curso online para concurso
|

10 vantagens de fazer um curso online para concurso

A preparação para um concurso público envolve organização, dedicação e foco nos conteúdos que serão abordados nas provas. Muitos estudantes se perguntam se realmente vale a pena fazer um curso online para concurso.

Os cursinhos preparatórios têm a função de auxiliar na organização dos estudos e no foco em matérias relevantes que serão cobradas pela banca. Existem opções de cursos presenciais e cursos EAD. Mas como saber qual deles é a melhor opção?

Neste artigo, você vai ter acesso a dicas práticas sobre como estudar para um concurso público. Vamos mostrar, ainda, as vantagens de fazer um curso à distância, as diferenças entre o EAD e o presencial e outros aspectos relevantes sobre o tema. Acompanhe e descubra!

Como estudar para concurso com curso online?

Se você chegou até aqui é porque provavelmente está começando a se preparar para um concurso público. Estudar para concurso demanda organização e foco no estudo das disciplinas e conteúdos listados no edital.

Muitas pessoas começam a estudar antes da divulgação do edital, com isso, elas têm mais tempo para se preparar, destacando-se dos candidatos que esperam a publicação para iniciar os estudos.

Por que tudo isso é importante? Alguns concurseiros justificam a espera do edital em razão da falta de informações sobre as matérias e conteúdos específicos que serão cobrados na prova.

E é aqui que entra o primeiro benefício do curso preparatório, os cursos EAD tem expertise neste tipo de exame e conseguem definir uma grade de estudos baseada no histórico de provas anteriores.

Desta maneira, o aluno que inicia o seu projeto de estudos com o suporte de um curso online para concurso consegue direcionar sua rotina para conteúdos estratégicos e que tem mais chances de serem cobrados nas provas.

Mas, afinal, como estudar para concurso com um curso online? Primeiro, você precisa escolher o concurso público que vai realizar, bem como, o cursinho preparatório de sua preferência. Há diversas opções de cursos no mercado, escolha uma escola reconhecida e que apresente resultados de aprovação de alunos.

Depois de escolher o concurso e o curso EAD, você deve acessar a plataforma da escola e selecionar a opção de curso que atende melhor as suas necessidades. Feito isso, basta adquirir o seu pacote e começar a estudar.

Confira algumas dicas práticas que vão ajudar a organizar a sua rotina de estudos:

  • reserve algumas horas do seu dia para estudar, organize um cronograma de estudos e seja fiel a ele;
  • além de assistir as aulas e fazer anotações de informações relevantes, não esqueça de fazer simulados e responder questões de provas anteriores;
  • use as apostilas direcionadas para o concurso, algumas escolas editam as próprias apostilas, isso pode ser um diferencial na hora de escolher com quem você vai estudar;
  • sempre que tiver uma dúvida aprofunde as pesquisas e, caso necessário, busque ajuda com o professor usando o chat da plataforma;
  • mantenha uma rotina diária de estudos e combine com hábitos saudáveis como alimentação e prática de exercícios físicos.

Quais as 10 vantagens de fazer um curso online para concurso?

Apesar do crescimento do ensino a distância, ainda há muitas dúvidas em relação aos benefícios desta modalidade em relação aos cursos presenciais.

A primeira questão que deve ser levada em consideração é o seu comprometimento com os estudos, independente da modalidade escolhida, o resultado vai estar diretamente relacionado ao nível de comprometimento e dedicação aos estudos.

Não existe possibilidade de ser aprovado sem estudo e foco no seu objetivo. Este ponto é importante pois os cursos online exigem dedicação dos alunos, um dos pré-requisitos básicos para quem começa um curso EAD para concurso público. Agora vamos falar sobre as vantagens dessa modalidade?

1. Flexibilidade para organizar seus horários de estudo

Ao optar por um curso online para concurso, o aluno tem mais flexibilidade para definir os seus horários de estudo. Diferente do que acontece no curso presencial, já que ele tem horários de aula pré-definidos pela escola que não podem ser alterados pelo aluno.

Desta forma, caso opte pelo curso presencial você terá que se adaptar aos horários das aulas. No curso online, as aulas são adaptadas à sua agenda. Para as pessoas que trabalham e tem família, a versatilidade do curso EAD facilita na hora de montar o cronograma de estudos e dá mais liberdade para a realização de outras tarefas do dia a dia.

2. Custos mais baixos

De forma geral, um curso online para concurso tem um custo-benefício mais atraente que um curso presencial. Quando se fala em custos, você não deve pensar apenas no preço que será pago pelo curso, é necessário considerar também gastos com deslocamento, alimentação e tempo.

No curso presencial você precisa ter mais tempo disponível para se deslocar até a escola, para lanches e refeições que eventualmente serão feitos na rua e os gastos com combustível ou passagem.

Em uma análise detalhada fica fácil perceber que o curso online é mais barato do que o curso presencial. Não só pelo custo dos cursos em si, mas também pelas despesas atreladas a locomoção do aluno até a escola.

3. Maior envolvimento do aluno no processo de aprendizagem

Sem dúvida, este é um dos grandes benefícios do curso online para concurso. O envolvimento do aluno é um fator-chave para alcançar o sucesso nas provas do concurso público. Na modalidade online a exigência de envolvimento é muito maior, já que todo processo de aprendizagem depende do interesse e da participação do aluno.

No curso online a exigência de comprometimento é muito maior e isso afeta e contribui significativamente nos resultados.

4. Menos distrações

Essa vantagem pode parecer polêmica, especialmente se levarmos em consideração que o smartphone e as redes sociais são a principal distração dos alunos, tanto no online quanto no presencial.

No entanto, no curso presencial, por haver uma quantidade maior de pessoas na sala, as chances de acontecerem conversas paralelas e distrações são muito grandes. Um telefone que não foi colocado no silencioso, um aluno que interrompe o raciocínio do professor para fazer uma pergunta, enfim, são várias situações que podem afetar o rendimento.

Na aula online o aluno está focado no conteúdo que está sendo ensinado pelo professor e as chances de distrações são menores. É claro que elas podem existir, mas a possibilidade de controlar essas situações é muito maior do que na aula presencial.

5. Otimização do tempo

Outro benefício do curso online para concurso é que o aluno consegue fazer um uso mais inteligente do seu tempo. Imagine que você destinou duas horas do seu dia para estudar para um concurso público.

Caso você decida fazer o curso presencial, uma parte deste tempo será usada para deslocamento e interrupções durante a aula. No curso online você consegue aproveitar 100% do tempo dedicando-se ao estudo efetivo dos conteúdos que serão cobrados na prova.

6. Comodidade

Para algumas pessoas é muito mais cômodo estudar do conforto de casa do que em uma sala de aula. Havendo necessidade de consultar um livro, uma anotação ou fazer uma pausa para ir ao banheiro, tudo fica mais fácil.

Uma dica importante para quem gostaria de fazer curso online, mas não tem comodidade, conforto e silêncio em casa é usar espaços públicos como cafés e coworking.

Geralmente, eles têm a infraestrutura necessária para que o aluno consiga estudar com tranquilidade. Se optar por um local público, não esqueça de levar fones de ouvido.

7. Suporte para dúvidas

Os melhores cursos online para concursos oferecem videoaulas com professores qualificados, apostilas para complementar o conteúdo abordado em aula e suporte para dúvidas.

O suporte é imprescindível para o aluno que não conhece os conteúdos e pode ter dúvida durante a explanação do professor, após a leitura da apostila ou realização dos simulados.

Não abra mão de escolher um curso que ofereça esse suporte já que ele vai fazer toda a diferença no rendimento dos seus estudos.

8. Melhor aproveitamento dos conteúdos

Com mais flexibilidade, menos distrações e usando o tempo de forma inteligente, é natural que o aluno consiga aproveitar melhor os conteúdos. Assim, terá mais chances de alcançar bons resultados na prova.

9. Autonomia

Estudar para um concurso público demanda algumas habilidades que as pessoas não têm. A boa notícia é que elas podem (e devem) desenvolvê-las. A autonomia é uma dessas habilidades e que acaba sendo desenvolvida pelo aluno que faz um curso online para concurso.

Você não pode esperar pelo dia e horário da aula para iniciar o seu estudo, só alcançar os resultados que tem iniciativa e autonomia para criar o seu cronograma, estabelecer metas de estudos, assistir as aulas online, fazer os simulados e se manter consistente nos estudos.

10. Incentivo ao desenvolvimento da concentração

Escolhendo um curso online você deve estar comprometido e focado no resultado que pretende alcançar. Para absorver o conteúdo e ter bom rendimento na prova é preciso desenvolver e saber controlar a sua capacidade de concentração.

Qual curso online para concurso mais aprova?

Há inúmeras opções de cursos online para concursos disponíveis no mercado. O AlfaCon é um curso preparatório para concursos públicos que funciona na modalidade de ensino a distância.

O objetivo da escola é oferecer aos seus alunos ensino de qualidade, com conteúdos relevantes, material didático prático, atraente e moderno. Com atendimento de qualidade e a flexibilidade que ele precisa para conciliar os estudos com a sua rotina pessoal e profissional.

Por meio de um portal de serviços educacionais especializado em videoaulas, o curso é focado na preparação para concursos públicos estaduais e federais. Para alcançar a aprovação os alunos recebem suporte por meio de materiais de estudos interativos desenvolvidos especialmente pela escola.

Considerado o melhor curso para carreiras policiais atualmente oferecido no mercado, o AlfaCon também trabalha com preparação para concursos para tribunais, cargos administrativos, fiscais e militares.

Ao longo da história, tornamo-nos referência em preparação para concursos em virtude do alto índice de aprovações, atualmente somamos mais de 75 mil.

Outro diferencial é que a AlfaCon oferece atendimento online, mas conta também com sedes para estudo presencial nas cidades de Cascavel e São Paulo. No entanto, o atendimento online permite oferecer suporte a alunos de todo o país.

Com estrutura sólida, plataforma moderna e materiais didáticos desenvolvidos pela própria instituição, os alunos da AlfaCon podem acessar cursos gratuitos ou adquirir entre opções de combos básicos, combos específicos, cursos de matérias isoladas e aquisição de apostilas.

É melhor fazer curso online ou presencial?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. A escolha entre um curso online para concurso e um curso presencial depende do perfil do aluno. Como mostramos no decorrer deste conteúdo, os cursos online são uma ferramenta valiosa para quem quer desenvolver habilidades de concentração e foco.

Os alunos que estão engajados e comprometidos com um bom resultado nas provas, certamente encontrarão mais flexibilidade no curso online. Para ter resultados você precisa ter em mente que a sua aprovação só vai se concretizar se você estiver se dedicando aos estudos.

No radar dos concursos estão oportunidades interessantes para quem quer seguir carreira pública. O Concurso da Anatel já teve seu pedido encaminhado e, o Concurso da PCDF teve seu regulamento publicado, por exemplo.

Não faltam opções para quem quer começar uma carreira pública, porém, sem estudo e dedicação não há resultado. Desta forma, aproveite o momento para se matricular em um curso online para concurso e aproveite as opções gratuitas da AlfaCon para conhecer a escola e a metodologia online.

A escola também oferece suporte e tira dúvidas, por isso, não deixe de entrar em contato caso surjam dúvidas a respeito dos cursos oferecidos.

Gostou de saber mais sobre como funciona e os benefícios do curso online para concurso? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre como se preparar para um concurso público!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes