Dicas de concurso
|

“Deu um branco” na prova do concurso? Veja dicas do que fazer

Veja 3 dicas que podem ajudar a retomar o assunto que você sabe que estudou, mas acabou esquecendo durante a prova por conta do nervosismo

Imagine que você está fazendo a prova de um importante concurso público e chega em uma questão que você estudou sobre o assunto, mas não consegue se lembrar de jeito nenhum a resposta certa. Essa situação pode ser o famoso “deu um branco”

Os chamados “brancos” são as falhas repentinas e inesperadas de memória que ocorrem em momentos de pressão, ansiedade ou estresse, como quando o candidato está sendo avaliado. Dessa forma, a melhor estratégia para evitar esses bloqueios é controlando os níveis de ansiedade e estresse em dias de provas. No entanto, isso nem sempre é possível, não é mesmo, concurseiro? 

Começando a estudar? Clique aqui e conheça nossos materiais para concurseiros iniciantes! 

Por isso, você precisa estar preparado e saber o que fazer se “der um branco” durante a prova do concurso. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar:

Tente acalmar os pensamentos

A primeira coisa a se fazer caso você tenha um “branco” durante a prova é tentar manter a calma, além de dominar os seus pensamentos ansiosos para que eles não aumentem ainda mais os seus níveis de ansiedade e estresse. Lembre-se: o bloqueio de memória é temporário, o conteúdo está em seu cérebro, mas temporariamente inacessível. Portanto, ao se acalmar, você terá grandes chances de lembrar o que foi esquecido. 

Para acalmar o corpo e a mente, você pode realizar alguns exercícios de respiração. Ou, se estiver com tempo, pode aproveitar para sair por uns 5 minutinhos da sala de prova para tomar água ou ir ao banheiro, por exemplo.  

Anote as informações que lembrar

Durante esse esquecimento temporário, pode ser que algumas informações sobre o assunto comecem a surgir na sua mente. Tente anotar no canto do caderno de prova tudo o que for lembrando, não descarte nada. Se mesmo depois de se acalmar, o “branco” não desaparecer rapidamente, junte todas essas informações que você anotou para tentar resolver a questão.

Clique aqui para conhecer nossos cursos gratuitos e comece a sua preparação!

Pule para a próxima questão

Por fim, caso o bloqueio esteja impedindo você de se lembrar de algumas informações que ajudam na resolução do exercício, a melhor opção, portanto, é pular para as próximas questões. Isso vai fazer com que você não perca muito tempo em uma só questão. Além disso, quando estiver mais relaxado e retornar a essa mesma questão, pode ser que tenha saído da situação de bloqueio temporário e consiga respondê-la.

Boa sorte nas provas!

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes