Aprovado Dyego Souza

Depoimento Dyego Souza – Aprovado no concurso da PC SC

“Meu nome é Dyego Inácio Machado Souza, tenho 28 anos, sou de Palhoça – SC e fui aprovado em 10º lugar nas vagas reservadas para PCD da Polícia Civil de Santa Catarina. Sou formado em Publicidade e Propaganda. Decidi começar a estudar para concurso público para ter qualidade de vida e estabilidade profissional.

Eu já havia estudado de maneira rasa para outros concursos anos atrás. Em 2017, decidi me dedicar nesse projeto. Adquiri o curso do AlfaCon para PRF e PF e comecei a estudar para as carreiras policiais. Devido à correria eu precisei criar um plano. Chegava mais cedo no trabalho e assistia aula. Meio dia, assistia aula, na volta para casa, no trânsito dentro do carro, voltava ouvindo as aulas.

Em casa fazia alguns exercícios e dava uma olhada na apostila no tempo que sobrava. Em média eu estudava entre uma hora e meia a 2 horas e meia. Era o que tinha disponível. Durante os finais de semana fazia simulado, exercícios e estudava alguma matéria que ficou pendente ou faltou tempo durante a semana.

Moro em uma cidade e trabalho em período integral em outra. São cerca de 35 Km entre minha casa e o trabalho. Eu perco cerca de uma hora para ir para o trabalho e em média duas horas para voltar. Eu precisava conciliar: Trabalho, estudos, pós-graduação, ajudar nos afazeres da casa, dar atenção para minha esposa e família, ter o meu tempo de oração e estudo da Bíblia e ainda praticar exercícios para estar minimamente preparado quando chegasse a hora do TAF.

Estudei com aulas online, apostila AlfaCon para Polícia Federal, o Passe Já 5000 questões, questões on-line e simulados. Não estive motivado todo o período. Muitas vezes minhas emoções oscilavam e minha confiança nunca foi tão forte. Nunca achava que iria conseguir passar. Achava sempre que era coisa para os outros, mas para mim não. Mas com a ajuda de Deus e dos vídeos do AlfaCon motivando, os depoimentos de aprovados, eu voltava a me motivar. Quando estava triste, abria o YouTube e digitava: “AlfaCon motivação”.

Abdiquei de algumas coisas. O tempo com a minha família e amigos foi muito reduzido. Eu precisava focar. Fazer algo que eu nunca tinha feito para alcançar algo que eu nunca havia alcançado. Sou casado e minha esposa foi realmente muito importante para os meus estudos. Sempre me motivou, incentivou a estudar (mesmo quando era necessário abrir mão de um tempo juntos). E quando o desânimo batia, ela acreditava em mim e me incentivava. Da mesma forma a minha mãe, que me ajudou a comprar o curso do AlfaCon. Ela, já servidora pública, sempre me incentivou nesse caminho. Então me apoiou muito!

Alguns amigos se afastaram, mas é tudo coisa passageira. Mas após saber que um amigo também se inscreveu para o concurso da PC SC, começamos a nos motivar e estudar juntos. Fiz outros 2 concursos desde que me dediquei a este projeto de focar nos estudos. É muito bom fazer concursos por experiência. Pois você entende como funciona o seu corpo e mente no momento da prova, entende como é uma questão de concurso, o tempo e tudo o que aquele momento tem para nos oferecer. Foi fundamental. A medida que eu ia fazendo as provas, minhas notas iam aumentando.

Como o Evandro diz: Tudo é preciso planejamento. Com os estudos é assim. Eu sabia que das vezes que eu estudei anteriormente, todas foram com edital aberto e eu não havia passado em nenhum concurso. Então eu precisava fazer algo diferente. Me preparei antes do edital e isso me motivou bastante, pois eu sabia que estava fazendo algo que muitas pessoas não estavam. Os vídeos do AlfaCon me motivaram muito. Eu nem estava focado para a PC SC, mas ele apareceu no meio do caminho. Eu sempre admirei o trabalho da Polícia Civil de Santa Catarina e por diversas vezes já me imaginei usando o uniforme preto. Para mim foi um grande presente.

Conheci o AlfaCon através da internet. Mais precisamente, com os vídeos no YouTube. A forma como a matéria é passada aos alunos, as motivações, o material focado e completo em todos os aspectos. Eu nunca fui da área do direito. Acredito que tenho dificuldade de entender muita coisa (até hoje). Mas a forma como todos os professores ensinam, me prende a atenção e me faz entender muito mais fácil. Já tentei estudar direito através de vídeos de outros cursinhos e confesso que até dormi na aula.

A forma de tratar o sonho de passar no concurso é única: O AlfaCon me motiva a acreditar nos meus sonhos, desde que eu esteja com os pés no chão e sabendo que tenho muito caminho pela frente. Mas tendo a certeza que ao longo do caminho, vocês estarão comigo!

Desde pequeno eu nunca li o que eu escrevia nos cadernos. Sempre aprendi muito mais ao prestar atenção no que era ensinado. Então essa foi a minha forma de aprender, prestar muita atenção nas aulas e fazer muitos exercícios e simulados. Que me faziam compreender como é pedido o conteúdo nas questões. Com certeza minha maior dificuldade foi conciliar os estudos em uma rotina alucinante.

Tentei encaixar os estudos em todos os horários vagos, e em curtos espaços de tempo como em uma espera para uma consulta, fazia exercícios pelo celular. Eu sempre tive uma dificuldade maior para lidar com a ansiedade. Fico muito preocupado se vai dar certo ou não. Minha esposa foi fundamental nesse momento pois sempre me lembrou que é apenas mais uma prova. Se não der nessa, vai dar na outra e assim vai até passar!

Quanto mais eu estudava e revisava, mais fazia exercícios na véspera da prova e percebia que estava cada vez acertando mais. Isso me motivou bastante. Nos últimos 15 dias antes da prova, eu estudava cerca de 4 a 5 horas por dia e finais de semana mais de 10 horas. Um bom plano de estudos foi fundamental para organizar a minha preparação. Disciplina é essencial (principalmente para estudantes do on-line) e motivação é necessária para lembrar o motivo pelo qual está se passando por aquele momento de luta.

Não acredito ter falhado nos estudos. Talvez estudado mais nos finais de semana. Mas de certa forma, acredito que acertei bastante. Prova disso foi a aprovação.

Não deixem que o desânimo, a falta de esperança e baixa autoestima deixem que você desacredite no seu sonho. Você é um ser precioso e único. Eu, talvez como você, nunca acreditei que um dia isso seria possível acontecer comigo. Mas saiba que os planos de Deus para as nossas vidas, são muito maiores do que os nossos próprios planos. Então, acredite, estude bastante. Não existe fórmula infalível. Busque encontrar a sua forma de estudo e compreensão da matéria. Faça muito exercício e simulado. Acredito que essa é a chave.

Não dê desculpas! Elas virão na sua mente para impedir de alcançar o seu objetivo. Não fique preocupado com as horas de estudos diárias. Faça no seu ritmo. Foque na qualidade e atenção enquanto estiver estudando. Faça um exercício físico. Durma bem. Se alimente bem e nunca, NUNCA DESISTA!”

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes