“Conhecendo Bancas” e aprenda como estudar para as provas
Criamos uma série de programas em formato PodCast para ensinar sobre as principais bancas, suas funções e como estudar para cada uma delas.
Alôôô você, tudo bem?
Alfartanas e Alfartanos, pensando sempre em te deixar à frente dos outros candidatos, criamos uma série de conteúdos para explicar sobre as temidas Bancas organizadoras de concurso. O programa vai se chamar “Conhecendo Bancas”.
Vamos abordar as características das principais bancas, como elas funcionam, os tipos de exercícios, matérias e doutrinadores.
Por exemplo, as provas organizadas pela CESP, são formadas de questões de múltiplas escolhas, com formato de certo ou errado. A FGV também segue o formato de múltipla escolha, mas com 5 alternativas.
💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso: Começando do Zero
Cada banca tem um Doutrinador preferido, que usam como referência.
Então não basta só estudar, precisa saber como estudar para cada prova. E aí que o “Conhecendo Bancas” chega para ajudar e trazer sua sonhada aprovação para perto de você!!!
Mas vamos começar do início!
Logo que a comissão é formada, inicia-se o processo de licitação para a escolha da banca. Licitação é a concorrência que é feita com edital e determina a escolha da empresa que fornecerá produtos ou serviços para a realização das provas.
Com o processo licitatório finalizado, a banca vencedora é contratada e passa a ser responsável por organizar e aplicar todas as etapas do concurso. Além disso, ela define a estrutura, as questões das provas e os processos de classificação.
👉 Leia mais: Como escolher para qual concurso público prestar?
O que é um edital?
O edital é um documento público que contém todos os processos que o candidato deverá realizar no concurso público e os eventos que ele deverá comparecer. O edital é publicado nos diários oficiais da União, dos Estados, dos municípios e no site da banca organizadora do concurso. As provas devem ocorrer de 2 a 3 meses após a divulgação do documento.
As provas acontecem em algumas etapas, podendo ser de caráter classificatório ou eliminatório. Na classificatória as notas obtidas definirão a ordem de classificação do candidato, enquanto na eliminatória não tem ordem, é averiguado se o candidato é apto ou não apto, isso ocorre geralmente nos testes de aptidão física(TAF) . Existem diferentes tipos de avaliações:
- Prova escrita objetiva: Com questões de múltipla escolha, com cinco alternativas ou pelas alternativas CERTO ou ERRADO. A prova costuma ser a primeira etapa de seleção dos concursos, aplicada a todos os candidatos inscritos, independentemente do cargo e do nível.
- Prova escrita discursiva: Elaborada com questões dissertativas. Mais comum em concursos de cargos que exigem nível superior.
- Redação: a prova apresenta temas que o concurseiro escolhe para escrever um texto, frequentemente dissertativo-argumentativo, com um número de linhas específico pré-definido.
- Prova prática: normalmente aplicada a candidatos inscritos aos cargos específicos, que exigem conhecimentos sobre habilidades necessárias às funções que serão exercidas.
- Prova de títulos: aplicada aos candidatos que estão disputando cargos que exigem maior nível de especialização, ou seja, de nível superior. É feita a análise de títulos, verificação de títulos, validação de títulos e critério de desempate.
- Prova de aptidão física: conhecido como o Teste de Aptidão Física (TAF), essa fase é destinada a cargos que exigem esforço físico, como nos concursos policiais, de guarda municipal e militares.
- Curso de formação Profissional: alguns candidatos passam pelo CFP, que tem o objetivo de testá-los dentro do ambiente de trabalho, e, em seguida, definiram se estão aptos a exercer o cargo.
Gostam?
Então não deixe de assistir, esse conteúdo foi feito pensando em você.
O primeiro evento irá acontecer no dia 29/04 às 10h, para assistir é só clicar aqui.
Acompanhe o Conhecendo Bancas e todos os outros nossos programas no nosso canal no YouTube.
Foco total, time!!!