O ano de 2022 deve ficar marcado como o ano da retomada dos grandes concursos públicos. Diante disto, o Blog do AlfaCon conversou com os coordenadores de cursos em todas as áreas para trazer dicas para você ficar ainda mais preparado para essas oportunidades
| | | | | |

Concursos 2022: mais de 73,6 mil vagas previstas para o novo ano

O ano de 2022 deve ficar marcado como o ano da retomada dos grandes concursos públicos. Diante disto, o Blog do AlfaCon conversou com os coordenadores de cursos em todas as áreas para trazer dicas para você ficar ainda mais preparado para essas oportunidades

A chegada do ano de 2022 traz a promessa de realização de diversos concursos públicos e grandes processos seletivos! A expectativa é fundada pelo anexo do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o próximo ano, que prevê 73.640 vagas, sendo 69.543 para provimento e outras 4.097 por criação.

Além da realização do processo seletivo para o Censo do IBGE, a LDO 2022 ainda pode trazer nomeações dos aprovados dos certames da PF, PRF e Depen.

👉 Leia mais: [ATUALIZADO] Top 10 concursos públicos previstos para 2022

Entre possíveis autorizações estão as seleções do INSS e Senado Federal. Há expectativa, também, de que muitas provas sejam remarcadas e muitos concursos que tiveram edital adiado em virtude da pandemia sejam, finalmente, realizados.

E-book Grátis

Guia com 70 dicas de língua portuguesa!

Por isso, a Retrospectiva 2021 do Blog do AlfaCon será um pouquinho diferente: vamos olhar para trás, mas com os pés fincados em 2022. Vem com a gente para descobrir com os coordenadores das áreas de cursos do AlfaCon como você deve direcionar a sua preparação para os principais concursos de 2022.

👉 Leia mais: Concursos 2022: mais de 40 mil vagas previstas para a carreira policial

Carreira Policial

Dos principais concursos da área policial realizados em 2021, os destaques para a carreira policial na União, segundo o coordenador da área no AlfaCon, Cesar Nakano, foram: Depen, PRF e PF.

“O Depen foi o concurso que trouxe mais diferenças relacionadas ao edital anterior, de 2015. PF e PRF mantiveram a mesma linha dos seus editais anteriores, de 2018 e 2019, respectivamente. Mas os candidatos devem ficar atentos às atualizações legislativas mais recentes, que devem começar a cair bastante nas próximas provas“, orienta o especialista.

Nakano alerta, para quem se prepara para o próximo concurso para a PF, que dê muita atenção, em seu planejamento de estudos, às disciplinas Contabilidade, Informática e Língua Portuguesa. “São três disciplinas que, com certeza, fazem grande diferença na aprovação nos concursos da Polícia Federal“, afirma o professor.

Já para a PRF, a dica de ouro do professor do AlfaCon é que o candidato dê muita atenção a Legislação de Trânsito, Física, Português e Matemática. “Direito costuma ser uma disciplina mais tranquila na PRF, mas tem que dar atenção, principalmente, às três disciplinas citadas”, diz Nakano.

Português também é a disciplina de destaque para o concurso Depen, na opinião de Nakano. Também devem ser estudadas à exaustão as portarias que regulamentam o departamento penitenciário federal e a Lei de Execução Penal, que é a Lei 7.210. Uma outra dica importante do professor é para que os candidatos se habituem a realizar exercícios físicos de máscara.

“Ainda não sabemos até quando perdura a exigência de o candidato fazer TAF de máscara, por conta da pandemia. Então é muito importante treinar de máscara para não ser reprovado por conta de não estar habituado e não conseguir fazer os exercícios de máscara”, alerta Cesar Nakano.

Carreira Administrativa

Para as carreiras administrativas, os concursos destaque para 2022 são: INSS, Caixa (ampla concorrência) e MPU. De acordo com a coordenadora da área no AlfaCon, Fernanda Helene, a tendência é que não haja discrepâncias no próximo edital em comparação ao edital de 2021, que ofereceu vagas para PCD. Diferentemente do concurso MPU, que já trouxe mudanças significativas no último edital.

“O último edital não teve cobrança de conhecimentos em Informática e nem Gestão de Materiais, e Administração, em contrapartida, veio ‘pesada’, com 20 questões em prova. Eu esperaria a manutenção dessa tendência”, diz o professor Luiz Rezende, que também leciona para a área administrativa.

Já o concurso INSS, a expectativa dos professores é que o conteúdo programático no edital venha bem diferente. “A parte de Informática do INSS do último concurso foi muito básica, e o INSS passou por um processo de informatização. Então, acredito que nas disciplinas básicas, como Informática, a tendência é que siga outras bancas e passe a cobrar ferramentas de produtividade”, adianta Rezende.

Para a professora Fernanda Helene, a prova de Seguridade Social, com 70 questões, que tem um peso grande na pontuação, deva puxar as mudanças do conteúdo programático para o concurso INSS 2022.

“Minha aposta como professora da matéria é o destaque da banca ser nas atualizações, que vieram pesadíssimas, com a emenda constitucional 103 de 2019 e o decreto 10.410 de 2020, que alterou o decreto 3.048 de 1999, que é o regulamento da previdência social. As leis 8.212 e 8.213 ainda não foram inteiramente atualizadas. Então, a princípio, o foco de estudos é na Constituição Federal e na Seguridade Social por inteiro. Estudar muito bem os artigos 40 e o 193 até o 204 da Constituição e retomando o decreto 3.048, que está mais atualizado”, orienta a especialista.

Área da Saúde

A área de Saúde costuma oferecer oportunidades durante todo o ano, para todos os níveis de escolaridade. Os maiores destaques de 2021, segundo o coordenador do setor no AlfaCon, o professor Elton Chaves, foram os concursos da Funsaúde, que mobilizou o país por ser um concurso acima do padrão para a área, e o concurso ESA, com salários muito atrativos.

Intensificar os estudos da parte teórica nas disciplinas básicas e específicas deve ser a primeira providência dos candidatos da área da Saúde que almejam uma vaga no serviço público em 2022. Isso porque cresceu muito o número de concursos organizados pela FGV nas carreiras da Saúde, que geralmente é dominado pelas bancas Cespe e AOCP; e a FGV cobra muito o conhecimento literal nessa área”, orienta o professor Elton.

O coordenador de Saúde do AlfaCon destaca, já para o primeiro trimestre de 2022, dois grandes concursos já autorizados: a seleção para a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, com uma previsão de oferta de 3.843 vagas, e o concurso para a EBSERH Amapá, que deverá abrir um total de 1.260 vagas. Tendo em vista essas oportunidades, a dica de ouro do professor Elton é para que os candidatos concentrem parte da atenção dos estudos em temáticas da pandemia, como mudanças nas normas de biossegurança e imunização, assuntos que passarão a ser muito abordados nos concursos do setor para os próximos anos.

“Estamos estruturando um curso completo para 2022, incluindo também muitos eventos, melhorando a didática e trazendo novos professores para a área. Em 2022, o AlfaCon Saúde será um diferencial para quem deseja aprovação na área para o próximo ano”, afirma o professor Elton Chaves.

👉 Leia mais: Carreiras militares: 1.880 vagas previstas para 2022

Carreira Militar

As Forças Armadas As Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica – realizam concursos públicos anuais. Para o ano de 2022, a expectativa é que as carreiras militares ofereçam pelo menos 1.880 vagas.

  • Marinha – costuma publicar em torno de 10 editais por ano. Há vagas na carreira militar para homens e mulheres de todos os níveis de escolaridade.
  • Exército – costuma oferecer salários atrativos e cargos com uma grande variedade de atuações. A Escola de Sargentos das Armas (ESA), por exemplo, costuma atrair mais de 100 mil jovens em todo o país a cada edital aberto. A remuneração inicial média é de R$ 3.825,00.
  • Aeronáutica – conhecida por etapas de seleção mais extensas, mas também oferece oportunidades e salários variados para os concurseiros. Um dos destaques é para o concurso EEAr.

“Os concursos para as carreiras militares são muito importantes para quem está iniciando a caminhada pelos concursos públicos. Ingressar em uma dessas escolas e ‘ser pago para estudar’ pode ajudar o concurseiro a atingir, mais à frente, um objetivo de ingressar em funções de topo de carreira, em qualquer área que ele desejar”, disse Rogério Dal Piva, professor e coordenador das Carreiras Militares do AlfaCon.

As disciplinas básicas para se preparar para os concursos não variam tanto. Alguns concursos pedem conhecimentos em Física e Raciocínio lógico. Mas as mais comuns, respeitando o segmento de escolaridade exigido para definição dos conteúdos programáticos, são: Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia.

Uma dica de Dal Piva é que os interessados em seguir carreira militar também se preparem para os testes de avaliação física (TAF). Os TAF são uma prova prática, com testes aplicados são diferenciados para homens e mulheres, quando há vaga para candidatas. Os exercícios cobrados são:

  • Corrida de 12 minutos
  • Flexão de braços
  • Abdominais

Carreiras Tribunais

O ano de 2021 foi de retomada dos concursos públicos, e não foi diferente com a área de tribunais. Entre os destaque na área, foram realizados os concursos TJNMG, TJ SC, TJ RO, além dos grandes concursos, para o TJ SP e o TJ RJ. E nesses dois últimos, as bancas surpreenderam. A Vunesp, responsável pelo concurso TJ SP, uma banca quase sempre literal, fugiu ao padrão; e o Cebraspe, no concurso TJ RJ, quase nunca literal, resolveram “arriscar” no formato, de acordo com a análise da coordenadora da área no AlfaCon, professora Raquel Tinoco.

“O fato de a Cebraspe e a Vunesp terem arriscado no formato trouxe certa dificuldade para alguns candidatos que esperavam as bancas nos formatos que estavam acostumados”, salienta Raquel Tinoco. A coordenadora também afirma que 2022 promete ser um ano de vários concursos na área, destacando, entre os principais, o concurso TJDFT, com a FGV como banca já confirmada.

A FGV tem sido a principal banca escolhida na preparação para provas e está dominando a realização de concursos públicos na área. É uma banca bem conhecida pela dificuldade nas questões de Língua Portuguesa. E a FGV vem mudando o formato de abordagem das disciplinas de Direito, Antes, uma banca praticamente literal, hoje é uma banca que trabalha com muitas situações hipotéticas”, destaca a professora.

Raquel Tinoco também enumera os erros que possam ter sido cometidos em 2021, e que devem ser corrigidos para quem em 2022 o aluno obtenha sucesso nos estudos:

  1. Planejamento: é o primeiro passo para o sucesso
  2. Preparação antecipada: criar um cronograma com metas alcançáveis
    Preterir disciplinas: é um erro deixar para o final o estudo das disciplinas com as quais não tenham afinidade
  3. Reveja sua estratégia: não acumule conteúdo para fazer revisões; não é uma estratégia eficiente
  4. Escolha um bom material: estude com material de qualidade e atualizado e voltado para aquele concurso específico
  5. Perda de foco: evite procurar informações em diversas fontes; isso atrapalha a estudar e torna-se perda de um tempo precioso que poderia estar sendo gasto para estudo bem orientado

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso Sefaz CE: Auditor Fiscal da Receita Estadual do Ceará 

Carreira Fiscal

Os concursos Sefaz CE, Sefaz ES e Sefaz RO foram os grandes destaques de 2021 na área fiscal, de acordo com o coordenador do AlfaCon, Latif Neto. Embora os programas nos editais não tenham sido idênticos nos concursos estaduais para a área fiscal, o professor Latif destaca alguns pontos que devem ser levados em consideração para a preparação para os concursos do setor que serão realizados em 2022.

“Pontos que foram abordados nesses três concursos e que devem ser abordados nos concursos que serão realizados para a área fiscal em 2022 é uma cobrança maior na disciplina Tecnologia da Informação e também de Economia Internacional“, aponta Latif.

O professor ainda alerta os candidatos que pretendem prestar concursos na área em 2022 para dar atenção redobrada a essas duas disciplinas, pois há uma forte tendência que esses conteúdos permaneçam sendo fortemente cobrados em próximos concursos.

Os editais já divulgados em 2021 para os concursos ISS BH, Sefaz SC, TCU e CGU, que serão realizados em 2022, há um outro ponto destacado pelo professor Latif, que deve entrar rapidamente no radar dos candidatos. “Em todos esses editais há uma forte cobrança na Lei Anticorrupção. É uma outra forte tendência para os concursos para as área fiscais e de controle, e os alunos do AlfaCon devem reforçar os estudos nesses pontos”, alerta Latif Neto.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes