O que é gênero literário

Aprenda o que é gênero literário e como estudar!

A Literatura é um assunto muito cobrado em diversos concursos, vestibulares, entre outras provas. Por isso, aprenda de uma vez por todas o que é gênero literário e quais são eles

Entender sobre a literatura é uma habilidade essencial para qualquer pessoa que pretende fazer provas, sejam elas de vestibular, concurso público ou outras variações que exigem de você um conhecimento amplo e diversificado.

Se você ainda não sabe o que é literatura ou o que é gênero literário, aprenda de uma vez por todas quais são suas principais características e subdivisões!

O que é literatura?

Quando pensamos no conceito de literatura, temos de ter em mente que em um sentido da palavra em si, a Literatura é a arte que se faz com palavras.

Isso porque ela também é arte! Não é apenas um conjunto de palavras em determinada ordem trazendo apenas informações, mas também mais um dos diversos modos de manifestação da nossa cultura, forma de pensar, ideais, entre outros.

Tudo isso por conta dela representar a subjetividade humana, por meio das palavras, tendo por objetivo recortar a realidade de sua época e transmiti-la para outras pessoas.

👉Leia mais: Morfologia para concurso + ebook com mais de 1.500 questões: confira dicas de Língua Portuguesa

Qual a diferença entre texto literário e não literário?

A principal diferença entre texto literário e não literário é a sua finalidade e forma de expressão.

O texto literário tem como objetivo principal criar uma obra de arte estética, que visa a explorar a linguagem em seus aspectos sonoros, semânticos e sintáticos. 

É geralmente caracterizado por um estilo elaborado, rico em metáforas, imagens, símbolos e outras figuras de linguagem. 

Os textos literários podem ser poéticos, dramáticos ou narrativos e são escritos com a intenção de transmitir uma mensagem subjetiva, uma emoção ou um estado de espírito, em vez de apenas informar ou persuadir.

Já o texto não literário é aquele que busca transmitir informações, ideias ou opiniões de forma objetiva e clara, sem se preocupar com a sua forma estética

É encontrado em jornais, revistas, livros didáticos, manuais técnicos, relatórios, entre outros, e sua finalidade é informar, explicar, argumentar ou persuadir o leitor

Esse tipo de texto é geralmente tem um estilo mais simples e direto, com menos uso de figuras de linguagem e um vocabulário mais direto.

Em resumo, enquanto o texto literário busca a beleza da linguagem e a expressão de emoções e sensações, o texto não literário tem como objetivo principal informar e persuadir o leitor de forma clara e objetiva.

O que é gênero literário e quais são eles?

A necessidade de existir uma classificação mais sistemática da literatura foi pensada pelo filósofo Aristóteles (381 a.C – Atenas, 322 a.C.), devido ao fato de que havia uma explosão de artes literárias, escritas de diferentes modos, estruturas, entre outros.

Essa classificação é utilizada para diferenciar as obras literárias entre si, tendo como base as suas características específicas. Cada um desses gêneros literários apresenta peculiaridades próprias que o distinguem dos demais.

E para isso, ele decidiu dividir as criações literárias de acordo com três eixos de classificação. São eles:

🔹Épico ou Narrativo: é um tipo de poesia que conta uma história grandiosa, que por vezes envolve a jornada de um herói ou conta uma batalha épica. O tom geralmente é elevado e formal, onde a narrativa é frequentemente acompanhada de descrições bem detalhadas de lugares e personagens.

📌Exemplos clássicos de obras épicas incluem a Ilíada e a Odisséia de Homero, a Eneida de Virgílio e a Divina Comédia de Dante Alighieri.

🔹Lírico: é uma forma de poesia que expressa emoções, sentimentos ou pensamentos pessoais do poeta. É frequentemente caracterizada pelo uso de imagens poéticas, linguagem figurativa e ritmo musical. A poesia lírica pode ser escrita em uma variedade de formas, incluindo sonetos, odes e canções.

📌Exemplos notáveis de poetas líricos incluem William Shakespeare, Emily Dickinson e Pablo Neruda.

🔹Dramático: é uma forma de poesia que é escrita especificamente para ser encenada, geralmente em um teatro. A poesia dramática inclui peças de teatro e monólogos, e é caracterizada pelo uso de diálogos, personagens e ação. O objetivo da poesia dramática é contar uma história através da atuação dos personagens em uma série de eventos que compõem a trama.

📌Exemplos notáveis de poetas dramáticos incluem William Shakespeare, Tennessee Williams e August Wilson.

👉Leia mais: Como estudar português para concursos?

Quer entender ainda melhor sobre o que é gênero literário? Veja essa super videoaula

👉Leia mais: Aula de Gramática: entenda o que é morfossintaxe

Aprenda um pouco mais sobre os gêneros literários

Agora que você já sabe o básico sobre o que é um gênero literário e como ele se divide, separamos mais algumas informações precisas dentro de cada tema.

Gênero Épico ou Narrativo

Tendo uma vertente mais de simbologia, o gênero épico/narrativo tinha personagens como deuses ou seres sobrenaturais tendo parte da ação da história e podendo mudar o o resultado final.

Seu foco não era em camponeses ou plebeus mas sim em reis nobres e grandes guerreiros, podendo contar sobre o sucesso ou fracasso do herói.

gêneros literários, exemplos de textos épicos ou narrativos
Imagem retirada de um de nossos cursos gratuitos

Gênero Lírico

Tendo como foco o sentimento, este gênero procurava despertar sensações, podendo ser boas ou ruins. Abaixo você verá as divisões que um texto lírico pode ter.

Seus principais elementos são: verso, estrofe, rima e métrica.

gêneros literários, exemplos de textos líricos
Imagem retirada de um de nossos cursos gratuitos

Gênero Dramático

A gênero dramático tem suas raízes na Grécia antiga, onde as tragédias e comédias eram apresentadas em festas para a comunidade.

Ele tinha como objetivo principal a representação teatral, ou seja, a encenação de uma história através de diálogos e ações realizadas por personagens. E sua característica era o conflito e tensão criados pelos personagens em cena, além da composição de seus figurinos e elementos cênicos para ambientar a história.

gêneros literários, exemplos de textos dramáticos
Imagem retirada de um dos nossos cursos gratuitos

Como estudar sobre gêneros literários?

Hoje em dia para você ter as melhores notas em suas provas ou concursos que participa, precisa saber o máximo possível de todas as matérias! E que tal começar com a Língua Portuguesa?

Pensando nisso, o AlfaCon te dá esse curso TOTALMENTE GRATUITO, com aulas, anotações e PDFs para que você seja o próximo aprovado! Mude sua vida!

Clique na imagem abaixo para acessar o curso gratuito

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes