Confira as dicas do professor Rodrigo Motta para montar um planejamento estratégico de estudos para concursos com edital aberto
| | |

Concurso TJ SP: confira dicas de estudo

Confira as dicas do professor Rodrigo Motta para montar um planejamento estratégico de estudos para concursos com edital aberto

O concurseiro mais experiente já sabe: depois que o edital do concurso desejado é divulgado, é preciso alterar a rotina de estudos e montar uma nova estratégia de preparação. Depois de ler atentamente o edital aberto, o candidato deve definir, o quanto antes, como, quando, onde e, principalmente, o que estudar.

A boa notícia é que o estudante iniciante, com organização e disciplina, também consegue planejar uma boa estratégia de preparação e bem objetiva, com base no edital divulgado.

Quais serão as matérias do Concurso TJ SP?

O concurso do TJ SP aplicará as provas objetivas para o cargo de escrevente, distribuídas por três blocos, conforme o edital:

  • BLOCO I: Língua Portuguesa
  • BLOCO II: Conhecimentos em Direito
  • BLOCO III: Conhecimentos Gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico)

👉 Leia mais: Concurso TJ SP: Questões comentadas de Raciocínio Lógico

Além disso, ele também deve avaliar se o candidato identifica as regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição.

O professor Rodrigo Motta, que reforça o time de especialistas do AlfaCon na preparação para concursos das carreiras de tribunais, disse que: “Com o edital aberto o aluno deve focar nas matérias que possuem um maior número de questões e nas matérias em que ele possui maior dificuldade. Dessa forma ele conseguirá contemplar mais questões da prova e consequentemente obter uma nota melhor”.

A importância dos exercícios, revisões e simulados

De acordo com o professor Rodrigo Motta, com o edital aberto, o momento é de deixar a rotina de estudos mais dinâmica. Se o candidato já fez um estudo teórico dos pontos do edital, ele tem que focar nos exercícios:

“Fazendo exercícios, o candidato consegue identificar os pontos em que ainda tem carência e pode partir para revisá-los. Depois, deve voltar aos exercícios desses pontos revisados”

Uma dica importante é procurar, nessa reta final de estudos, fazer exercícios com questões elaboradas pela banca organizadora do concurso. Dessa forma, o candidato passa a conhecer melhor o perfil da banca, o estilo das perguntas que costumam ser feitas e os assuntos mais frequentes. Isso traz mais eficiência e rapidez para passar para uma outra etapa da preparação: fazer simulados.

“O simulado é um exemplo de prova. O candidato deve fazer uma boa quantidade de simulados antes do dia da prova, para se familiarizar com o modelo da banca organizadora do concurso. Mas isso só deve ser feito depois que os conteúdos estiverem todos estudados, exercitados e revisados”.

O professor também frisou que é importante estudar com mais qualidade nessa etapa de preparação. Motta destacou que tanto quanto realizar exercícios, manter a revisão em dia e se submeter a simulados, o candidato deve priorizar seu tempo de descanso para manter o equilíbrio mental e emocional.

“Existem coisas que não podemos mudar, e a data da prova é uma delas. O que o candidato pode mudar é a qualidade do estudo dele. Dedicando-se o máximo que ele puder, dentro das possibilidades que ele encontrar, mantendo a qualidade do sono e o bem-estar físico, certamente estará no caminho do sucesso”.

E para ajudar você na preparação, o AlfaCon, disponibilizou um Guia de estudos com 51 questões comentadas do Concurso TJ SP. Aproveita e vai conferir:

Clique aqui e acesse: Guia de estudos com 51 questões comentadas do Concurso TJ SP

👉 Leia mais: Concurso TJ SP: veja quais matérias caem e como planejar os seus estudos

Como será a prova prática

A segunda fase é uma prova prática de formatação e digitação de texto no MS Word na versão 2016 ou superior. Ela será feita por meio de duas atividades. A primeira é a formatação de um texto pré-estabelecido, em que o candidato deve destacar os seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo.

A formatação do texto será pontuada de zero a dois pontos e o candidato tem até cinco minutos para terminá-la. Para cada erro de formatação será descontado 0,2 ponto.

Já a segunda atividade é a digitação de uma cópia de um texto impresso, com aproximadamente 1,8 mil caracteres em tempo máximo de 11 minutos. A digitação será pontuada de zero a oito pontos. Para cada erro cometido será descontado 0,05 ponto.

👉 Leia mais: Concurso TJ SP: edital publicado com a oferta de 400 vagas.

Os erros serão contados caractere a caractere (a mais, a menos ou diferente), em comparação com o texto original, considerando-se erro toda e qualquer divergência. A produção em desacordo, extra e/ou a falta de digitação do texto original será considerada como erro. A correção considerará como correto, somente a cópia fiel do texto que será fornecido para a digitação.

A prova prática (formatação e digitação) terá caráter eliminatório e será considerado aprovado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos, os demais serão considerados reprovados.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes