cronograma de estudo para concurso

Guia para montar seu cronograma de estudos

Potencialize seus estudos para concurso público organizando os conteúdos

Estudar para concurso pode ser uma tarefa bastante exaustiva. Por isso, é importante se organizar com antecedência para dar conta de todos os conteúdos sem dar aquela surtada. Para isso, a melhor estratégia é montar o seu próprio cronograma de estudos para concurso. Ele vai permitir que você planeje o seu tempo de acordo com a sua rotina e possibilidades, sem criar metas irreais ou desperdiçar o seu tempo.

👉 Leia também: 5 dicas de como usar o ChatGPT nos estudos
👉 Leia também: Como conciliar trabalho e estudos para concursos; veja dicas

Então, para entender direitinho como você pode tirar o máximo de proveito desse recurso, é melhor ficar de olho nas nossas dicas. Aproveite!

Como fazer um cronograma de estudos?

Confira algumas dicas e sacadas para construir o cronograma de estudo perfeito para concurso e para a sua rotina. Acompanhe!

01. Organize o seu tempo disponível

O primeiro passo é entender como você usa o seu tempo e quantos intervalos há disponíveis nele. Por exemplo, entre as suas horas de sono, seus horários de refeição, o tempo de deslocamento, seu trabalho, tempo de higiene pessoal e de lazer, quantas horas por dia ou por semana sobram, efetivamente?

É importante listar quantas horas você gasta todos os dias com cada uma dessas tarefas, depois, comece a avaliar o que pode ser ajustado. O ideal é que você faça alguns cortes sutis, principalmente de início, do contrário, você pode acabar estranhando a nova rotina, tornando impossível mantê-la em dia.

Ao final dessa organização, ainda tenha tempo suficiente para tudo, inclusive para o seu descanso e lazer, mas certifique-se que você terá horários diários bem-definidos para dedicar aos seus estudos, mesmo que seja apenas uma hora. Uma boa dica é criar uma planilha para visualizar isso de forma mais fácil.

02. Separe todas as matérias

A próxima etapa é listar e organizar todas as matérias que você precisará estudar até a data do concurso. A ideia é realmente colocar no papel todas as suas obrigações, ainda que pareça coisa demais para dar conta até o prazo final.

Como as listas de conteúdos para concursos são geralmente longas, essa é a primeira oportunidade de você olhar para elas e entender o tamanho do seu objetivo. Mas, não se preocupe, depois você terá oportunidade de destrinchar tudo isso em metas menores e mais fáceis de serem alcançadas.

03. Identifique as prioridades de estudo

Após listar tudo, é hora de começar a definir suas prioridades de estudo. Você pode começar separando as matérias que você já tem um amplo conhecimento, daquelas que precisa iniciar do zero. É possível dedicar menos tempo às primeiras do que você dedicará às demais, isso vai fazer com que você seja mais eficiente.

Uma ideia bacana aqui é que você mescle assuntos que são mais tranquilos com aqueles que você tem mais dificuldade, tornando a sua trajetória menos estressante. Se é ótimo em matemática, por exemplo, mas péssimo em direito, pode começar estudando uma legislação específica e, quando terminar, ir para matemática financeira.

04. Defina metas para os estudos

Manter-se focado na sua rotina de estudos pode ser desafiador. Por isso, você precisará de alguns estímulos aparentes, como objetivos de curto, médio e longo prazo pelos quais possa se recompensar sempre que cumprir. Por exemplo:

  • ao concluir suas horas diárias, você é recompensado com descanso — esse é um objetivo de curto prazo;
  • ao terminar um livro ou conteúdo inteiro, você pode marcar um programa com os seus amigos — um objetivo de médio prazo;
  • ao concluir todo o seu cronograma, você pode ser recompensado com uma viagem de final de semana — um objetivo de longo prazo.

05. Planeje-se para eventuais imprevistos

Por mais que você elabore um cronograma aparentemente perfeito, sempre surgirão situações repentinas, seja uma doença, dias de rendimento baixo, problemas familiares ou no trabalho. Não importa, você precisa contabilizar esse “tempo perdido” já no seu planejamento.

Por isso, estipule alguns períodos no seu cronograma direcionados especificamente para que você possa recuperar essas tarefas. Se nada saiu dos planos durante a semana, use esse tempo para reforçar os temas com os quais você teve mais dificuldade.

📚💡 Saiba mais: Guia de como fazer um MAPA mental para estudar
📚💡 Saiba mais: Palácio Mental: Técnica para potencializar seus estudos

06. Não se esqueça do descanso e do lazer

Todo bom rendimento depende de horas suficientes de descanso e de um equilíbrio com a diversão e lazer. Por isso, se você focar nos estudos sem pensar em se divertir, seu cérebro pode entrar em parafuso. Caso queira ser eficiente, também planeje momentos de lazer, descanso, socialização ou simplesmente relaxamento.

Use tais intervalos para ficar com a sua família, sair com os amigos, namorar, ler um livro, praticar exercícios físicos ou fazer qualquer coisa que seja prazerosa para você. Depois disso, com certeza seus rendimentos nos estudos serão mais satisfatórios.

07. Atualize o cronograma de estudos

Por fim, mas não menos importante, é necessário manter o seu cronograma de estudos atualizado. Tal cronograma é um plano que, preferencialmente, deve ser seguido à risca. Mas, às vezes, pode ser preciso ajustá-lo.

Então, tire um tempo da sua semana para revisá-lo e fazer todos os devidos ajustes. Você pode modificar os seus horários para atender melhor às suas demandas, corrigir falhas, incluir ou retirar conteúdos e até aumentar ou diminuir a quantidade de horas de estudo.

👉Leia também: Guia completo de como estudar online
👉Leia também: Guia Completo: o que estudar para concurso público

O que não fazer ao planejar um cronograma de estudos?

Tão importante quanto seguir as nossas dicas de como fazer um cronograma de estudo para concurso é evitar alguns erros básicos em relação a ele. Nesse caso, redobre sua atenção quanto a:

  • não dar a devida atenção aos seus materiais, deixando-os bagunçados ou não tendo tudo à mão quando você for estudar;
  • deixar-se distrair por qualquer barulhinho, pessoas, animais, celular ou movimentos fora da sua zona de estudos;
  • ficar em dúvida sobre o que um professor falou ou sobre o que você leu e não ir atrás da informação correta e clara;
  • não ter um tempo para relaxar, descansar e ocupar a sua cabeça com outros assuntos no dia a dia;
  • achar que já sabe o suficiente e, por isso, negligenciar alguns temas ou assuntos;
  • tentar estudar em qualquer lugar, sem ter um ambiente adequado, confortável, silencioso e reservado para isso;
  • não delimitar suas distrações, deixando que as pessoas interrompam você mesmo quando estiver concentrado;
  • forçar sua mente a estudar mesmo quando você já estiver cansado.

Ir bem em um concurso depende principalmente de saber equilibrar todos os fatores da sua vida. Embora seja muito importante estudar intensamente, também é preciso que você mantenha hábitos saudáveis, do contrário, você pode provocar uma sobrecarga e obter o efeito contrário ao que você deseja. Então, deixe sua mente e corpo descansar periodicamente.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes