concurso TRF6
|

Concurso TRF6: Como se preparar para este concurso desde já

Com a aprovação pelo Senado, a implantação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), com sede em Belo Horizonte, deve ser acelerada. O que significa concurso à vista. O professor Álvaro Júnior dá as dicas sobre como se preparar

Com a aprovação no Senado, a implantação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), com sede em Belo Horizonte e atuação exclusiva em Minas Gerais, deve começar a funcionar em 2022. O texto cria, de imediato, 44 cargos de analista judiciário e 74 cargos em comissão e, em contrapartida, deve extinguir 145 cargos do TRF-1.

De acordo com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, a criação do TRF 6 é início de um plano de reestruturação da Justiça Federal. Deve servir de modelo para a criação de novos Tribunais Regionais Federais no futuro.

O TRF-6 será sediado onde atualmente funciona a Justiça Federal em Minas Gerais, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul da capital mineira, e, a princípio, não criará despesas extras para o Judiciário. Mas o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2022 prevê a criação de 150 vagas no TRF 6, por meio do Projeto de Lei 5.919 de 2019.

O que significa, também, que um concurso público para o provimento de cargos seja realizado muito em breve. O professor do AlfaCon da área de tribunais, Álvaro Júnior, orienta que os concurseiros interessados nessa oportunidade iniciem os estudos desde já, e dá algumas dicas sobre como iniciar a preparação nesta matéria, que também traz mais alguns detalhes sobre a implantação do tribunal.

👉 Leia mais: Carreira Tribunal para iniciantes: como estudar para as provas?

Como é a estrutura do TRF6?

Atualmente, a Justiça Federal conta com cinco TRFs. O  TRF1 fica no Distrito Federal, o TRF 2 inclui os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e o TRF 3 inclui São Paulo e Mato Grosso do Sul. O TRF 4 abrange, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e o TRF 5, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A estrutura do TRF 6 deverá contar com 1.902 servidores, sendo 821 analistas judiciários, 1.071 técnicos judiciários e 10 auxiliares judiciários. Já na magistratura, serão 202 profissionais, sendo 18 juízes de TRF, 101 juízes federais e 83 juízes federais substitutos.

Cargos de servidores
Denominação 1º Grau 2º Grau Total
Analista Judiciário 622 199 821
Técnico Judiciário 903 168 1.071
Auxiliar Judiciário 0 10 10
Total 1.525 377 1.902

Membros da Magistratura
Denominação 1º Grau 2º Grau Total
Juiz de Tribunal Regional Federal – 18 18
Juiz Federal 101 – 101
Juiz Federal Substituto 83 – 83
Total 184 18 202

💡📚 Conheça nosso curso GRATUITO para Concursos Tribunais: Como Estudar para Concursos Tribunais

Como estudar para o concurso TRF 6?

Com a futura criação do TFR 6, a dica do professor Álvaro Júnior é que os alunos iniciem seus estudos pelas disciplinas que são uma base para o conteúdo programático de concursos para qualquer tribunal. São elas:

  • Português;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Lei 13.146 de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência;
  • Raciocínio Lógico;

O professor Álvaro acrescenta que para o concurso do TRF 6, também é preciso incluir nessa base de estudos as disciplinas específicas dos tribunais regionais federais:

  • Legislação do STF;
  • Legislação do STJ;
  • Legislação do CNJ;

“É preciso buscar como espelho as provas dos tribunais regionais federais já existentes. Esse é o que eu chamo de ‘núcleo duro’, as matérias de conhecimentos básicos citadas”, explicou.

Álvaro Júnior ainda ressaltou que os concurseiros de olho nas futuras vagas do TRF 6 realizem questões e simulados de todos os TRFs na medida em que os estudos da parte teórica vão avançando, não importando o ano. “Isso cria uma maturidade no aluno. É importante criar essa ‘casca’ de testes para quem estuda para concursos; eu sou a favor de se fazer a maioria de questões possível, sempre.”

💡📚 Conheça nosso simulado nacional GRATUITO para o concurso TRF 6: Simulado Nacional – Carreira Tribunal

Para o professor do AlfaCon, a aposta é que a organizadora do concurso do TRF 6 seja o Cebraspe, tendo em vista os últimos concursos e as últimas experiências da banca em TRF. Por isso, a dica de ouro de Álvaro Júnior é que o candidato não deixe de seguir a “receita” de uma boa preparação: estudar a teoria, assistir às vídeoaulas do AlfaCon e fazer exercícios, muitos exercícios, como frisou.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Concurso Correios AlfaCon Concursos Públicos preparou evento ao vivo no Youtube sobre como foi a prova dos correios, quais as respostas das questões e possíveis recursos gratuitamente. Imagem com azul de fundo, logomarca da empresa dos Correios e escrita em branco correios gabarito preliminar. Artigo explicando como acessar gabarito e o que fazer depois do concurso.
CARREIRA ADMINISTRATIVA | Concurso Público | Concursos Públicos | Gabaritos | Notícias

Concurso Correios: Gabarito

Concurso Correios AlfaCon Concursos Públicos preparou evento ao vivo no Youtube sobre como foi a prova dos correios, quais as respostas das questões e possíveis recursos gratuitamente. Imagem com azul de fundo, logomarca da empresa dos Correios e escrita em branco correios gabarito preliminar. Artigo explicando como acessar gabarito e o que fazer depois do concurso.

Concurso Correios saiba seu local de prova
Concurso Público

Concurso Correios saiba seu local de prova

AlfaCon Concursos Públicos últimas notícias sobre concurso Correios. Banca IBFC disponibiliza consulta sobre o local de prova que o candidato fará a prova neste final de semana dia 15 de dezembro. Você sabe seu local de prova Correios?

Imagem com fundo azul com tonalidades azul escuro e claro , logo marca AlfaCon. Tom verde escrito Edital Aberto e texto em branco local de prova banca IBFC Correios e logo empresa Correios