atualidades TJ SP, basta começar a estudar e se manter focado que a vitória vem. Conte sempre com o AlfaCon para essa jornada.