Concurso TRT ES (17ª Região): Edital autorizado e comissão instituída!
O Concurso TRT ES foi autorizado e tem comissão instituída!
Foi publicado no DJET desta quarta-feira, 21/02, a comissão instutída para o novo concurso TRT ES. O edital sairá ainda no primeiro semestre.
Alô, alô, concurseiros de plantão! O concurso TRT ES foi autorizado e o assunto será regulamentado nos próximos dias. A regulamentação foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho nesta quinta-feira, dia 25/01. Acompanhem nosso blog e fiquem por dentro de todas as notícias no mundo dos concursos. Veja:
A informação foi dada através do Twitter do órgão também! Confira!
Quem achou que não ia ter novo Concurso TRT ES pode mudar de opinião! O órgão realizará novo concurso em 2018. A Sessão Administrativa Extraordinária que autorizará novo certame para técnicos e analistas já tem data marcada e será realizada no dia 23 de janeiro de 2018. Fiquem atentos que postaremos tudo em primeira mão aqui!
Pauta sessão administrativa Concurso TRT ES (pág 2)
Novo concurso TRT ES pode acontecer próximo ano!
Com a data do último concurso TRT ES próxima de ser expirada (fevereiro de 2018) foi criado um processo administrativo para a inclusão, no orçamento de 2018, de contratação de uma empresa organizadora para um possível novo certame de servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo.
O processo foi aberto em setembro de 2017, o PAE 0001867-91.2017.5.17.0500, aberto pela Diretoria-Geral e tem como pauta Concurso Público para servidores (Concurso TRT ES). Esse processo foi incluído na pauta do Pleno para debate. Maiores novidades postaremos nesta postagem. Fiquem ligados!
A remuneração inicial para nível médio gira em torno de R$ 4.635,03 enquanto a de nível superior, R$ 9.188,20.
Dos cargos – Nível Médio
TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA: ADMINISTRATIVA
REQUISITO: certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
ATRIBUIÇÕES: prestar apoio técnico e administrativo pertinente às atribuições das unidades
organizacionais; executar tarefas de apoio à atividade judiciária; arquivar documentos; efetuar tarefas relacionadas à movimentação e à guarda de processos e documentos; atender ao público interno e externo; classificar e autuar processos; realizar estudos, pesquisas e rotinas administrativas; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.
Dos Cargos – Nível Superior
ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA: ADMINISTRATIVA
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, inclusive licenciatura plena, em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
ATRIBUIÇÕES: realizar tarefas relacionadas à administração de recursos humanos, materiais, patrimoniais, orçamentários e financeiros, de desenvolvimento organizacional, licitações e contratos, contadoria e auditoria; emitir informações e pareceres; elaborar, analisar e interpretar dados e demonstrativos; elaborar, implementar, acompanhar e avaliar projetos pertinentes à área de atuação; elaborar e aplicar instrumentos de acompanhamento, avaliação, pesquisa, controle e divulgação referentes aos projetos desenvolvidos; atender ao público interno e externo; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.
ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA: JUDICIÁRIA
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
ATRIBUIÇÕES: analisar petições e processos, confeccionar minutas de votos, emitir informações e pareceres; proceder a estudos e pesquisas na legislação, na jurisprudência e na doutrina pertinente para fundamentar a análise de processo e emissão de parecer; fornecer suporte técnico e administrativo aos magistrados, órgãos julgadores e unidades do Tribunal; inserir, atualizar e consultar informações em base de dados; verificar prazos processuais; atender ao público interno e externo; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.
REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO
Ser aprovado no concurso público.
Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.
Estar em gozo dos direitos políticos.
Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
Estar quite com as obrigações eleitorais.
Possuir os requisitos exigidos para cargo/área/especialidade, conforme item 2 deste edital.
Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo/área/especialidade.
Não estar incompatibilizado para a nova investidura em cargo público federal nos termos dispostos no art.137 da Lei nº 8.112/90 e suas alterações.
O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo/área/especialidade por ocasião da posse.
Último concurso TRT ES
O último concurso TRT ES foi realizado em 2013 pela banca Cebraspe, antiga Cespe/Unb, e ofertou vagas para os cargos de Analista Judiciário e de Técnico Judiciário do Quadro Permanente de Pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, sediado em Vitória/ES.
A seleção compreendeu as seguintes fases:
a) provas objetivas, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do CESPE/UnB;
b) prova discursiva, somente para os cargos de Analista Judiciário, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do CESPE/UnB;
Das provas
As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de Analista Judiciário teve a duração de 4 horas e 30 minutos e foram aplicadas na data de 15 de dezembro de 2013, no turno da manhã.
Já as provas objetivas para o cargo de Técnico Judiciário teve a duração de 3 horas e 30 minutos e foram aplicadas na data provável de 15 de dezembro de 2013, no turno da tarde.
Informações técnicas do último concurso TRT ES – Conteúdo programático
Técnico Judiciário: Área Administrativa
CONHECIMENTOS BÁSICOS
Língua Portuguesa:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.
Raciocínio Lógico:
1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelasverdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de De Morgan. 3.5 Diagramas lógicos.4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Noções de Informática:
1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall e anti-spyware). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem.