Depoimento aprovado concurso PM GO – José Emílio Da Mota Junior
Meu nome é José Emílio Da Mota Junior, tenho 26 anos e fui aprovado no concurso da Polícia Militar de Goiás.
Decidi estudar para concurso para provar que eu era capaz de ser mais que um simples funcionário da iniciativa privada e posso conquistar sonhos maiores.
Estudei por 8 meses atá a primeira aprovação. Eu era o típico concursando que trabalhava o dia todo e estudava durante a noite, em horários de almoço e demais intervalos do dia.
No início para absorver o conteúdo específico da área, que para mim era totalmente nova, tive que dedicar um tempo e uma concentração maior. Depois de dominar essas matérias que passei a estudar as básicas como português, história de Goiás, conhecimentos gerais e afins, intercalando assim umas com as outras para obter um maior desempenho e desenvolvimento.
Tive que conciliar os estudos com a jornada de trabalho, o que exigiu mais de mim pois o cansaço era extremo e dificultava minha concentração,mas não deixei a bola cair. Estudava antes de sair de casa para o trabalho, pela madrugada estudava também no horário de almoço e quando retornava tocava o barco até tarde.
Estudei com o material on-line do Alfacon específico para o cargo juntamente com a apostila para ter maior absorção. O material atendia perfeitamente meu anseio e me proporcionando uma boa explanação do conteúdo sem embaraços e isso foi essencial para minha aprovação.
Motivação não foi o forte no meu período de estudos. Mesmo com o sonho no coração havia momentos que desistir parecia a melhor saída, muitas vezes a falta de apoio e entendimento da família dificultava, a rotina exaustiva de serviço e o medo da reprovação eram fatores ponderantes, mas DEUS sempre me manteve em pé e a palavra do SENHOR JESUS como alicerce me fortalecia juntamente com a minha querida namorada também concursanda e com isso consegui manter o foco e objetivo.
Neste período de preparação tive que deixar de lado a igreja, alguns amigos que não somavam para meu propósito, dentre outros. Pessoas que somam não devem estar contigo nesta fase e é muito difícil e doloroso pois somos apedrejados por aqueles que considerámos amigos do peito ou até mesmo como irmãos. Não é um momento fácil mas o foco no objetivo deve sobrepujar tudo mesmo que doa pois a dor é passageira e a vitória estará contigo por toda vida.
Namoro um bela loira concursanda e futura delegada que foi meu ponto de apoio nos momentos difíceis e dolorosos. Moro com meus pais ainda e para eles e meus familiares foi surpresa me ver estudando. No início não acreditavam que me trancava em um quarto para estudar, pensavam tudo menos nisso e apoio foi o que não tive dos mesmos, tive que realmente me trancar do convívio social interno de casa, e isso perdurou fase após fase do concurso pois não acreditavam que seria capaz de ser aprovado, graças a DEUS os que se afastaram foram apenas os que foram falsos e não fizeram falta alguma pois os verdadeiros perduraram mesmo com as dificuldades.
Antes da aprovação na PM fiz o concurso da PC GO que foi organizado pela banca CESPE-UNB o qual por falta de amadurecimento nos estudos não obtive sucesso mas adquiri experiência de sala o que alguns meses após me ajudou no certame do CBM-GO o qual fui aprovado na prova específica mas não classificado para 2 fase de redação, mas todos foram de vital importância para a vitória que veio agora na aprovação da Polícia Militar de Goiás.
Comecei meus estudos há 3 meses antes do edital o que é difícil, porém não é impossível desde que se tenha persistência, objetivo e pessoas que acreditem em você e te ajudem a se levantar e não há maior motivação do que a sua própria dor do dia a dia.
Conheci o Alfacon através de um amigo em uma conversa e o mesmo me apresentou a fórmula mágica dos estudos e o mago por trás de tudo isso. O Alfacon foi o esteio da minha preparação e parte essencial sem dúvidas para a minha preparação.
Usei mapas mentais prontos e também os criados por mim, e tudo que o professor falava na aula eu anotava e relia por vezes até sanar minhas dúvidas.
É difícil dizer o que foi de maior dificuldade para mim pois nada foi fácil ,mas posso pontuar que vencer a mim mesmo, vencer meu ego, minha preguiça, falta de ânimo e vontade de desistir foi sim a maior dificuldade. Me apeguei a DEUS, a minha linda namorada, aos que queriam meu bem e também as palavras e depoimentos do Tio Evandro que para mim é um herói sem capa ou super poderes.
Quando se aproximou da minha prova a ansiedade aumentou consideravelmente, junto com ela meu nervosismo e o medo de não estar pronto, o medo de ser reprovado, mas com calma e organização foi possível tomar o controle da situação e me superar e estudar ainda mais. Meu foco aumentou, a vontade mesmo com medo subiu a níveis incalculáveis potencializando assim meus estudos e meu foco.
Algo que foi efetivo na minha preparação foi quando deixei de me preocupar em passar e passei a me preocupar em aprender a matéria e a ser ótimo naquilo pois sendo ótimo a aprovação seria consequência, mas houve sim falhas na falta de organização do tempo de estudos, na dedicação, mas ambas foram sanadas a tempo da vitória.
A fita métrica está em vocês e somente você pode decidir o seu tamanho. Olhe firme na direção dos seus sonhos e corra forte e com vontade atrás dele e o agarre com toda força pois o DEUS nos fez grandes para aquilo que somos capazes. Acredite que é possível!