Dicas de concurso
|

“Deu um branco” na prova do concurso? Veja dicas do que fazer

Veja 3 dicas que podem ajudar a retomar o assunto que você sabe que estudou, mas acabou esquecendo durante a prova por conta do nervosismo

Imagine que você está fazendo a prova de um importante concurso público e chega em uma questão que você estudou sobre o assunto, mas não consegue se lembrar de jeito nenhum a resposta certa. Essa situação pode ser o famoso “deu um branco”

Os chamados “brancos” são as falhas repentinas e inesperadas de memória que ocorrem em momentos de pressão, ansiedade ou estresse, como quando o candidato está sendo avaliado. Dessa forma, a melhor estratégia para evitar esses bloqueios é controlando os níveis de ansiedade e estresse em dias de provas. No entanto, isso nem sempre é possível, não é mesmo, concurseiro? 

Começando a estudar? Clique aqui e conheça nossos materiais para concurseiros iniciantes! 

Por isso, você precisa estar preparado e saber o que fazer se “der um branco” durante a prova do concurso. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar:

Tente acalmar os pensamentos

A primeira coisa a se fazer caso você tenha um “branco” durante a prova é tentar manter a calma, além de dominar os seus pensamentos ansiosos para que eles não aumentem ainda mais os seus níveis de ansiedade e estresse. Lembre-se: o bloqueio de memória é temporário, o conteúdo está em seu cérebro, mas temporariamente inacessível. Portanto, ao se acalmar, você terá grandes chances de lembrar o que foi esquecido. 

Para acalmar o corpo e a mente, você pode realizar alguns exercícios de respiração. Ou, se estiver com tempo, pode aproveitar para sair por uns 5 minutinhos da sala de prova para tomar água ou ir ao banheiro, por exemplo.  

Anote as informações que lembrar

Durante esse esquecimento temporário, pode ser que algumas informações sobre o assunto comecem a surgir na sua mente. Tente anotar no canto do caderno de prova tudo o que for lembrando, não descarte nada. Se mesmo depois de se acalmar, o “branco” não desaparecer rapidamente, junte todas essas informações que você anotou para tentar resolver a questão.

Clique aqui para conhecer nossos cursos gratuitos e comece a sua preparação!

Pule para a próxima questão

Por fim, caso o bloqueio esteja impedindo você de se lembrar de algumas informações que ajudam na resolução do exercício, a melhor opção, portanto, é pular para as próximas questões. Isso vai fazer com que você não perca muito tempo em uma só questão. Além disso, quando estiver mais relaxado e retornar a essa mesma questão, pode ser que tenha saído da situação de bloqueio temporário e consiga respondê-la.

Boa sorte nas provas!

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

O Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem duração aproximada de dez meses, com uma carga horária mínima de 1.600 horas. Durante esse período, os alunos-soldados recebem treinamento teórico e prático em áreas como legislação, defesa pessoal, tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises.

Além das disciplinas técnicas, o curso inclui temas inovadores, como gestão financeira, combate ao assédio e abordagem de pessoas com TEA. O CFP é realizado em diversos núcleos de ensino do estado, preparando os futuros Soldados PM PR para os desafios da segurança pública.

Saiba mais sobre a formação e como ingressar na PMPR!

O que é preciso para ser PM no Paraná?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

O que é preciso para ser PM no Paraná?

Concurso PMPR Soldado 2025: Salários, Requisitos e Provas

Se você deseja ingressar na Polícia Militar do Paraná, este artigo traz todas as informações essenciais sobre o concurso para soldado. Saiba quais são os requisitos, como idade, escolaridade e CNH, além da estrutura da prova e oportunidades de carreira. Descubra também a remuneração atualizada, que pode chegar a R$ 6.101,87 após o período probatório, além de benefícios como auxílio-alimentação. Confira os detalhes do edital e prepare-se para conquistar sua vaga!